Quilling: o que é, como fazer e muito mais!

quilling

Você conhece o quilling? A técnica artesanal usa papel para criar peças lindas. Confira!

Pode ser que o termo “quilling” não lhe seja muito familiar. Mas com certeza você já se deparou com algumas peças lindíssimas produzidas usando essa técnica artesanal bem antiga.

Apesar de muitas vezes não parecer (já que o resultado final é incrível), todo o processo é feito com papel ou fitas de cetim e é possível produzir cartões, bijuterias e até enfeites para a casa.

Ficou interessado? Então continue a leitura!

O que é quilling? Como surgiu?

A história da técnica é bem antiga. Acredita-se que ela tenha começado com os chineses e japoneses e tenha sido levada para a Europa no Renascimento. Entre os séculos XVI e XVII se tornou bastante popular devido ao seu uso para a decoração religiosa, aparecendo em painéis e brasões. Um exemplo é a Capela Cistina, no Vaticano, com vários painéis que usam essa técnica.

quilling

Depois de passar um tempo “fora de moda”, o quilling voltou a brilhar, com adeptos espalhados por todo o mundo. Hoje, até alguns artistas famosos usam a técnica para criar suas obras, como é o caso dos irmãos Campana, responsáveis pela criação da coleção Sushi: uma edição limitada de móveis que imitam o quilling.

Outro exemplo é a russa Yulia Brodskaya que trabalha com as tirinhas de forma tão peculiar que conseguiu criar um estilo próprio de quilling.

É claro que, com o passar do tempo, a técnica foi aprimorada. Atualmente são usados papéis de diferentes gramaturas, desde que eles sejam moldáveis e coloridos nos dois lados. Porém, a maneira de usar esse material continua a mesma: fazendo pequenos rolinhos que, quando unidos, formam um desenho.

Como dissemos na introdução, hoje o quilling pode ser usado para desenvolver vários itens, como: caixas, quadros, convites, scrapbooking, mandalas, guirlandas, molduras, painéis, bijuterias e muito mais.

Uma das principais vantagens do quilling é o seu custo bem baixo (já que você só precisa, basicamente, de papel, cola e paciência), o que permite que muitas pessoas comecem a produzir suas peças com esse tipo de artesanato.

Como fazer quilling? Dicas para iniciantes!

Se você quer começar a trabalhar com quilling, é preciso primeiro reunir os materiais e depois seguir algumas dicas que separamos. Veja só.

Materiais

A lista não é muito extensa – e é justamente por ser acessível que o quilling tem se tornado cada vez mais popular.

O papel, claro, é o item obrigatório. E o ideal é usar papéis com gramatura entre 80 e 120g, que são mais fáceis de manusear e trabalhar. Também é importante que o papel escolhido seja colorido dos dois lados, deixando o resultado final mais bonito. É possível cortar o papel ou comprá-lo já em tirinhas.

Além disso, você precisará de tesoura (ou estilete) e cola branca. Isso é o básico para começar. Quem já está mais avançado pode também mesclar o uso de outros materiais, como as fitas de cetim ou até algumas ferramentas, como formas e medidores de papel, mas quem não tem esses itens pode trabalhar normalmente.

Dicas para começar

Depois de separar o material, é hora de colocar a “mão na massa”, certo? Se você não encontrou nenhum papel ou quer começar com o que tem em casa, pode usar folhas de revista. O único cuidado deverá ser na hora de cortar as tiras que precisam ser de tamanhos iguais e bem fininhos.

Para ficar mais fácil, você pode começar cortando tiras de 1 cm de largura e bem compridas. Aí, vá enrolando as tiras usando um palitinho de madeira (pode ser esses de churrasco), ou ainda uma agulha.

Na hora de enrolar, não aperte muito a tira. Quando terminar, é só passar cola branca no fim da ponta. Tome cuidado com a quantidade de cola, porque se você passar muito poderá ser difícil manipular o rolo.

Existem muitos passo a passo e vídeos ensinando técnicas de quilling para quem está começando. Uma dica muito bacana é fazer o trabalho sobre uma tampa de uma caixa de MDF. Assim, você precisará fazer menos rolos, tornando o trabalho mais fácil.

Para calcular a quantidade de papel necessária, calcule separadamente a quantidade de tiras de papel por cada parte da figura, e então multiplique pela quantidade total de peças.

Nós separamos alguns passo a passo que podem lhe ajudar. Confira.

quilling pap

quilling pap

quilling pap

Vídeos

Também é possível encontrar alguns vídeos para iniciantes, com dicas importantes e vários passo a passo. Veja os que separamos e podem lhe ajudar!

Ideias e inspirações com quilling

Já está convencido de que o quilling é uma técnica linda e bem fácil de começar? Nós separamos algumas inspirações para você começar (ou variar) a sua produção. Veja só.

Quadros

Os quadros são, de longe, os itens mais buscados com essa técnica. Afinal é possível criar peças lindas, coloridas e bem diferenciadas. Para os quartinhos infantis, esses quadros são lindíssimos, mas você também pode criar peças com nomes, animais, flores e muito mais. Veja algumas ideias.

qulling quadro

qulling quadro

qulling quadro

qulling quadro

qulling quadro

qulling quadro

qulling quadro

Mandalas

As mandalas estão em alta na decoração e, além de deixarem os ambientes lindos, ainda ajudam a equilibrar as energias. Elas também podem ser feitas em quilling e expostas nas paredes dos quartos, salas, escritórios e muito mais. Veja quantas ideias lindas e coloridas.

quilling mandala

quilling mandala

quilling mandala

quilling mandala

quilling mandala

quilling mandala

quilling mandala

Cartões e convites

Outro uso muito comum do quilling é para as capas dos cartões ou convites de aniversário, casamento, entre outros. Afinal, a técnica ajuda a personalizar ainda mais esses itens, deixando-os como uma verdadeira obra de arte e surpreendendo quem recebe. Veja só algumas inspirações.

quilling cartão

quilling cartão

quilling cartão

quilling cartão

quilling cartão

quilling cartão

quilling cartão

quilling cartão

quilling cartão

Caixas

A técnica ainda pode ser aplicada sobre a tampa de caixas de MDF ou de outro material, ajudando a personalizar ainda mais e, claro, trabalhando ao lado de outros tipos de artesanato. Veja mais.

qulling caixa

qulling caixa

qulling caixa

qulling caixa

qulling caixa

qulling caixa

qulling caixa

Bijuterias

Além de todas essas ideias, você também poderá usar as suas peças feitas com quilling, como lindas bijuterias. Olha só quanta ideia lindíssima!

quilling bijuteria

quilling bijuteria

quilling bijuteria

quilling bijuteria

quilling bijuteria

quilling bijuteria

Outras ideias

Como dissemos, o quilling é uma técnica extremamente versátil e pode ser usada de várias maneiras. Veja mais inspirações incríveis que separamos!

quilling

quilling

quilling

quilling

quilling

 

quilling

quilling

quilling

Como você viu, o quilling é uma técnica artesanal muito antiga e que utiliza pequenos rolinhos de papel para formar lindas imagens – que podem ser aplicadas em um quadro, em um convite ou cartão, em cima de caixas e até para a produção de bijuterias.

Você gostou deste post? Ainda tem dúvidas? É só deixar um comentário pra gente!

 

Quilling: o que é, como fazer e muito mais!
5 (100%) 1 vote

Continue lendo em nosso site: