Tudo Sobre Decoração Com Piso Porcelanato

Tudo Sobre Decoração Com Piso Porcelanato

Está buscando o revestimento ideal para sua casa, mas está em dúvida com relação ao material? Conheça tudo sobre decoração com piso porcelanato e transforme sua casa!

A escolha do revestimento ideal para sua casa é um assunto que gera dúvidas até mesmo entre os especialistas de decoração, os mestres do design de interiores e os melhores arquitetos, mas isso não significa que você não possa encontrar soluções atraentes, bonitas e que apresentem um ótimo custo-benefício para utilizar em sua residência, sendo que os projetos de decoração com piso porcelanato tem se tornado mais comuns nos últimos anos devido a sua altíssima qualidade e também pela diversidade de cores, estampas e texturas deste revestimento de material cerâmico.

Tudo Sobre Decoração Com Piso Porcelanato
Tudo Sobre Decoração Com Piso Porcelanato

Existem diversas opções de revestimentos de cerâmica no mercado de decoração, mas a decoração com piso porcelanato tem ganhado cada vez mais espaço por conta de características importantes como homogeneidade do material, sua versatilidade de aplicação e utilização, sua grande resistência à abrasão química (limpadores de piso e produtos de limpeza em geral) e abrasão física (esfregões, vassouras, móveis e pessoas), além de seu grande apelo estético e decorativo, pois permitem criar ambientes diferentes, atrativos e cheios de estilo com menor esforço do que outras opções similares.

TIPOS DE PISO PORCELANATO PARA DECORAÇÃO

O piso porcelanato é encontrado em uma grande variedade de cores, texturas, acabamentos e funções, sendo possível encontrar aqueles que são mais adequados para cada tipo de utilização. É possível escolher a decoração com piso porcelanato de acordo com o cômodo onde será utilizado, de acordo com sua aparência, finalidade ou acabamento ou mesmo levando em consideração o orçamento disponível para a compra do material.

Tudo Sobre Decoração Com Piso Porcelanato
Tudo Sobre Decoração Com Piso Porcelanato
  • PORCELANATO POLIDO: É o tipo mais comum e mais utilizado na decoração com piso porcelanato atualmente e, como o nome deixa bastante claro, é um tipo de piso porcelanato que recebeu polimento após sua fabricação e pintura, o que o torna uma peça extremamente brilhante e visualmente atraente. Indicado para ambientes secos ou com pouco contato com água, o piso porcelanato polido é extremamente liso e pode se tornar muito escorregadio se molhado, por isso é interessante evitar seu uso em cozinhas, banheiros ou ao redor de piscinas.
  • PORCELANATO ESMALTADO: O porcelanato esmaltado também é bastante comum em projetos de decoração com piso porcelanato no mercado brasileiro e mundial e, ao contrário do piso porcelanato polido, este recebe uma camada finalizadora de esmalte após sua fabricação, o que lhe confere diversas funcionalidade de acordo com a aplicação desejada. O piso porcelanato esmaltado acetinado, é menos brilhante que o piso polido e risca com menor facilidade, além de não ser tão escorregadio. Já o piso porcelanato esmaltado antiderrapante é recomendado para áreas externas ou com presença de água, pois não permite que o chão fique escorregadio, evitando acidentes.

COMO ESCOLHER DECORAÇÃO COM PISO PORCELANATO

A escolha do piso a ser utilizado na decoração com piso porcelanato deve ser feita de acordo com o cômodo a ser decorado e, também, levando em consideração qual será o uso do ambiente e quais pessoas estarão em contato com a área, já que pode ser importante optar por soluções que apresentem maior resistência física e química, como no caso de banheiros ou cozinhas, ou utilizar materiais antiderrapantes, como em banheiros, na área externa ou no entorno de piscinas ou também em casas onde residem idosos ou pessoas com mobilidade reduzida.

Tudo Sobre Decoração Com Piso Porcelanato
Tudo Sobre Decoração Com Piso Porcelanato

Para que você escolha o piso porcelanato mais recomendado para sua necessidade, é interessante avaliar qual será a utilização dos cômodos onde esse será aplicado, para permitir que a decoração com piso porcelanato seja feita de forma cuidadosa e eficiente, evitando acidentes e tornando seu uso mais funcional e prático. É importante também avaliar qual será o espaço físico a receber o piso porcelanato para que você possa calcular a quantidade necessária de material e ter mais facilidade no momento da escolha, em especial para projetos de decoração onde o orçamento é mais limitado ou mesmo para grandes áreas.

É importante que você tenha em mente que os diversos tipos de acabamento, cores, texturas e funcionalidades fazem com que as recomendações de uso, de aplicação, de limpeza e mesmo os valores praticados pela metragem de porcelanato variem, sendo interessante efetuar pesquisas antes de adquirir as peças para a decoração com piso porcelanato para sua casa, já que isso evitará que você se surpreenda na hora de pagar ou não obtenha os resultados desejados.

Tudo Sobre Decoração Com Piso Porcelanato
Tudo Sobre Decoração Com Piso Porcelanato

Veja também nossos artigos sobre Decoração com Piso de Madeira e Como Escolher o Piso para área Externa.

Gostou de nossas dicas de decoração com piso porcelanato? Gostaria de ler algum tema no Transforme Sua Casa? Comente!

Continue lendo em nosso site: