Tudo o que você queria saber sobre Feng Shui!

Saiba o que é o Feng Shui e como aplicá-lo nos diversos ambientes da sua casa ou empresa, trazendo mais equilíbrio e atraindo energias positivas!

A ciência milenar chinesa conhecida como Feng Shui tem a cada ano ganhado mais adeptos aqui no Brasil, ajudando a equilibrar as energias dos ambientes e a tornar a nossa vida mais leve e próspera.

Por desconhecimento podemos, muitas vezes, influenciar nas energias dos espaços, o que pode causar problemas como dificuldades de dormir, interferências na comunicação, problemas de saúde e até questões emocionais.

Para o Feng Shui, a resolução de todas essas questões está no equilíbrio energético e na distribuição correta dos móveis e objetos da casa, transformando os espaços e ajudando a deixar a nossa vida mais bem equilibrada.

Quer saber mais sobre a técnica chinesa e modificar os seus espaços de forma correta? Continue a leitura e saiba tudo sobre o Feng Shui!

Mas, afinal, o que é o Feng Shui?

Muito tem se falado atualmente sobre o Feng Shui, mas você sabe exatamente o que é e quais são seus preceitos?

Essa ciência milenar chinesa é responsável por estudar os efeitos da energia sobre os ambientes – seja ele natural ou construído ─ e também sobre as pessoas que ali habitam, relacionando essas energias com a saúde, os relacionamentos e a prosperidade dos habitantes.

Para quem estuda essa técnica, todos nós fazemos parte do Universo e devemos buscar estar em harmonia com ele, assim, com o conhecimento certo, é possível manipular o nosso espaço, de maneira a nos posicionarmos de forma adequada para nos beneficiarmos do fluxo energético gerado pelo Universo, pela Terra e pelas demais construções do nosso planeta.

o que é o Feng Shui

Os chineses desenvolveram o Feng Shui observando, durante séculos, os efeitos das forças do Universo sobre os seres humanos, aprendendo as maneiras corretas de harmonizar o homem com a natureza, seu tempo e espaço.

A ciência surgiu há cerca de 3 mil anos e continua sendo enriquecido pelas novas descobertas do homem, se adaptando a nossa vida atual e ajudando as pessoas ao longo do tempo.

O que o Feng Shui pode trazer para a minha vida?

O principal efeito do Feng Shui é o equilíbrio que pode ser sentido em todos os aspectos da nossa vida. Através dessa ciência, você poderá melhorar e manter a sua saúde emocional, física e espiritual, além de harmonizar os seus relacionamentos.

Outros benefícios trazidos pela prática estão relacionados à prosperidade, aos ganhos financeiros, a prevenção de problemas legais, brigas e até furtos e roubos.

O que o Feng Shui pode trazer para a minha vida

Em geral, os efeitos podem ser sentidos quase imediatamente após serem seguidas as orientações. Mas, é importante não canalizar totalmente para o Feng Shui as responsabilidades quanto às modificações, já que nem sempre alcançar a riqueza ou a felicidade, por exemplo, pode depender das práticas da técnica.

Para a cultura chinesa, as características da nossa vida são determinadas por 5 fatores, sendo o Feng Shui apenas um deles:

  1. Feng Shui (ou ambiente) capaz de influenciar a sua qualidade de vida e que pode ser modificado pelo homem;
  2. Ming (ou destino) que é o que trazemos antes do nascimento, as características imutáveis da nossa vida e que podem ser identificadas através de um mapa astral, por exemplo;
  3. Daode (ou virtude) relacionado ao benefício que você faz ao seu semelhante, associado ao desenvolvimento espiritual e moral;
  4. Yun (ou sorte) que são os períodos desfavoráveis e favoráveis por que passamos durante nossas vidas e que também podem ser reconhecidos através da astrologia;
  5. Dushu (ou educação) que é o quanto você se dedica ao seu aperfeiçoamento pessoa, incluindo o desenvolvimento do autoconhecimento e também psíquico e mental.

Como aplicar o Feng Shui?

Diferente do que muitas pessoas acreditam, o Feng Shui tradicional não usa de elementos de cura como cristais, espelhos, sinos ou flautas. Ele é bem mais versátil e pode ser aplicado a uma infinidade de espaços, dentro de várias culturas.

Para equilibrar a energia de um ambiente, você deverá focar seus trabalhos na Teoria dos 5 elementos – que também é usada na Medicina Chinesa.

De acordo com essa teoria, tudo o que existe (seja material ou energia) pode ser classificado dentro de 5 categorias de energia: madeira, fogo, terra, metal e água.

Como aplicar o Feng Shui

Para o Feng Shui, cada ambiente possui um tipo específico de energia que interage com as demais energias do mundo físico. Assim, quando as energias presentes são nocivas, devemos usar os conhecimentos do Feng Shui para neutralizá-las.

Outro conceito importante e que você deverá sempre considerar é o de Yin-Yang, já que alguns ambientes deverão ter predomínio de energia yin ou yang, como os ambientes de trabalho, onde a energia predominante deverá ser yang (ativa) e os quartos de dormir, onde a energia deverá ser yin (passiva).

