Dicas preciosas de como ter um guarda roupa organizado

Quando pensamos em guarda roupa várias ideias podem surgir na nossa mente de acordo com a situação que o nosso se encontra: desorganizado, sem espaço, lotado de roupas que você nem usa mais, tudo misturado…Infelizmente é muito fácil que guarda roupas virem um desastre quando não existe organização de peças e lugares estabelecidos para cada uma. Se importar em ter um espaço organizado é muito mais que deixar seu quarto bonito, é também saber onde se encontra cada peça de roupa ou acessório que você possui e assim te poupar tempo, é reduzir o estresse e a frustração de gastar minutos do seu dia procurando por alguma roupa que você sabe que tem, mas não encontra nunca e principalmente é ter uma visão de tudo que você já possui, isso facilita sua decisão de compra e pode até te ajudar a economizar um pouco de dinheiro.

Se você precisa organizar seu guarda roupa esse artigo é perfeito para saber como começar e principalmente como manter seu espaço de roupas mais em ordem possível:

Comece separando roupas que você não usa mais

Se você é da turma dos acumuladores, chegou a hora de desapegar de tudo aquilo que você não usa mais e dar espaço a coisas novas e que de fato terão serventia para você. Roupas velhas, rasgadas, machadas ou que simplesmente você não sente mais vontade de usar não precisam ficar guardadas ocupando uma área que poderia estar sendo usada para otimizar o seu espaço. Existem várias alternativas para essas roupas, como reforma-las, criar outras e caso elas ainda estejam com uma qualidade razoável você pode até fazer doações.

Uma forma de saber quando está na hora de se desfazer de alguma roupa é analisando quanto tempo você não a usa. Separe as roupas que você não usa a meses ou até anos e repense se elas ainda poderiam ser usadas por você, em caso negativo está na hora de elas mudarem de lugar.

Engordou e está cheio de peças que não servem em você? Talvez esteja na hora de investir em roupas plus size masculino ou feminina e se desfazer do que não é do seu tamanho. Além de estar ajudando outras pessoas você vai ter mais espaço para organizar suas roupas.

Fonte: Pinterest

Tenha só o que você realmente precisa

Estamos em uma era extremamente consumista, compramos de tudo o tempo todo e muitas vezes compramos coisas que realmente não precisamos e isso não é só em relação a roupas, mas em relação a tudo. Existem pesquisas que apontam que não usamos com frequência nem 50% das nossas roupas e isso passa despercebido por nós devido a correria do dia a dia, afinal quase ninguém tem tempo de ficar horas escolhendo roupas para usar cotidianamente. Quem nunca reclamou de estar sem roupas para usar em determinada ocasião quando na verdade não cabe mais nada no guarda roupa?

Para descobrir o que realmente precisa estar com você, separe um tempo para ver todas as peças que você possui, faça como se estivesse em uma loja olhando roupas para comprar e separe aquelas que você tem certeza que vai usar. Guarde em outro espaço aquelas que você não se sentiu atraída e passe algumas semanas só com as selecionadas, se você não sentir falta das outras é porque você não precisa mais delas. Você vai se surpreender com a facilidade que será escolher suas roupas quando não existem opções que não são válidas para te distrair.

Fonte: Pinterest

 

Use todo o espaço do seu guarda roupa

Normalmente um guarda roupa é repartido em vários compartimentos que usados com sabedoria podem facilitar muito sua vida. É importante usar todos eles de forma que colabore com sua busca por roupas e acessórios sem perder tempo ou se estressar. Use todos os espaços que ele oferece, use as gavetas, mas tome cuidado para não sobrecarregar e diminuir a vida útil do seu móvel, lembre-se de sempre priorizar peças leves para gavetas.  Também use as portas caso seja possível, existem alternativas que além de charmosas também facilitam muito para guardar bijuterias e óculos por exemplo. O “teto” do seu guarda roupa também pode ser aproveitado para guardar objetos, malas e até calçados que você não com tanta frequência. Otimize ao máximo, mas respeite cada espaço.

Fonte: Pinterest

 

Deixe as roupas penduradas ao invés de dobrá-las

Tendemos a olhar primeiro as roupas que conseguimos identificar e essas roupas logicamente são as que ficam penduradas por isso prefira organizar suas peças penduradas na maior quantidade possível. Para facilitar ainda mais suas escolhas de looks, existem mais dicas muito uteis:

  • Coloque apenas uma por cabide
  • Deixe peças que tenham semelhanças próximas, como calças, blusas, saias, vestidos, camisas, etc.

  • Também separe por cores, de preferência começando pelas mais claras como as brancas e terminando nas mais escuras, pretas.

  • Separar suas roupas por seções também é interessante, afinal você já saberá em que parte do guarda ir para cada situação diferente que você precisar, por exemplo, um espaço para roupas do dia a dia, outro para trabalho, outro para festas…

  • Use as gavetas com inteligência. Separe uma apenas para roupas íntimas (você pode fazer compartimentos com caixas para cuecas e meias ou calcinhas e sutiã), outras para roupas menores como bermudas, camisas para ficar em casa, mas cuidado para não esquecer que você tem roupas nelas e acabar ficando sem usá-las.

Fonte: Pinterest

Continue lendo em nosso site: