Cama de paletes: modelos, inspirações e dicas imperdíveis!

cama de paletes

A cama de paletes está em alta no universo da decoração, ajudando a modificar o quarto sem gastar muito!

O palete é uma madeira reciclada que, além de ser usada na indústria, também tem tido muita aplicabilidade prática na decoração. Uma dessas possibilidades é a cama de paletes, um verdadeiro sucesso em sites e blogs.

Se você quer levar essa tendência para a sua casa, mas não sabe como, continue lendo este post e veja muitas dicas, modelos incríveis e até passo a passo para montar a sua!

Cama de paletes: por que investir nessa tendência?

Cama de paletes: por que investir nessa tendência

Apesar de estar em evidência, nem todo mundo tem certeza que a cama de paletes é realmente interessante para a sua realidade. Mas, essa escolha possui muitas vantagens, como:

  • você estará ajudando a natureza, já que ao reciclar o palete nenhuma nova árvore teve que ser derrubada para produzir a sua cama;
  • o palete é um material barato e você poderá até mesmo encontrar essa matéria-prima de graça, já que muitas transportadoras, centros de logística e outros acabam dispensando o material;
  • é fácil produzir uma cama de paletes e mesmo sem experiência em marcenaria você conseguirá ter um item totalmente personalizado;
  • a cama de palete poderá ser o destaque da decoração do seu quarto, ajudando a diferenciar o ambiente com um objeto “cool” e descolado;
  • a cama de palete combina com praticamente qualquer estilo decorativo.

Quanto custa uma cama de paletes?

Quanto custa uma cama de paletes

Como dissemos, uma cama de paletes costuma ser uma opção bem mais barata do que os móveis tradicionais, afinal muitas empresas dispensam os paletes e assim você conseguirá essa matéria-prima de forma gratuita ou pagando muito pouco.

Além dos paletes, ainda será preciso contabilizar os demais materiais que geralmente são pregos e veniz, e, claro, o colchão.

Mas se você prefere comprar uma cama pronta, os preços podem variar, principalmente porque o palete está em alta. É possível encontrar modelos de casal em torno de R$600, porém são opções mais simples. Quanto mais sofisticado o design, maior o valor.

Como usar a cama de paletes na minha decoração?

A cama de paletes é bem fácil de ser inserida em qualquer decoração e combina muito bem com aquelas pessoas ou casais que têm o espírito mais inovador e inventivo – e principalmente que prezam pela sustentabilidade.

As opções são inúmeras e tudo dependerá das suas preferências e do estilo decorativo da sua casa.

Como usar a cama de paletes na minha decoração

Se você preza pelo estilo mais rústico, pode usar a cama de paletes junto de outros elementos, como madeira aparente nos objetos decorativos, tecidos como juta e linho e até tijolinhos a vista nas paredes do quarto.

cama de paletes

Já para quem prefere o estilo mais moderno, é possível optar por uma cama de paletes que não chame tanto a atenção e mesclá-la com móveis com linhas retas e cores mais sóbrias.

cama de paletes

Os adeptos do estilo industrial têm muito a ganhar com o uso dos paletes, já que podem abusar da criatividade, deixando a cama como principal referência do ambiente e usando outros detalhes como luminárias com canos ou apenas lâmpadas pendurados, piso de cimento queimado, canaletas à mostra e uso de outros móveis feitos à mão, como banquetas com pneus.

Ou seja, é possível incluir a cama de paletes em praticamente qualquer ambiente. O que definirá o estilo da decoração do seu quarto será os demais elementos, que podem concorrer a atenção com a cama ou sobrepô-la.

Para quem adora os paletes e quer deixar a cama em evidência, é possível criar uma cabeceira também em paletes ou até uma base diferenciada, usando iluminação.

Só tome cuidado para não exagerar. Como os paletes chamam atenção, é bacana tentar usar cores mais sóbrias e neutras e pincelar os detalhes com parcimônia, evitando sobrecarregar o quarto.

Principalmente em cômodos pequenos, esse excesso de informação pode tornar o ambiente sufocante – algo nada agradável e bem distante da ideia de ter um quarto relaxante.

Principais modelos de cama de paletes

Agora que você já viu que a cama de paletes pode ser usada em praticamente qualquer estilo decorativo, que tal alguns modelos incríveis para se inspirar?

Cama de paletes com luzes

Cama de paletes com luzes

As luzes embutidas são um charme – e também podem estar presentes na sua cama de paletes. Nesse modelo, elas aparecem na base, trazendo ainda mais sofisticação ao móvel que ficará em evidência na sua decoração.

Cama de paletes infantil

Cama de paletes infantil

Quando falamos em usar os paletes nos quartos, muita gente imagina apenas as opções para casais ou adolescentes. Na verdade, o palete também combina muito bem com os quartos infantis – e pode ajudar a tornar o ambiente ainda mais diferenciado e criativo.

Cama paletes discreta

Cama paletes discreta

Se você não quer que a sua cama chame muita atenção, não tem problema. Afinal, existem modelos feitos de paletes que são praticamente imperceptíveis – e, portanto, podem ser usados em praticamente qualquer estilo decorativo.

Cama de paletes com cabeceira

Cama de paletes com cabeceira

Para os amantes do estilo rústico, as camas com cabeceiras também em paletes são uma ótima opção, ajudando a diferenciar ainda mais o ambiente. Só tome cuidado para equilibrar o restante dos elementos, evitando as cores muito fortes e o excesso de elementos.

Cama de paletes personalizada

Cama de paletes personalizada

O mais bacana das camas de paletes é que você poderá soltar a sua criatividade e criar um móvel único para a sua casa. Nesse caso, cada cabeceira recebeu a inicial da criança – deixando o ambiente ainda mais incrível.

Cama de paletes com plantas

Cama de paletes com plantas

A sustentabilidade trazida pelo uso dos paletes combina muito bem com outros elementos da natureza, como os vasos de plantas. E você poderá usar a cabeceira da cama como suporte.

Veja mais modelos incríveis de camas para se inspirar.

cama de paletes

cama de paletes

cama de paletes

cama de paletes

cama de paletes

cama de paletes

cama de paletes

cama de paletes

cama de paletes

cama de paletes

cama de paletes

Cama de paletes passo a passo

Depois de ver todos esses modelos incríveis, que tal colocar a mão na massa e produzir a sua própria cama de paletes? Veja esse passo a passo.

Antes de começar

Antes de iniciar qualquer projeto que utilize paletes, existem algumas recomendações gerais importantes, como:

  • remover pregos e grampos desnecessários;
  • descartar os pedaços de madeira que estão muito desgastados ou em condições ruins;
  • aplicar uma mistura de 1 parte de água sanitária e 1 parte de água sobre as superfícies com mofo (deixando agir por 10 minutos e depois retirando com pano úmido);
  • tente uniformizar a superfície lixando o palete com lixa 60 ou 80;
  • arredondar as quinas e tire as farpas;
  • se preferir, envernize o palete ou faça uma nova pintura.

Separe os materiais

Para fazer uma cama de casal, você precisará de:

  • 4 paletes no padrão europeu (120 cm x 80 cm);
  • Serra;
  • Lixa;
  • Pregos;
  • Feltro adesivo;
  • Colchão 160 cm.

Siga o passo a passo

  • Corte 2 paletes, dividindo-os em 2 partes de 80 centímetros, de modo a formarem um quadrado. Os outros 2 paletes deverão ser deixados inteiros.
  • Lixe bem.
  • Cole os adesivos de feltro na base dos paletes, minimizando o atrito da madeira com o chão.
  • Arranje os paletes na área desejada e deixe os que não foram cortados no topo da cama e os de 80 centímetros nos pés.

Cabeceira

Se você quiser fazer uma cabeceira para essa cama, precisará de:

  • 2 ou 3 paletes;
  • 2 tábuas para as pernas;
  • Adesivo de construção;
  • Pregos;
  • Lixas;
  • Pincéis;
  • Selante;
  • Furadeira;
  • Serra.

Como fazer?

  1. Comece cortando os paletes pela parte de trás (vire as tábuas para cima e o vão para baixo). Separe as tábuas da estrutura e vá serrando os pregos. Separe mais ou menos 8 pranchas com larguras variadas.
  2. Planeje corretamente a altura das tábuas. Para isso, some a altura da cama e do colchão e acrescente mais 80 centímetros.
  3. Pegue as tábuas separadas para as pernas e corte-as no tamanho definido. Faça um suporte intermediário de 80 centímetros também.
  4. Pense no layout misturando tábuas de paletes diferentes.
  5. Posicione as pernas na vertical em uma superfície onde o projeto será montado, de maneira que o espaço entre as laterais externas tenha em média 6 cm a menos que a largura total da cabeceira. Coloque uma tábua cortada para dar suporte.
  6. Aplique o adesivo de construção na parte de cima das 3 tábuas de suporte e inclua a primeira tábua horizontal.
  7. Vá prendendo com pregos em cada intercessão vertical.
  8. Quando terminar de colocar as tábuas, lixe e uniformize a superfície.

Vídeos de passo a passo de cama de paletes

Ainda está muito difícil montar sua cama de paletes? Veja alguns vídeos:

 

E, então, já está preparado para incluir a cama de paletes na sua decoração? Se você gostou deste conteúdo, compartilhe o nosso post com os seus amigos nas suas redes sociais!

Continue lendo em nosso site: