Filtro dos sonhos: saiba o que é, o que significa e como usar!

filtro dos sonhos

O filtro dos sonhos está cada vez mais conhecido. Mas você sabe o que ele significa e como usar na sua casa? Leia e descubra!

O filtro dos sonhos já se tornou um objeto bem conhecido da maioria das pessoas, aparecendo não só como um item decorativo, mas também em tatuagens e até acessórios.

Apesar disso, nem todo mundo sabe a origem do filtro dos sonhos, como ele funciona e nem de que forma usá-lo para conseguir melhores energias na sua casa.

Esse é o seu caso? Então continue lendo o nosso artigo!

O que é o filtro dos sonhos?

O que é o filtro dos sonhos

Existem muitos nomes pelos quais o filtro dos sonhos é conhecido como: espanta pesadelos, apanhador de sonhos, cata-sonhos ou caçador de sonhos. Ele é um símbolo indígena ligado à tribo norte-americana Ojibwa. Nesse país, o objeto é chamado de dream catchers e passaram a ser usados como verdadeiros amuletos da sorte por alguns americanos.

A principal função dele é a de purificar as energias, evitando pesadelos e favorecendo aos sonhos bons, a sorte e a sabedoria. Os membros da tribo Ojibwa acreditavam que era possível decifrar a vida de alguém por meio dos seus sonhos, já que eles traziam mensagens importantes sobre o universo, a vida e a natureza.

De acordo com a crença desse povo, durante a noite o ar se enchia de sonhos e de energias, sendo elas boas e más. Assim, o filtro dos sonhos agia como o próprio nome sugere, “apanhando” os sonhos bons e protegendo contra as energias negativas.

filtro dos sonhos

Tradicionalmente o apanhador dos sonhos é feito com fibras do salgueiro-chorão e revestido com tiras de couro sobre o qual vários fios são amarrados, formando, assim, uma espécie de teia de aranha com uma abertura no centro. Debaixo dessa teia é acrescentada a pena de uma ave, de preferência de coruja que está atrelada à sabedoria, além de outros adereços.

Assim, somente os bons sonhos e que veiculam boas energias são capazes de passar por esse círculo central, enquanto as más energias ficariam presas nas teias.

Mas, para funcionar, é preciso que o objeto fique colocado em um local que receba luz solar, pois os sonhos negativos presos na teia desaparecem quando são tocados pelos raios solares.

Lendas sobre o filtro dos sonhos

Sendo um amuleto que atravessa gerações, é claro que existem várias lendas sobre o filtro dos sonhos. Uma das mais conhecidas é sobre um velho xamã que subiu ao cume de uma montanha para conseguir mais conhecimento e sabedoria.

Lendas sobre o filtro dos sonhos

Ao alcançar o topo da montanha, o xamã encontrou IKTOMI – um espírito mágico que tinha o formato de uma aranha. Esse espírito teceu uma teia com pelos de cavalo em volta de um aro de cipó e transmitiu ao xamã conhecimentos importantes sobre morte, nascimento e energias boas e más que são espalhadas pelo ar.

A aranha ainda aconselhou o velho sábio a sempre trabalhar com as boas energias, de modo a conseguir ser guiado para a direção certa e a viver em harmonia com a natureza.

filtro dos sonhos

A partir de então, o xamã passou a usar as boas energias dos sonhos que eram capturados por meio desse amuleto, ajudando o seu povo a ter várias conquistas.

Além de filtrar os sonhos, o amuleto ainda auxilia a aumentar a criatividade e a imaginação, transformando os sonhos bons em realidade.

Qual o significado de cada um dos itens do filtro dos sonhos?

Qual o significado de cada um dos itens do filtro dos sonhos

Para os antigos indígenas cada um dos elementos que formam o filtro dos sonhos possui um significado, que são:

  • círculo: o aro deve ser confeccionado de salgueiro-chorão e revestido com tiras de couro simbolizando o próprio círculo da vida e da eternidade;
  • teia: está ligada às nossas escolhas, as relações que temos com outras pessoas, ao livre arbítrio e ao caminho que escolhemos trilhar;
  • centro: representa o princípio criador, a força do universo e o nosso próprio “eu”;
  • penas: elementos ligados ao ar. Se for usada a pena de uma coruja está ligada à sabedoria, de uma águia, à coragem.

Como usar o filtro dos sonhos?

Assim, é preciso colocar o filtro dos sonhos sobre a cama e próximo de um local em que bata sol. Conforme o filtro vai girando, ele vai também capturando as más energias que ficam presas na teia. Quando o sol da manhã bate sobre o amuleto, as más energias se desintegram.

