Bambu da sorte: tire todas as suas dúvidas sobre essa planta mística!

bambu da sorte

Você conhece o bambu da sorte? Saiba mais sobre essa planta tão usada no feng shui!

Na hora de transformar a casa em um lugar mais aconchegante são muitas as técnicas de decoração que podem ser usadas. O feng shui é uma técnica milenar oriental e que ajuda a energizar corretamente os ambientes e até a melhorar as nossas vidas.

Entre as possibilidades oferecidas pelo feng shui, está o uso do bambu da sorte, uma planta considerada mística e capaz melhorar a energia vital e ainda harmonizar os ambientes.

Quer saber mais sobre essa planta e descobrir como usá-lo na sua casa? Continue a leitura!

As origens do bambu da sorte

bambu da sorte

O bambu da sorte é usado na China há alguns milênios, tanto para energizar como para harmonizar os ambientes. De acordo com a crença chinesa, a planta é capaz de atrair: sorte, fortuna, prosperidade e ainda ativar as energias necessárias nos ambientes.

Essa última característica só é possível porque, de acordo com os chineses, a planta consegue transmutar as energias do local, ativando as que estão estagnadas e favorecendo a harmonia e a prosperidade.

Vale salientar que, apesar do nome, a planta não é exatamente um bambu. A estrutura é um pouco parecida, mas o bambu da sorte é da família das liláceas e típico das florestas tropicais asiáticas.

bambu da sorte

A planta é como um arbusto de textura semi-herbácea e pode atingir até 1,5m de altura. Nas florestas, ele é encontrado com caules finos e eretos da onde nascem as folhas estreitas, ligeiramente torcidas e lanceoladas.

O principal charme do bambu da sorte são as suas formas sinuosas. E elas são conseguidas a partir de um trabalho longo e difícil, que consiste, basicamente, em guiar o crescimento da planta para que os seus caules adquiram o formato torcido ou em espiral.

O significado do bambu da sorte

bambu da sorte

A tradição chinesa acredita que a capacidade de transformar as energias depende da quantidade de hastes que o bambu apresenta. Por isso, é fundamental comprar a planta que esteja em sintonia com os seus desejos.

Além disso, é fundamental ficar atento ao local onde o bambu é colocado e os seus cuidados.

Número de caules e o seu significado

Para lhe ajudar, fizemos uma relação entre o número de caules e o que eles conseguem atrair. Confira.

  • 1: sorte na vida;
  • 2: sorte no amor;
  • 3: longevidade, felicidade e riqueza;
  • 4: prevenção de doenças;
  • 5: riqueza, entusiasmo e criatividade;
  • 6: harmonia, sorte e prosperidade;
  • 7: boa saúde;
  • 8: sorte e crescimento de negócios;
  • 9: fortuna e sorte em todos os setores da vida;
  • 10: completude e perfeição;
  • 21: bênçãos poderosas em toda a sua vida;
  • Torres de bambu: escalada e ascensão profissional.

Como usar o bambu da sorte na sua casa?

bambu da sorte

Além de prestar atenção no número de caules, a tradição chinesa diz que é essencial usar uma fita de cetim vermelha amarrando o bambu.

Isso não é por acaso, já que o vermelho, para o feng shui, representa o fogo, oferecendo resistência e boa saúde.

Apesar de ser possível comprar o bambu da sorte, diz a tradição que quando a planta é dada de presente o seu poder aumenta.

Cômodo da casa

Outra questão muito importante é sobre o posicionamento da planta dentro da sua casa. O ideal é posicioná-lo onde o seu efeito for mais efetivo. Por isso a recomendação é colocá-lo no setor leste da sua casa, se a intenção for favorecer questões familiares e no sudeste se a intenção for trazer mais riqueza.

Cinco elementos

bambu da sorte

Ainda diz a tradição que é fundamental decorar o bambu da sorte com os 5 elementos do feng shui: terra, fogo, metal, água e madeira.

A água já está presente nas regas e a madeira no caule do bambu. Para a terra, coloque a planta em um vaso com pedras. O vaso pode ser de cerâmica ou de vidro. No caso dos vasinhos de cerâmica, use uma moeda junto para representar o metal.

Por fim, lembre-se de amarrar a fita vermelha para representar o fogo.

Cuidados com o bambu da sorte

Para que o seu bambu da sorte viva por um bom tempo e traga as energias esperadas, é essencial cuidar muito bem da plantinha. Veja alguns pontos essenciais para isso.

Vaso

bambu da sorte

Esse é o primeiro passo e a escolha deve estar de acordo com o tamanho da planta. O recomendável é optar por um vaso grande e fundo, com algumas pedras no fundo para estabilizar o bambu.

bambu da sorte

Outra possibilidade é manter o bambu em água. Para isso, é fundamental assim que as raízes começarem a se desenvolver que elas fiquem totalmente cobertas pela água. Quanto mais alta no caule a água estiver, mais a planta conseguirá se desenvolver.

Rega e luminosidade

bambu da sorte

O bambu da sorte não é uma planta para ser cultivada em luz plena. O ideal é deixá-lo em um local com meia luz ou luminosidade difusa.

Se ele estiver plantado na terra, é importante mantê-la sempre úmida (não encharcada). A rega deverá ser feita sempre com água filtrada ou mineral. Se ele for mantido em água, também é preciso usar filtrada ou mineral porque a água da torneira contém substâncias que podem enfraquecer ou até matar a planta.

Para quem deseja cultivar o bambu em água, é essencial trocá-la, pelo menos, 1 vez por semana, sempre enxaguando o vaso, os eixos e até a própria planta todas as vezes em que realizar a troca. Outra recomendação é usar seixos no fundo do recipiente, de modo a manter o bambu ereto.

Quem preferir, pode usar um pouco de fertilizante junto da água, o NPK é o mais usado e você deve seguir as recomendações do fabricante.

Formatos

bambu da sorte

Com a popularização do bambu da sorte também aqui no ocidente é possível encontrar a planta em vários formatos. Os mais comuns são:

  • hastes retorcidas;
  • hastes retas (que é o estado natural da planta na natureza);
  • em formato de S (sendo possível encontrar espécies de até 75cm de altura);
  • hastes em espirais (é a forma mais difícil e que exige uma técnica mais apurada).

Para quem deseja um bambu retorcido, a dica é já comprá-lo pronto porque esse é um processo bem difícil de ser feito e exige conhecimentos e técnicas próprias.

Poda

Você notará que o seu bambu crescerá de forma desordenada, principalmente nos casos em que a amarração não é bem realizada. Por isso, a poda é tão importante.

É possível fazê-la com uma tesoura pequena e ir retirando os ramos mais rebeldes e que não deixam a planta harmônica. Só tome cuidado para realizar a poda com um bom tempo entre uma e outra, preferindo realizar o processo apenas quando as folhas começarem a se alastrar.

Dica extra

É importante sempre ficar de olho na coloração das folhas. Se notar que elas estão amareladas, isso pode significar luz solar muito forte e direta ou ainda uso de água inadequada (de torneira, com muito cloro ou com aditivos químicos).

Se você notar essas folhas, é importante retirá-las da planta e buscar modificar os agentes causadores do problema.

Caso o seu bambu comece a murchar ou venha a morrer, além da falta de cuidado, isso pode indicar também má sorte. O ideal é trocar por uma planta nova e cuidar dela direitinho para evitar que venha a morrer.

Inspirações com bambu da sorte

Já está convencido de que o bambu da sorte é uma ótima planta para se ter em casa – e ainda modificar as energias do ambiente? Veja algumas inspirações com o uso da planta.

bambu da sorte

bambu da sorte

 

bambu da sorte

bambu da sorte

bambu da sorte

bambu da sorte

bambu da sorte

bambu da sorte

bambu da sorte

bambu da sorte

bambu da sorte

bambu da sorte

bambu da sorte

bambu da sorte

bambu da sorte

bambu da sorte

bambu da sorte

bambu da sorte

bambu da sorte

bambu da sorte

 

E, então, gostou das nossas dicas sobre o bambu da sorte? Se você ainda ficou com alguma dúvida, é só deixar um comentário pra gente!

 

 

 

Bambu da sorte: tire todas as suas dúvidas sobre essa planta mística!
5 (100%) 1 vote

Continue lendo em nosso site: