Carpete de madeira: veja dicas e fotos para usar na sua casa!

carpete de madeira

O carpete de madeira é um dos mais usados nas decorações. Leia e saiba mais sobre ele!

Entre os revestimentos mais usados, o carpete de madeira é sem dúvida uma das escolhas mais charmosas. Bonito e elegante, esse piso consegue transformar qualquer ambiente, deixando-o sofisticado e elegante.

Porém, para que o resultado seja bonito e agradável (e se mantenha assim por um bom tempo) é fundamental tomar alguns cuidados, que vão desde a escolha adequada do piso, até a manutenção.

Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é o carpete de madeira?

O carpete de madeira é composto por uma folha de madeira natural, muito fina. Essa folha é colada e prensada a uma base de madeira processada, que pode ser o mdf, o aglomerado, o compensado ou outras parecidas.

carpete de madeira

Em geral, esse tipo de piso costuma ser muito mais fino que os demais feitos de madeira maciça. Além disso, o carpete de madeira pode ser instalado diretamente no contrapiso de maneira diferente dos outros pisos de madeira.

Ou seja, ele não precisa ser parafusado ou colado ao piso. Na verdade, ele é instalado sobre uma manta de separação e preso por encaixes. O arremate é feito usando rodapés, que deixam o piso mais bonito, e ainda impedem que o carpete de madeira saia do lugar.

Qual a diferença entre carpete de madeira e piso laminado?

A grande diferença é o acabamento. Ainda que existam alguns pisos laminados que também sejam aplicados diretamente no contrapiso usando cola especial, eles não são muito comuns, o mais usual é que a instalação seja feita igual ao carpete de madeira.

carpete de madeira

O que muda é a superfície onde pisamos. No carpete de madeira o acabamento é feito com uma folha de madeira, o que pode dar uma sensação de que o piso está “oco”, com um ruído bem característico (e que pode incomodar algumas pessoas).

No laminado, o revestimento é feito com um produto chamado laminado fenólico ou melamínico. No nosso país, ele é mais conhecido pelo nome do fabricante: Fórmica.

Assim, o piso laminado, embora seja muito parecido com um piso de madeira, ele não conta com a madeira na sua formulação, mas sim um laminado melamínico capaz de imitar o material de forma muito surpreendente.

A principal vantagem de optar pelo laminado ao invés do carpete de madeira é a sua durabilidade e resistência, que costumam ser maiores que o pisos tradicionalmente feitos com madeira, além de não existir aquele ruído oco.

Pisos de madeira

Além do carpete, existem outras opções de pisos de madeira que são feitos em madeira natural em toda a sua composição, mesmo que sejam usados diversos tipos. Os exemplos mais conhecidos são os parquets, os tacos e os assoalhos, que diferenciam de acordo com a espessura e a largura das ripas e também da forma de aplicação.

carpete de madeira

Diferentemente do carpete, esses pisos possuem uma alta resistência ao tempo e podem ser raspados, ou seja, passam por um tratamento para que fiquem com aspecto de novo mesmo após anos de uso. Porém, eles são opções bem mais caras que os carpetes.

Vantagens e desvantagens do carpete de madeira

carpete de madeira

Como você viu, o carpete é um dos pisos mais finos feitos com madeira, e ele também possui algumas vantagens e desvantagens. Saiba mais.

Vantagens

O carpete de madeira é a escolha de muitas pessoas, já que oferece alguns pontos positivos interessantes, como:

  • preço: ele é mais barato que os pisos de madeira maciça, já que usa apenas uma fina folha de madeira;
  • praticidade e rapidez: como ele é um piso flutuante, ou seja, instalado por meio de encaixes, seu processo de colocação é muito rápido e prático e não gera entulhos, poeira e outros problemas;
  • conforto térmico: o carpete é um excelente isolante térmico, mantendo a temperatura dentro da sua casa sempre estável, evitando que os cômodos fiquem muito quentes ou muito frios;
  • beleza: os pisos de madeira conseguem deixar qualquer ambiente muito mais bonito, luxuoso e sofisticado, sendo excelente para integrar ambientes.

Desvantagens

Mas, como em tudo, esse revestimento também apresenta algumas desvantagens que precisam ser consideradas, como:

  • baixa resistência: esse é, sem dúvida, o principal “ponto contra” ao uso do carpete, já que ele tende a riscar com muita facilidade. Por isso, é importante não usá-lo em locais com alto fluxo de pessoas e sempre colocar feltro debaixo dos pés dos móveis;
  • isolamento acústico: como dissemos, esse tipo de piso tende a fazer um barulho de oco enquanto andamos sobre ele e também reproduz mais barulhos quando objetos caem sobre o piso. Quem tem animais de estimação em casa precisa repensar o uso do carpete;
  • não é resistente à água: justamente por isso, o carpete não pode ser usado em áreas úmidas e nem em áreas externas, já que, quando em contato com a água, a madeira poderá inchar.

Principais cuidados com o carpete de madeira

Como você já deve ter notado, o carpete de madeira é um revestimento sensível quando comparado a outras opções – e por isso mesmo exige cuidados extras para manter a sua beleza por mais tempo.

carpete de madeira

Esse piso não é resistente a riscos, e por isso é importante evitar ficar arrastando móveis ou jogar brinquedos ou outros objetos duros sobre o piso, já que as chances de risco são maiores.

Como ele também não é resistente a água, você não poderá molhá-lo para realizar a limpeza. O ideal é usar apenas um pano levemente umedecido com produtos neutros, como detergente, ou investir no aspirador de pó. Se for usar a vassoura, dê preferência às de cerdas macias ou de pelos.

Quem tem animais de estimação, precisa de cuidados redobrados. Primeiro, porque o barulho será bem grande e depois porque as chances de riscos são maiores. Na hora de higienizar o piso, você poderá investir em uma mistura de 1 litro de água e 2 colheres (sopa) de vinagre branco, aplicando com um pano úmido após varrer ou aspirar o cômodo.

Qual o preço do carpete de madeira?

Nós citamos o preço do carpete de madeira como uma das vantagens desse piso. Afinal, se compararmos com outras opções de madeira maciça, o carpete é muito mais em conta.

carpete de madeira

Embora o valor possa variar bastante dependendo da sua região, a média é de R$ 30 a R$ 60 o metro quadrado. O valor ainda poderá ser diferente dependendo da madeira usada no carpete, que pode ser ipê, cumaru, jataí, grápia, entre outros.

Apesar de esse ser um valor menor que as opções de madeira maciça, ainda é mais alto que as demais possibilidades de revestimento, como piso cerâmico ou até o laminado.

Alternativas

Quem quer contar com o apelo estético da madeira, mas não deseja arcar com esses custos ou ter que lidar com todos os cuidados que o carpete exige, poderá pensar em revestimentos que imitam esse material.

Além do laminado, hoje existem porcelanatos muito semelhantes à madeira natural, inclusive com variações nas tonalidades. Essa é uma ideia bem bacana para locais com alto fluxo de pessoas, famílias com crianças ou animais e ainda para as áreas úmidas ou externas.

Carpete de madeira colocado: inspirações para a sua casa!

Agora que você já tirou todas as suas dúvidas sobre o carpete de madeira e aprendeu a diferença dele para os pisos tradicionais de madeira e os pisos laminados, que tal ver algumas inspirações incríveis para a sua casa?

 

carpete de madeira

carpete de madeira

carpete de madeira

carpete de madeira

carpete de madeira

 

carpete de madeira

carpete de madeira

carpete de madeira

carpete de madeira

carpete de madeira

carpete de madeira

carpete de madeira

carpete de madeira

carpete de madeira

carpete de madeira

carpete de madeira

carpete de madeira

carpete de madeira

carpete de madeira

carpete de madeira

Como você viu, o carpete de madeira é uma opção incrível para transformar qualquer ambiente, trazendo mais sofisticação e luxuosidade. Contudo, esse é um piso mais “sensível” e que por isso exige cuidados especiais, mantendo a beleza por mais tempo.

Gostou deste conteúdo? Ainda tem alguma dúvida sobre carpete de madeira? É só deixar um comentário pra gente! E se você gosta do nosso trabalho, que tal nos ajudar, compartilhando este post com os seus amigos nas suas redes sociais?

Carpete de madeira: veja dicas e fotos para usar na sua casa!
5 (100%) 2 votes

Continue lendo em nosso site: