Diferenças entre couro, tecido sintético (PU) e ecológico

Descubra as diferenças entre couro, tecido sintético (PU) e ecológico e faça escolhas mais sensatas!

Saber diferenciar os tecidos é algo muito importante, tanto na moda, como na decoração – afinal muitos desses itens estão presentes no nosso mobiliário. Uma das dúvidas mais comuns gira em torno do couro, principalmente em relação ao que é original, tecido sintético ou couro ecológico.

Embora isso pareça um assunto até meio banal para algumas pessoas, definir a diferença entre esses tecidos é algo que virou até lei, regulamentando quais produtos podem usar o título “couro” nas suas propagandas.

Se você ficou interessado, continue a leitura e descubra as diferenças entre couro, tecido sintético (PU) e ecológico!

Couro Natural

couro natural

O couro é um produto de origem animal, afinal ele é extraído de bois e vacas. A lei que falamos no início deste conteúdo é a Lei nº 4888/1965 que impede a comercialização de produtos e acessórios com o termo “couro” caso esse não seja exclusivamente de pele animal.

Assim, podemos entender que o couro é o produto exclusivamente produzido de pele de animal curtida por qualquer processo e constituído essencialmente de derme.

Ou seja, o couro deve ser produzido apenas com pele animal e alguns aditivos para garantir sua durabilidade, como metais pesados (tais quais o cromo), impedindo que o tecido apodreça.

Couro ecológico

Couro ecologico

Apesar do nome também é produzido a partir da pele dos animais. A principal diferença está nas substâncias usadas no processo de curtimento, que costumam ser menos nocivas ao meio ambiente. Em geral, os produtos usados nesse processo são isentos de aditivos poluentes – e por isso ele recebe o nome de “ecológico”.

Em termos de benefícios, podemos dizer que tanto o couro como o couro ecológico possuem os mesmos benefícios, já que o processo realizado no curtume é o mesmo (só mudam os ingredientes dos aditivos). Além disso, o couro ecológico também utiliza a mesma matéria-prima, que é a pele animal.

Muitas pessoas fazem confusão e usam o termo “couro ecológico” para se referirem ao “couro sintético”, mas eles não são o mesmo produto.

Tecido Sintético (PU)

Tecido Sintético (PU)

O tecido sintético também pode ser chamado de couro sintético e apesar de receber esse nome, não é totalmente couro. Algumas marcas contam com até 10% de pele animal na sua fabricação, mas na verdade a ideia é produzir um tecido totalmente sintético, que não tenha matéria-prima animal na sua formulação.

Em geral, o couro sintético vem com um laminado de um tipo de substrato (que pode ser de tecido ou não), revestido com vários componentes até conseguir chegar próxima à aparência do couro natural.

Os tecidos sintéticos podem ser feitos de vários materiais, mas o de poliuretano (PU) é o mais usual, já que é o que consegue imitar melhor as características do couro natural.

Na verdade, esse material é tão interessante que até outros tipos de tecidos sintéticos podem receber uma camada “extra” de PU para ficarem mais semelhante ao couro.

Além dele, ainda existem:

  • corino: material mais barato dos tecidos que imitam o couro e tem como base o algodão. Geralmente é composto de 70% de PVC, 25% de poliéster e 5% de poliuretano. Hoje, o mercado possui muitas opções como o corino náutico que pode ser exposto à chuva e ao sol e ainda é possível encontrar uma grande variedade de cores e texturas;
  • courvin: é menos maleável que os demais, mas também apresenta maior resistência e durabilidade. Ele é feito basicamente com PVC, tem uma espessura maior e conta com menos brilho, a base pode ser de algodão, sarja ou nylon e também pode ser conhecido como Kouríssimo.

As principais diferenças entre couro, tecido sintético (PU) e ecológico

diferenças couro, tecido sintetico e ecologico

Como você viu, cada material possui uma matéria-prima distinta. O couro e o couro ecológico são ambos feitos a partir da pele animal, enquanto o tecido sintético é produzido a partir de uma mistura de matérias-primas sintéticas.

Preço

É claro que o valor é algo que diferencia bastante cada um desses materiais. Peças em couro legítimo e em couro ecológico costumam ter um valor bem mais alto do que as de couro sintético.

Textura

Há alguns anos, o couro sintético possuía muita diferença do couro legítimo em relação à textura. Mas hoje as empresas já evoluíram bastante e muitas pessoas podem não notar quase nenhuma alteração na textura entre os materiais.

Mas, em alguns casos, o couro sintético pode ter uma superfície que lembre vinil ou resina.

O couro legítimo e o ecológico ainda possuem outras características, como: elasticidade, impermeabilidade e cheiro.

Durabilidade

O couro legítimo e o ecológico são os que possuem maior durabilidade e uma qualidade superior. Por isso, muitas vezes o custo-benefício de um item em couro compensa muito mais do que um material sintético.

Porém, é claro que o couro também exige muito mais cuidado na sua manutenção, afinal é pele animal.

O couro sintético, apesar de ser mais barato, não tem uma alta durabilidade e com o tempo poderá sofrer um desgaste natural, mesmo que você cuide muito bem da sua peça.

As peças de roupas de couro sintético, com o tempo, podem acabar se “esfarelando”, principalmente se ficarem um período grande guardadas.

Outra opção que ainda não abordamos é o couro reciclado. Ele consiste em uma mistura de retalhos de couro com outros materiais, não comprometendo a sua qualidade e durabilidade.

Cuidados

Para prolongar a vida útil de qualquer tipo de “couro” é muito importante ter alguns cuidados.

O couro legítimo e o ecológico precisam de atenção redobrada. Eventualmente, você deverá passar um hidratante na peça. Se aparecerem manchas, é possível retirá-las com um pouco de álcool.

Móveis de couro, tecido sintético (PU) ou ecológico?

Moveis de couro, tecido sintetico (PU) ou ecologico

Se a sua ideia é contar com um móvel estofado em couro, entender essas diferenças que citamos é algo muito importante, afinal você saberá o que está levando para casa e não corre o risco de comprar “gato por lebre”.

Os móveis em couro e couro ecológico costumam ter um valor mais alto, porém a durabilidade da peça será muito maior. Se você tomar os cuidados certos, ela certamente se manterá na sua família por muitos anos.

Agora, se você está procurando um item mais versátil e com um valor menor, sem se importar muito com o tempo que ela durará, o couro sintético pode ser uma opção mais interessante.

Vantagens e desvantagens

Couro legítimo e couro ecológico

Vantagens
  • Tem uma durabilidade maior, desde que bem conservado.
  • É impermeável, mas os líquidos devem ser removidos rapidamente com um pano seco para evitar as manchas.
  • É fácil de limpar, bastando apenas um pano úmido.
  • É um material com variações únicas que confere mais nobreza à peça.
  • Como não conta com outros tipos de tecido, o couro é mais firme e mais maleável no revestimento dos móveis.
Desvantagens
  • Não pode ficar exposto ao sol, porque isso pode causar o envelhecimento precoce do couro, além de ressecamento. O mesmo vale para proximidade com fontes de calor como aquecedores, lareiras, ferros, etc.
  • O custo é mais elevado.
  • É de origem animal.

Tecido sintético (couro sintético)

Vantagens
  • Permite a lavagem a seco.
  • O custo é mais acessível.
  • Não é proveniente de origem animal.
Desvantagens
  • Também não pode ficar exposto ao sol.
  • Tempo de vida útil menor.
  • Com o tempo pode sofrer desgaste, como rachaduras.

Independentemente do material escolhido, os móveis em couro ou tecido sintético são ótimas opções para sua casa. Veja quantas inspirações lindas nós separamos!

diferenças couro, tecido sintetico e ecologico

diferenças couro, tecido sintetico e ecologico

diferenças couro, tecido sintetico e ecologico

diferenças couro, tecido sintetico e ecologico

diferenças couro, tecido sintetico e ecologico

diferenças couro, tecido sintetico e ecologico

diferenças couro, tecido sintetico e ecologico

Moveis de couro, tecido sintetico (PU) ou ecologico

Moveis de couro, tecido sintetico (PU) ou ecologico

Moveis de couro, tecido sintetico (PU) ou ecologico

Moveis de couro, tecido sintetico (PU) ou ecologico

Moveis de couro, tecido sintetico (PU) ou ecologico

Moveis de couro, tecido sintetico (PU) ou ecologico

Moveis de couro, tecido sintetico (PU) ou ecologico

Moveis de couro, tecido sintetico (PU) ou ecologico

Moveis de couro, tecido sintetico (PU) ou ecologico

Depois de ler este conteúdo, ficou mais fácil compreender as diferenças entre couro, tecido sintético (PU) e ecológico? Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário pra gente!

Continue lendo em nosso site: