Tons de madeira e os cuidados na compra online!

tons de madeira

Conhecer muito bem os tons de madeira é fundamental na hora de decorar a sua casa, fazendo combinações mais interessantes e ousadas!

A madeira é um elemento extremamente versátil em qualquer decoração, podendo aparecer nos pisos, nos móveis e em diversos detalhes, trazendo mais aconchego e beleza aos espaços.

Mas, para conseguir atingir esses objetivos, é primordial saber combinar os tons de madeira, garantindo que a sua decoração ficará harmônica, sem pesar ou exagerar.

Se você também adora incluir a madeira nos seus projetos decorativos, continue lendo este artigo e aprenda tudo sobre o assunto!

O uso da madeira na decoração

Como dissemos, a madeira é um elemento nobre e bem versátil, que pode ser usado no piso laminado, nos móveis, nos objetos decorativos e até construtivos da sua casa, como as vigas e os decks de madeira que combinam muito bem com a decoração rústica.

O uso da madeira na decoração

Mas, além das casas de campo e fazenda, a madeira também pode ser usada em projetos contemporâneos e bem urbanos. Um exemplo de uso que está em alta é no estilo escandinavo, sendo combinada com cores mais neutras e claras, além de peles e outros tecidos que ajudem a trazer textura.

tons de madeira

Para quem adora um estilo retro, a madeira também ajuda a trazer mais charme e requinte, como nos lindíssimos pés palitos – que durante anos foram cobiçados pelos amantes de decoração e que agora voltaram a ter destaque.

tons de madeira

Os móveis de madeira também são opções bem tradicionais e é possível usar modelos em madeira maciça, trazendo uma rusticidade bem forte ao seu projeto, ou itens mais suaves, com a madeira pintada em cores diferentes.

Além de todas essas possibilidades, o elemento também pode aparecer no chão, com destaque para os pisos laminados. Porém, como a madeira é incrivelmente cobiçada, a indústria de revestimentos já criou opções mais fáceis de serem mantidas e que imitam esse elemento, como os pisos porcelanatos e os revestimentos, por exemplo.

tons de madeira

Outra opção é o papel de parede que imita madeira e pode ser usado para dar um destaque mais amplo a um cantinho especial da sua casa, sendo super indicado para projetos rústicos.

E, claro, a madeira também está muito presente nos ambientes externos, principalmente porque é um material com alta durabilidade (desde que seja envernizada e cuidado, lógico). Ela combina com a área da churrasqueira, da piscina e até o jardim, aparecendo em móveis, nos detalhes construtivos e muito mais.

Tons de madeira: quais as possibilidades?

Como você viu, existem inúmeras possibilidades de uso da madeira nos projetos de decoração. Mas para conseguir equilibrar todos esses elementos é fundamental ficar de olho nos tons de madeira, garantindo elegância, aconchego e charme na medida certa.

Tons de madeira: quais as possibilidades

O que dá a madeira um tom diferenciado é a espécie da qual ela pertence. Assim é muito importante conhecer a procedência do que se está comprando. As mais usadas são as listadas abaixo.

Itaúba

É uma madeira natural da região norte do nosso país e também das Guianas. Ela é muito conhecida pela sua alta resistência aos ataques de fungos e outras pragas, como o cupim.

tons de madeira itauba

Quando recém-cerrada essa madeira apresenta uma coloração amarelo-esverdeado e que depois se torna castanho-esverdeado-escuro com uma superfície irregularmente lustrosa.

A Itaúba tem inúmeras aplicações como: construções (vigas, caibros e tesouras), esquadrias (janelas e batentes), assoalhos (tacos e tábuas) e móveis em geral.

Cedro

É uma madeira encontrada em todo o território nacional e que possui pouca permeabilidade e uma secagem rápida. Por isso, costuma ser amplamente usada em ambientes externos.

tons de madeira Cedro

Além dos mobiliários, o cedro também é usado em construções e na marcenaria. O cedro é uma madeira uniforme, lisa e lustrosa que também tem usos medicinais.

Existem vários tipos de cedro, com castanhos mais ou menos acentuados, como o cedro-vermelho, o cedro-rosa, o cedro-branco e assim por diante. Sua coloração poderá variar entre o bege-rosado-escuro até o castanho-avermelhado mais intenso.

Cumaru

É uma madeira natural do norte do Brasil e também aparece em outros países, como Colômbia, Bolívia, nas Guianas, no Peru, no Suriname e na Venezuela.

tons de madeira Cumaru

Algumas de suas características são: cor castanho-amarelado, brilho moderado, vasos visíveis a olho nu e alta durabilidade.

Em geral, o cumaru costuma ser usado na construção civil (mourões, estacas, postes, vigas e caibros), nos batentes de portas, como forros de casas, nos assoalhos (tábuas, tacos, parquetes e degraus de escadas) e em móveis de alta qualidade, principalmente como parte decorativa.

Carvalho

A expressão “madeira de carvalho” é usada para se referir a inúmeras espécies do gênero Quercus – uma madeira nativa do hemisfério norte. Algumas de suas características são:

  • madeira pesada;
  • coloração com tons mais escuros;
  • anéis visíveis na superfície;
  • forte e resistente a umidade.

tons de madeira Carvalho

Como essa é uma madeira de qualidade nobre, ela é muito empregada na marcenaria e na carpintaria fina, podendo aparecer em assoalhos de tábuas e também em móveis.

Jacarandá

O termo “jacarandá” também é muito amplo e abrange mais de 100 espécies típicas dos trópicos, sendo que 15 delas ocorrem na América Tropical, em especial no Brasil, se estendendo da Amazônia até o Rio Grande do Sul.

tons de madeira Jacarandá

O Jacarandá apresenta belos efeitos decorativos e por isso é amplamente usado na fabricação de móveis finos e painéis decorativos. Também pode ser vista na construção civil, nas vigas e mourões.

Tem como característica a superfície brilhante, a textura média e a coloração marrom-rosada.

Mogno

O mogno-brasileiro é uma árvore nativa da Amazônia. O termo “mogno” também é amplo e pode ser usado para se referir a outros tipos de árvores presentes na África.

tons de madeira Mogno

Devido a exploração desenfreada, hoje o mogno é protegido e ele somente pode ser comercializado de produções sustentáveis. A proibição aconteceu em 2003, depois de a madeira ter sofrido uma exploração predatória nas décadas de 1980 e 1990.

O mogno é conhecido por sua cor avermelhada, sua durabilidade e facilidade para a produção de mobiliário. Além dos móveis, o mogno também pode ser empregado em detalhes decorativos, como rodapés, forros e guarnições e também na produção de instrumentos musicais.

MDF

O MDF é um material amplamente utilizado pela indústria de móveis, já que é maleável e versátil no que diz respeito aos acabamentos e revestimentos. O MDF é a sigla para “Medium Density Fiberboard”, ou seja, uma chapa de madeira de fibra de média densidade produzida a partir de um processo de aglutinação com o auxilio de resinas sintéticas e aditivos.

tons de madeira

Posteriormente, as chapas são coladas umas nas outras, formando uma chapa final com textura suave e aspecto homogêneo. Isso permite que o MDF seja cortado em qualquer direção, facilitando na hora de criar acabamentos mais elaborados.

Além disso, o MDF é um produto ecologicamente correto e que permite ser pintado da cor da sua preferência. Porém, ele também é mais frágil e necessita de cuidados especiais para aumentar a sua durabilidade.

É claro que, além dessas madeiras, existem muitas outras e é muito importante que você conheça as características delas antes de comprar um móvel ou um piso, por exemplo.

Como combinar os tons de madeira na minha decoração?

Como combinar os tons de madeira na minha decoração

Depois de ler toda essa explicação, você ainda está confuso sobre como combinar os tons de madeira nos seus projetos? Veja algumas dicas importantes

  • opte por tons próximos para peças próximas, por exemplo se o seu piso é de madeira e você deseja usar um painel também de madeira, escolha tons próximos para ambas as peças (o mesmo deve ser feito com itens maiores, como mesas, armários, etc.);
  • evite misturar padrões de madeira muito “desenhados”, assim evite esses padrões caso você vá misturar vários itens de madeira na sua decoração, como pisos, armários e móveis;
  • tente equilibrar os tons mais suaves com os mais escuros, sempre buscando um equilíbrio para a sua decoração, que também pode ser conseguido usando tons mais neutros em outros mobiliários;
  • se o piso for de madeira e você for usar apenas um móvel de madeira no ambiente, tente trazer contraste com tonalidades diferentes, por exemplo um piso claro e um móvel mais escuro;
  • as portas dos armários devem ser escolhidas na mesma tonalidade do piso e de preferência da mesma madeira;
  • considere também o tamanho do ambiente, já que um piso de madeira escura, por exemplo, pode deixar o espaço com aspecto menor;
  • madeiras de tons amendoados (como o carvalho) são mais fáceis de serem combinadas;
  • sempre busque uma harmonia e se for possível combine com outros elementos como vidro e até aço, trazendo mais modernidade à sua decoração. Só tome cuidado com o excesso de cores, o ideal é que essas peças sejam neutras;
  • use acessórios para conectar a sua decoração. Por exemplo, para ligar dois itens em tons diferentes, use um tapete neutro;
  • escolha uma peça central para ter o destaque principal no ambiente e depois trabalhe com os demais de forma a harmonizar e unir todos os elementos.

Veja algumas inspirações:

tons de madeira

tons de madeira

tons de madeira

tons de madeira

tons de madeira

tons de madeira

tons de madeira

 

tons de madeira

tons de madeira

tons de madeira

tons de madeira tons de madeira

tons de madeira

tons de madeira

tons de madeira

Quais cuidados tomar na compra online de móveis de madeira?

tons de madeira

Comprar móveis pela internet já é uma realidade na vida de muitos brasileiros. Mas é preciso tomar alguns cuidados para que o móvel entregue na sua casa seja realmente condizente com a propaganda. Veja alguns:

  • confira de qual tipo de madeira o móvel é feito (assim você já terá uma ideia da coloração e da qualidade do mobiliário);
  • analise as especificações do produto, considerando os usos mais adequados (por exemplo, se você está comprando uma cadeira para a sua varanda, certifique-se de que ela pode ficar exposta ao tempo);
  • pense no design e tenha certeza de que ele irá combinar com a sua decoração;
  • fique atento também às medidas;
  • procure saber mais sobre a empresa em sites como o Reclame Aqui, o Procon e também analisando as avaliações de outros clientes nas redes sociais;
  • desconfie de empresas que comercializam móveis de madeiras nobres a valores muito abaixo do mercado;
  • garanta que o madeira usada é de procedência legal;
  • fique atento aos prazos e as formas de entrega

Procure lojas como o https://www.atelierclassico.com.br/ que usa madeira de alta qualidade e ainda possibilidade você a escolher o tom que quiser de madeira.

E, então, depois de ler este conteúdo, ficou mais fácil entender melhor como combinar os tons de madeira e os cuidados para fazer uma boa compra online? Se você ainda tem dúvida, é só deixar um comentário pra gente!

Continue lendo em nosso site:

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.