Como usar o filtro dos sonhos

As energias positivas, contudo, conseguem passar pelo centro da teia que pode ter uma pedra, uma semente ou apenas um vão livre. Ao passarem por essa abertura, as energias boas escorrem pelas penas e suavemente entram na cabeça de quem está dormindo, nascendo, assim, os sonhos bons.

filtro dos sonhos

O recomendado é que o filtro dos sonhos seja colocado na cabeceira da cama e próximo do sol da manhã. Também é preciso que ele fique solto, ou seja, que possa rodar livremente para funcionar de maneira adequada.

Apesar desse sistema de funcionamento, algumas linhas do Xamanismo dizem que, mesmo usando o filtro dos sonhos, poderemos ter alguns pesadelos – isso porque os sonhos, na verdade, são mensagens sobre o nosso futuro ou ainda aprendizados pelos quais devemos passar (e nem todas as mensagens podem ser positivas).

filtro dos sonhos

A ideia é que o filtro do sonho consiga impedir que energias indesejáveis interfiram no processo natural e particular dos nossos sonhos, nos transmitindo mensagens erradas.

Energizando o filtro dos sonhos

Antes de pendurar o seu filtro dos sonhos é recomendável energiza-lo para que ele possa funcionar de maneira correta. Você poderá fazê-lo da seguinte maneira:

  • logo após comprar ou produzir o seu filtro dos sonhos, acenda um incenso (o que você preferir) e passe o filtro na fumaça do incenso, abençoando o amuleto;
  • leve o filtro para um local próximo da natureza, como um parque ou uma praça e coloque-o sobre a terra;
  • inclua pedras, cristais e outros elementos naturais no quarto onde o filtro será pendurado, viabilizando as energias positivas.

Filtro dos sonhos: como fazer?

Filtro dos sonhos: como fazer

Se você quiser que o seu filtro dos sonhos seja ainda mais potente, é possível produzi-lo em casa. Para isso, você vai precisar de:

  • alicate comum;
  • aro de arame ou algum outro em formato redondo;
  • pedras;
  • fita;
  • agulha;
  • barbante, linha ou fio encerado;
  • tesoura;
  • penas;
  • miçanga.

Comece enrolando a fita no aro de arame, até cobri-lo totalmente. Finalize dando um nó forte para evitar que ela se desfaça com o tempo. A partir desse nó principal, vá dando voltas com o fio encerado (o barbante ou a linha) em forma do aro, de modo a formar elos.

Para deixar a distância mais ou menos semelhante entre os elos, deixe o fio um pouco solto. Finalize deixando um espaço de 1 cm do primeiro nó e continue a sequência.

Vá passando a linha por dentro dos elos, criando novos elos. Quando finalizar, dê um nó e arremate o fio que sobrou. E vá realizando o mesmo trabalho até completar o aro.

Decore o filtro dos sonhos com pedras, miçangas e penas e depois coloque uma argola e uma fitinha para pendurar o filtro dos sonhos.

Se mesmo com essa explicação, está um pouco complicado, veja os vídeos abaixo.

 

Fotos de filtro dos sonhos

Além de usar o filtro dos sonhos para receber boas energias enquanto você está dormindo, também é possível aproveitá-lo na sua decoração, sem esse sentido “mágico”.

Nós separamos algumas inspirações para você usar o filtro dos sonhos na sua casa. Confira.

filtro dos sonhos

filtro dos sonhos

filtro dos sonhos

filtro dos sonhos

filtro dos sonhos

filtro dos sonhos

filtro dos sonhos

filtro dos sonhos

filtro dos sonhos

filtro dos sonhos

filtro dos sonhos

filtro dos sonhos

filtro dos sonhos

filtro dos sonhos

filtro dos sonhos

filtro dos sonhos

filtro dos sonhos

filtro dos sonhos

filtro dos sonhos

filtro dos sonhos

filtro dos sonhos

Como você viu, o filtro dos sonhos é um elemento xamânico ligado a tribos indígenas norte-americanas e que até hoje têm relevância na nossa sociedade. A sua principal função é ajudar a filtrar as energias positivas das negativas, favorecendo bons sonhos que vão nos ajudar a entender melhor o nosso futuro e desafios.

Você gostou deste conteúdo sobre o filtro dos sonhos? Se ainda tem alguma dúvida, é só deixar um comentário pra gente. Aproveite e compartilhe o nosso post com os seus amigos em suas redes sociais!

Continue lendo em nosso site:

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.