Casa container: tire todas as suas dúvidas sobre o tema!

casa container dois andares

Você conhece a casa container? Leia este conteúdo e saiba tudo sobre o assunto!

A casa container é uma possibilidade muito interessante para quem deseja construir sem gastar muito e ainda contribuir com o meio ambiente, reciclando um item que seria descartado na natureza.

Mas, apesar de tendência na arquitetura, é fundamental seguir alguns cuidados básicos, desde a escolha adequada do container, até mesmo em relação ao projeto.

Quer saber mais? Continue a leitura!

Quais são os tipos de casas containers?

É claro que,todas as casas nesse estilo são feitas a partir do container de metal. Mas, existem algumas diferenças básicas entre os tipos mais usados. Conheça os principais.

Casa container simples

É o modelo mais econômico, já que usa apenas um container e tem só um pavimento. Mas é lógico que, uma casa simples, não é sinônimo de um projeto sem graça. É possível usar vidros na fachada, tornando o ambiente ainda mais moderno, além de decks de madeira e outros atrativos.

casa container simples

casa container simples

casa container simples

casa container simples

Casa container de dois andares

Quem pensa que os modelos de casas com container são pouco personalizáveis, está muito enganado. Os sobrados fazem muito sucesso no setor da construção civil e também podem ser feitos usando dois containers posicionados um sobre o outro.

casa container dois andares

casa container dois andares

casa container dois andares

casa container dois andares

Casa container de dois ou mais andares

Dependendo das suas necessidades, desejos e tamanho do seu terreno, ainda é possível criar casas mais complexas e com mais andares, transformando totalmente o uso dessas peças metal e conseguindo um apelo estético e arquitetônico muito bonito.

casa container tres andares

casa container tres andares

casa container tres andares

casa container tres andares

casa container tres andares

Principais dúvidas sobre casa container

Já está convencido de que a casa container é uma opção muito bonita e interessante? Então veja as dúvidas mais comuns sobre esse tema.

É preciso um terreno ideal para construir esse tipo de casa?

Os containers, geralmente, são encontrados em duas medidas padrão: de 6 metros e de 12 metros de comprimento, sendo que ambos possuem 2,5 metros de largura.

Por causa disso, é importante que o seu terreno seja adaptável à essas medidas. Lembre-se sempre de descontar as áreas legais de acordo com o plano diretor da sua cidade, como espaço permeável, recuo, distâncias, etc.

casa container

Além disso, é ainda essencial ficar de olho na topografia. Quanto mais plano for o terreno, mais fácil será a construção e, consequentemente, mais barata. É importante também que o terreno seja fácil de acessar e tenha espaço disponível para a manobra, porque o container é transportado por um guindaste (e se ele não tiver como acessar o terreno, não poderá “entregar” a sua casa).

Qual o tamanho ideal de casa posso construir usando um container?

Para responder a essa questão, novamente precisamos nos atentar ao tamanho padrão de um container, que pode conter 13,80 m² ou 28,15 m² (dependendo do tipo de container que você escolher).

Assim, usando apenas um container de 28,15 m² já é possível construir uma casa simples com banheiro, sala de estar e jantar, cozinha e um único quarto.

casa container

Mas, como você viu nos exemplos que demos acima, é possível construir a casa do tamanho que você desejar, apenas unindo vários containers, tanto criando novos andares, como posicionando vários containers em um só andar, personalizando totalmente a sua planta.

Uma casa container é realmente mais barata que a tradicional?

Depende. Afinal, na construção é possível trabalhar com valores bem diversificados. Para comprar um container você desembolsará entre R$ 5 mil a R$ 15 mil, dependendo do tamanho e do tempo de uso.

casa container

Assim, o preço da sua casa dependerá ainda do tamanho que ela será, dos materiais de acabamento, da mão de obra e até do que precisa ser feito no seu terreno (por exemplo, terrenos que não são plainos podem precisar de aterramento e outras intervenções, capazes de encarecer a obra).

Existe um tipo ideal de container para ser usado em construções?

Sim. Para a moradia, os mais indicados são o Standard e o High Cube, que são mais altos e transportam um limite de carga maior. Porém, é essencial que você confira o limite máximo de altura permitido pela sua prefeitura, já que algumas cidades não permitem o uso do container Standard.

casa container

No caso de comprar um container usado (que é mais barato), você precisará se informar sobre a procedência e o tipo de produto que era transportado, evitando aqueles que lidavam com materiais tóxicos. Caso exista ferrugem, dependendo do grau, ela pode ser “consertada”, com lixa e nova pintura. Mas tudo precisa ser muito bem analisado antes da compra.

Veja um pouco mais sobre os tipos mais usados para moradia:

  • high cube: normalmente são de 40 pés, ou seja, 12 metros, mas pode ser que você encontre modelos diferentes, como de 10 pés (3 metros), 20 pés (6 metros) ou até com tamanhos personalizados. É possível encontrar modelos dry ou reefer;
  • dry standard: é o modelo mais usado em todo o mundo para o transporte de diversos tipos de cargas. Ele é totalmente fechado e só conta com as portas padrões ao fundo. Também é um dos mais usados para moradia, desde que tenha transportado produtos como roupas, móveis e alimentos. Pode ser encontrado nos modelos de 20 e 40 pés;
  • refrigerado (ou refeer): é semelhante ao dry, tanto standard como high cube. O que muda é o chão do container que possui uma grade de alumínio. As portas são reforçadas com aço e ele é revestido internamente com aço inoxidável. Além disso, conta com um motor próprio que fornece a refrigeração, mantendo a temperatura interna entre – 25ºC ou + 25ºC, dependendo das necessidades do produto transportado.

Além desses, você ainda poderá encontrar outros modelos como: ventilado (no alto ou nas laterais existem pequenas aberturas para a entrada de ar), tanque (usado para transporte de cargas líquidas), open side (tem apenas 3 “paredes”), open top (não possui teto), dry seco ou bulk (conta com escotilhas no teto) e flat rack (mistura de open side e open top). Esses modelos não são recomendados para a construção.

Preciso fazer um projeto para minha casa container?

Sim. Esse passo é extremamente recomendado. Vale salientar ainda que não é fácil encontrar profissionais acostumados a lidarem com esse material.

casa container

A vantagem de contratar um arquiteto ou engenheiro, além de estar com a documentação em dia para aprovar a construção na prefeitura, é a possibilidade de personalizar o container de acordo com as suas necessidades (algo que nem sempre as empresas que vendem o container conseguem oferecer).

Ou seja, com um profissional, você terá uma casa posicionada corretamente no terreno (considerando a posição do sol), quantidade ideal de aberturas, disposição dos cômodos, uso de acabamentos e assim por diante.

E a aprovação na Prefeitura, como funciona?

A casa container funciona como qualquer tipo de construção, por isso também é preciso que o seu projeto seja aprovado e esteja dentro do que ditam as normas, evitando que a sua obra seja embargada ou que você tenha que pagar multas.

casa container

Como cada município possui um procedimento próprio e as leis podem ser diferentes, o recomendado é, antes de começar a pensar na sua casa, ir se informar sobre esses trâmites e exigências.

Quais cuidados devo tomar em relação à construção da casa container?

O mais importante é referente ao isolamento térmico, principalmente se você optar por um container dry. Lembre-se que o aço é um material que conduz muito calor, por isso, se você não cuidar do isolamento, terá uma casa insuportavelmente quente no verão e fria no inverno.

O isolamento costuma ser feito com a aplicação de um revestimento térmico, que pode ser de poliuretano ou de lã de vidro.

casa container

Mas, é claro que, além do isolamento, o seu projeto ainda deve considerar outros aspectos para tornar o ambiente mais agradável, como posição do sol, circulação de ar, aberturas adequadas, materiais usados, entre outros.

Uma dúvida muito comum na hora da construção é sobre a necessidade da laje de concreto para a colocação dos containers. Geralmente, ela não é necessária, já que esse tipo de construção não exige fundação, pois o container já é projetado para ser empilhado, com sustentação nas laterais. Mas, claro, tudo dependerá do seu projeto.

Áreas molhadas

casa container

Os banheiros e as cozinhas precisam de cuidados especiais, já que você deverá isolar as superfícies de aço em contato com a água, garantindo a durabilidade da estrutura.

Como mobiliar e decorar a minha casa container?

Para que o ambiente fique ainda mais aconchegante, a decoração é fundamental. Em relação à mobília, você deverá se atentar para as medidas do container, que costumam ser mais estreitos.

Assim, leve esse ponto em consideração, escolhendo móveis que não atrapalhem a circulação e nem o conforto dos moradores.

casa container

Outro ponto importante é sobre a escolha dos revestimentos e do material de acabamento. Normalmente, uma casa container pode receber qualquer tipo de material.  Mas é sempre importante contar com o auxílio de um profissional, escolhendo os itens que tenham mais relação com o seu estilo e ajudem a ampliar visualmente a parte interna do container.

Casa container: inspirações para o seu projeto

Depois de ler essas informações, você acredita que a casa container seja ideal para você? Então veja as inspirações que separamos!

casa container

casa container

casa container

casa container casa container

casa container

casa container

casa container

casa container

E, então, gostou de saber mais sobre a casa container? Ainda tem alguma dúvida? É só deixar um comentário pra gente!

Casa container: tire todas as suas dúvidas sobre o tema!
Avalie esse post

Continue lendo em nosso site:

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.