Decoração com fita isolante: veja ideias incríveis para transformar sua casa!

A decoração com fita isolante é uma tendência na internet e nos blogs de decoração. Que tal levar essa ideia para a sua casa? Veja dicas simples!

Na hora de decorar um cômodo, escolher uma parede para dar um toque diferenciado é suficiente para modificar totalmente um ambiente, não é mesmo? Se você não quer gastar com tintas, pinturas ou até aplicação de papel de parede, que tal investir na fita isolante?

Um material barato, simples e prático, mas que pode transformar totalmente a sua decoração, ajudando a criar desenhos e padrões geométricos nas paredes de forma bem fácil – e que qualquer pessoa pode fazer.

Ficou interessado? Então continue lendo este post e saiba tudo sobre decoração com fita isolante!

Por que decorar com fita isolante?

Por que decorar com fita isolante

Decorar com fita isolante é uma ideia excelente para aquelas pessoas que precisam modificar rapidamente um cômodo, mas não podem (ou não querem) ter de investir horas e muito dinheiro nesse processo, por exemplo quem mora de aluguel.

Veja algumas vantagens de optar por essa solução:

  • é fácil e rápido de criar diversos tipos de desenho;
  • mesmo quem não tem muita experiência poderá usar esse tipo de decoração;
  • permite personalizar praticamente qualquer parede;
  • pode ser usado com formatos geométricos;
  • para quem não tem muita habilidade é possível usar estêncil;
  • não necessita de nenhum tipo de acabamento;
  • é durável.

Porém, como tudo na vida, a decoração com fita isolante também tem algumas desvantagens e a principal delas está na hora de retirar o desenho da parede.  Isso porque, em alguns casos, ao retirar a fita, é possível que você acabe retirando um pouco da tinta da parede também.

Por isso, o recomendável é sempre optar por paredes brancas ou nas quais você não tenha feito um grande investimento para modificá-la, como usando texturas, papéis de parede, cimento queimado e outros.

Assim, quando você enjoar do desenho, será mais fácil desapegar dele. Sendo que, nos casos de imóveis alugados, após retirar a fita, é bom passar mais uma demão de tinta para encobrir os “pequenos” estragos.

Para quem não deseja sofrer com isso, a dica é optar por desenhos que usem pouca fita, como para fixar imagens ou fotos na parede, ou ainda detalhes geométricos pequeninos.

Como fazer uma decoração com fita isolante?

Como fazer uma decoração com fita isolante

Já está decidido que a decoração com fita isolante é a melhor ideia para modificar algum cômodo da sua casa? Então veja esse passo a passo que montamos!

Passo a Passo para fazer uma decoração com fita isolante

  • Escolha um desenho na internet que você deseje fazer na sua parede. Lembrando de optar por aqueles que têm apenas linhas retas, sem muitos detalhes, para facilitar na hora de aplicar.
  • Imprima o desenho em uma folha sulfite e no tamanho que você deseja que ele fique na parede.
  • Use uma caneta para perfurar o desenho, marcando na parede um “guia” para posicionar a fita isolante.
  • Se o desenho for muito grande, você poderá fazer apenas a marcação dos vértices e depois unir o restante direto com a fita isolante.
  • Na sequência, cole a fita isolante por cima dos pontos marcados.
  • Vá colando e cortando a fita para dar o acabamento ao desenho.
  • Se você errar, é só descolar a fita e fazer o desenho de novo.

Washi Tape

Outra tendência, bem parecida com a decoração com fita isolante, é o uso da Washi Tape para criar desenhos variados. A Washi é semelhante a fita isolante, só que ela é colorida, então você poderá soltar ainda mais a criatividade.

Washi Tape

Além das paredes, você poderá usar a Washi nos móveis, ajudando a modificar a “cara” deles, sem ter que investir pesado em uma reforma, o que ajuda a economizar.

Washi Tape

Outra possibilidade é usar o Wahi em utensílios e transformá-los em itens de decoração. Por exemplo, você poderá aplicar a fita colorida criando um desenho diferente em uma garrafa de vidro e usá-la como um vasinho estiloso para o home office ou outros ambientes.