O ideal é considerar o Feng Shui já no seu projeto de construção, estipulando o formato da nova construção, o posicionamento dos cômodos, as circulações internas e outras questões.

Como aplicar o Feng Shui

Durante uma reforma ou na decoração dos ambientes, a técnica também pode estar presente, ajudando a modificar os usos dos cômodos, as cores dos espaços e até os revestimentos de acordo com a necessidade de balanço energético.

Dicas de Feng Shui para os cômodos da casa

  1. Entrada Principal

Dicas de Feng Shui para os comodos da casa

Evite usar espelho em frente à porta de entrada, já que o reflexo poderá expulsar a sorte. Se quiser usar o espelho, coloque-o em corredores próximos à porta, ajudando a trazer boas energias.

Dicas de Feng Shui Entrada Principal

Os elementos decorativos (como quadros, esculturas e vasos de planta) devem estar perto da porta de entrada, demonstrando que você é um bom anfitrião. Mas, evite colocar esses objetos de forma a impedir a entrada de energia ou obstruindo a abertura da porta.

Dicas de Feng Shui Entrada Principal

Sempre ilumine de forma adequada a entrada principal, passando ao seu convidado à sensação de aconchego.

  1. Sala de estar

Coloque o sofá próximo da parede, mantendo o campo de visão aberto e transmitindo segurança, estabilidade e proteção.

Dicas de Feng Shui Sala de estar

O centro da sala é o ponto responsável por irradiar paz e força e por isso pode receber ênfase na sua decoração, como com uma mesa de centro, um tapete, um lustre ou com objetos de forma arredondada.

Dicas de Feng Shui Sala de estar

As cores naturais de terra e branco devem ser usadas por quem deseja sentir tranquilidade e paz. O ideal é mesclá-las com cores mais vivas (como o vermelho e o laranja) buscando incentivar a conversa e a socialização.

Dicas de Feng Shui Sala de estar

  1. Cozinha

Os equipamentos relacionados ao elemento fogo (como o micro-ondas e o fogão) devem ser separados com mobiliários de madeira ou de aço de elementos água (geladeira e máquina de lavar louça). Assim, a energia do ambiente não é dissipada.

Dicas de Feng Shui Cozinha

É importante que a cozinha seja sempre bem iluminada, seja pela luz natural ou artificial, aumentando a sensação de segurança.

Dicas de Feng Shui Cozinha

  1. Banheiro

Quando o assunto é fuga de energia, um dos principais “culpados” pode ser o banheiro, principalmente devido a circulação de água.

Dicas de Feng Shui Banheiro

Por isso, crie o hábito de deixar a porta sempre fechada. Além do escape de energia, esse hábito ainda pode diminuir os casos de briga de família (que acontece caso a porta do banheiro esteja alinhada com a porta de entrada).

Dicas de Feng Shui Banheiro

Conserte os vazamentos, além de diminuir a conta de água, isso ainda irá ajudá-lo a ter mais equilíbrio energético na sua casa.

Uma maneira de estabilizar as vibrações é usando vasos com plantas naturais, trazendo o elemento terra para o espaço.

  1. Quarto de casal

Como a energia do nosso planeta está canalizada na posição Norte é importante que a cabeceira da cama esteja disposta nesta posição.

Dicas de Feng Shui Quarto de casal

Mas, cuidado, porque se a parede norte do quarto for a que passa o sistema hidráulico, então não coloque a cabeceira nela, porque isso poderá dificultar o seu sono.

Livre-se da bagunça ou de objetos em desuso, isso facilita a harmonia do casal. Entulho significa energia parada.

Dicas de Feng Shui Quarto de casal

Evite colocar prateleiras e armários sobre a cama, que dão uma sensação de opressão, o que pode levar a sono agitado e dores no corpo,

  1. Quarto de criança

A madeira é o elemento relacionado a vida e ao crescimento e por isso pode estar presente com mais ênfase no quarto dos filhos, com painéis e móveis de madeira.

Dicas de Feng Shui Quarto de criança

Evite colocar no quarto, TV e computadores, porque esses aparelhos emitem ondas magnéticas capazes de prejudicarem o sono. Caso tenha de instalá-los no ambiente, tente deixar uma distância mínima de 1.5m da cabeceira da cama.

Dicas de Feng Shui Quarto de criança

Gostou de saber mais sobre o Feng Shui? Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário pra gente!

 

Tudo o que você queria saber sobre Feng Shui!
5 (100%) 1 vote

Continue lendo em nosso site:

1 Comment

  1. Erick Liesner

    Boa tarde,
    Prezados,
    Estou reformando o quarto do meu filho de 3 anos e resolvi fazer feng-shui, então andei pesquisando mais ninguem que tenha escrito sobre fala da posição dos armarios (guarda-roupas) no quarto, se posso colocar na mesma parede da porta ou do lado da porta.

Comments are closed.