Washi Tape

Também é possível criar um calendário de parede com a fita e incluir anotações nos dias por meio de post-its. Algo muito interessante para escritórios, home offices ou para o cantinho do estudo. Você ainda pode aplicar a ideia na cúpula de um abajur, no assento de uma cadeira, enfim as possibilidades são enormes.

Washi Tape

A principal diferença da Washi Tape para a fita isolante e as fitas comuns é a sua composição. Isso porque ela é feita de papel de arroz com uma qualidade mais elevada, além da enorme possibilidade de personalização, já que ela trabalha com cores, estampas e padronagens diferenciadas.

Ao contrário da fita isolante, a Washi Tape também é mais fácil de ser retirada, sem estragar a parede ou os móveis. Você poderá encontrar essa fita em sites, bazares e lojas de escritório.

Inspirações de decoração com fita isolante

Você já está animado para começar a decorar com fita isolante? Então veja quantas inspirações bacanas nós separamos.

Desenhos geométricos

decoração com fita isolante

As figuras geométricas são as mais usadas na decoração com fita isolante, principalmente porque elas são fáceis de aplicar e ainda dão um acabamento muito moderno a qualquer ambiente.

decoração com fita isolante

Você poderá optar por triângulos, quadrados, losangos e muito mais, deixando-os vazados ou preenchidos, dependendo da sua vontade. O mais bacana é que os desenhos geométricos costumam combinar com praticamente qualquer ambiente ou tipo de decoração.

Animais

decoracao com fita isolante

As figuras de animais também ficam super bacanas na fita isolante, principalmente para quem adora esse tipo de inspiração. Na internet, você encontra muitas inspirações e desenhos legais que podem ser usados como moldes.

decoracao com fita isolante

Os unicórnios estão em alta e ficam lindíssimos nos quartos infantis ou de adolescentes. Além deles, você poderá optar por pássaros, cavalos, ursos e muito mais.

decoracao com fita isolante

Só é preciso lembrar que esses desenhos costumam ser mais complexos do que as figuras geométricas e por isso é preciso mais atenção na hora de usar o transfer, garantindo um bom resultado final.

Quem tem pratica no desenho, poderá fazê-lo a lápis na parede e depois aplicar a fita por cima. Mas essa ideia apenas vale para quem desenha bem e tem familiaridade com esse universo.

Abstrato

decoracao com fita isolante

O mais bacana de decorar com fita isolante é que você pode soltar a sua criatividade e não ficar preso a regras fixas. Os desenhos abstratos são ótimos exemplos de ideias mais soltas, mas que trazem contemporaneidade a qualquer decoração.

decoracao com fita isolante

De qualquer forma, se você não se sente muito confiante em criar uma ideia direto com a fita isolante, parta para os moldes – mesmo no caso dos desenhos abstratos.

Pequenas cruzes

decoracao com fita isolante

Outra ideia bem fácil de fazer, que não estraga a parede e é super charmosa são essas pequenas cruzes que podem aparecer em toda uma parede. A ideia é tão legal que parece até que você aplicou um papel de parede no ambiente.

Mas é preciso tomar alguns cuidados como fazer todas as cruzes do mesmo tamanho e se atentar para que todas tenham a mesma separação.

Fotografias

decoracao com fita isolante

Se você está achando todas essas ideias muito confusas e difíceis, vai adorar essa inspiração. É só usar a fita isolante ou a washi para criar uma espécie de moldura nas suas fotografias, pôsteres ou outros tipos de imagens.

Lembrando que a decoração com fita isolante pode ser feita em toda uma parede ou apenas em algum detalhe, como próximas de um espelho, ao redor do interruptor, formando a cabeceira da cama e assim por diante.

Veja outras ideias bacanas que separamos:

decoracao com fita isolante

decoracao com fita isolante

decoracao com fita isolante

decoracao com fita isolante

decoracao com fita isolante

 

decoracao com fita isolante

decoracao com fita isolante

decoracao com fita isolante

decoracao com fita isolante

decoracao com fita isolante

decoracao com fita isolante

E, então, com essas dicas ficou mais fácil fazer a sua decoração com fita isolante? Se você ainda tem alguma dúvida, é só deixar um comentário pra gente!

 

Continue lendo em nosso site:

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.