Aprenda a escolher a cor para a parede da sala

cor-para-a-parede-da-sala12

Está querendo redecorar a sua sala? Então veja nossas dicas para escolher a cor para a parede da sala!

Sabe quando a gente entra em casa e não aguenta mais olhar para os mesmos móveis e a mesma sala? Pois esse é o momento ideal para dar uma redecorada no cômodo. E a melhor forma de fazer isso é modificando a cor do ambiente. Para não errar na escolha –e se arrepender depois- separamos algumas dicas que podem lhe ajudar a escolher a cor para a parede da sala!

– Antes de começar a escolher a cor para a parede da sala

Quando pensamos em redecorar um cômodo, queremos logo começar a colocar a ‘mão na massa’, não é mesmo? Mas, saiba que antes de iniciar as mudanças é preciso fazer uma análise da sua sala de estar. Veja se é necessário corrigir as irregularidades da superfície da parede, como pequenos buracos, reboco fraco e pintura velha.

Outro item que deve ser pensado é qual efeito deverá ser dado com a nova cor: a intenção é ampliar a sala de estar? Ou deixa-la mais alta? Qual será a parede de destaque? Os móveis serão mantidos e quais as cores desses?

Todas essas respostas são importantes para se poder decidir a cor para a parede da sala e também saber como ela irá conversar com o restante da decoração.

cor-para-a-parede-da-sala1 cor-para-a-parede-da-sala2

–  Aprenda a escolher a cor para a parede da sala para ampliá-la

Para ampliar qualquer cômodo, a aposta é sempre em cores e tonalidades claras, que tragam sensação de conforto. Não fique apenas no branco, use tons de amarelo, palha e até cinza ou rosa claro, por exemplo. Para não deixar o ambiente sem graça, ouse nas cores das almofadas, cortinas e outros itens de decoração.

A dica de ouro para deixar sua sala pequena mais atraente é evitar o bege. Opte pelo branco ou cinza (caso prefira essa palheta de cores) porque eles combinam com vários tipos de decoração como moderna, clássica ou contemporânea e não dão aquele aspecto ‘sem graça’.

cor-para-a-parede-da-sala3 cor-para-a-parede-da-sala4 cor-para-a-parede-da-sala5

– Aprenda a escolher a cor para a parede da sala retangular

Cômodos retangulares e compridos podem ser amenizados usando tinta em tons mais escuros nas paredes maiores, o que ajuda a dar a sensação de encurtamento do ambiente. A ideia é fazer com que a sala não fique tão comprida, mas se assemelhe a um quadrado.

cor-para-a-parede-da-sala6 cor-para-a-parede-da-sala7

– Aprenda a escolher a cor para a parede da sala quadrada

Já para quem quer ampliar uma sala quadrada, é preciso aplicar uma cor em tom mais escuro em duas paredes – uma de frente para a outra-. Para não errar, escolha cores para a parede da sala como marrom, cinza, cáqui ou vermelho fechado que trazem vida ao ambiente e combinam com praticamente todo o tipo de decoração.

cor-para-a-parede-da-sala8

– E o teto?

Se o teto da sua sala for alto, escolha uma cor mais escura para trazer mais sensação de aconchego. Já para lugares que necessitam parecer mais altos, o ideal é deixar o teto pintado em uma cor clara.

parede da sala parede da sala

– Como dar destaque?

Para trazer mais personalidade a sua decoração, opte por cores fortes e escuras como azul marinho e amarelo ovo. Em locais pequenos também é possível fazer um destaque com tons mais escuros, que ajudam a deixar a sala mais aconchegante.  Nesse caso, escolha apenas uma parede para receber a tonalidade e depois capriche na iluminação.

Se a sua intenção é deixar uma parede listrada, escolha uma cor predominante (de preferência que mais se adeque a sua decoração) e intercale com cores neutras como o branco.

Na hora de escolher a parede de destaque, opte pela mais importante – não necessariamente a maior- aquela que costuma atrair mais o olhar, como a que receberá a televisão, por exemplo, ou outro móvel importante.

parede da sala parede da sala

– E os móveis?

Para não deixar o ambiente sobrecarregado, não use a mesma cor para a parede da sala  e os móveis. Se os seus móveis são coloridos, mescle com tons neutros na parede e vice versa.

As cores e o feng shui

Branco: representa a espiritualidade, a paz e a pureza.

Cinza: está ligada ao equilíbrio dos opostos, pois une o preto e o branco e simboliza a solução dos conflitos.

Preto: é a cor da sobriedade, da seriedade, do poder e da autoridade. Seu uso deve ser moderado nos ambientes para não torna-los negativos.

Marrom: tom terroso ligado ao crescimento e a vida, está associada a saúde e a natureza.

Vermelho: relacionada ao elemento fogo, é a cor do sangue, da vida, da força e da energia vital máxima. Use-a se quiser fazer com que as pessoas interajam entre si.

Rosa: passa a sensação de pureza, felicidade e romantismo, possui uma energia suave, representando a vitalidade e a união do material e do espiritual.

Amarelo: contribui para a felicidade e simboliza o luxo, trazendo alegria para o cômodo.

Veja também nosso artigo sobre: Cores Modernas para Pinturas de Casas

E você, o que achou do nosso guia para encontrar a cor para a parede da sala? Conte pra gente!

Aprenda a escolher a cor para a parede da sala
5 (100%) 1 vote

Continue lendo em nosso site:

29 comments

  1. marilene de Oliveira Possari

    Muito bom ter encontrado está página,estou com muitas duvidas com a cor da salas minha casa é sobrado, estou animada com o tom amarelo,um tom sobre tom. Podem me dar uma opinião? Obrigada bj

    • André Mengatto

      Realmente o Amarelo tom sobre tom igual a 2a foto deste artigo fica bem legal.
      Mas tem que ver se combina com a decoração e os moveis do ambiente.
      Com uma pintura assim precisa de uns móveis mais clean com cores claras para combinar melhor.

  2. marilene de Oliveira Possari

    Muito bom este assunto sobre cores, quero pintar minha sala mais estou com muitas duvidas, se puderemme ajudar, estou animada com as cores amareladas. Obrigada

  3. Cristhiane

    Olá quero mudar a cor da sala. Ela é. Verde e o sofá. Tbm. Qual cor devo usar agora.???
    O que vai combinar melhor?

    • André Mengatto

      Recomendo que você use o aplicativo coral visualizer no seu celular que você pode ter uma noção de como fica a parede em varias cores diferentes para você achar que mais gosta.

  4. FABIO

    Olá, boa tarde. Eu moro em um apartamento de 65 metros quadrados, tenho uma sala de estar retangular que também tem possui mesa de jantar. As paredes e o teto são pintados da cor camurça e os móveis (mesa, cadeiras e rack), são da cor tabaco. Adquiri recentemente um sofá retrátil azul marinho e gostaria de pintar a parede que fica atrás do sofá com outra cor, qual você me indicaria ? Pensei no amarelo !

  5. Stefani Fernandes

    gostaria de saber se pinto toda a sala de estar de turquesa ou apenas uma ou duas paredes pois os moveis serão marrom? pode me ajudar?

  6. Ana paula

    Olá! Boa tarde! Será que se eu pintar a sala com palha e por uma parede marrom fica legal?

  7. Tatiane Alves

    Boa tarde amigo quero pintar uma parede da sala mais não sei se quiser cor combina com os moveis da sala pois os moveis são todos azul? O vc poderia me ajudar

  8. Carlos Dessa

    Boa noite, gostaria de uma opinião de uma cor de parede que combine com esse rack por gentileza. http://www.larshopping.com.br/home-dubai-3.html

    • André Mengatto

      Conforme a foto, acho que cores mais claras e suaves como gelo, branco sereno, bege.
      Um papel de parede acho que também pode ficar legal.

  9. Marta

    Olá, tenho o sofá cinza, home preto e cinza, poltrona vermelha, e uma outra home em marrom e amarelo, quero uma parede de destaque na sala, que cor devo usar?

  10. Nise

    Bom dia,eu queria uma sugestão.meu sofá é vermelho, qual cor melhor de se pintar a sala.obrigada

  11. Nice.olive@hotmail

    Meu sofá e vermelho que cor combina na pintura da paredes

  12. Nice.olive@hotmail

    Meu sofá e vermelho que cor das paredes combina

  13. Pingback: Pisos para cozinha: encontre o certo para a sua casa! -

  14. vivi

    meu sofá é vermelho e os móveis são mocaccino..gostaria de pintar a parede onde fica o painel que cor posso pintar???

  15. Marilene Serafim de melo

    Oi boa noite meu nome é mari meu sofá e corino preto qual seria uma cor de tinta numa parede

  16. Roseane

    bom dia !estou precisando de uma dica, minha sala e quadrada e meus móveis são tons claros ,estou pretendendo colocar a cor palha, mais queria destacar uma parede a que fica a tv.obg!

  17. Girlene

    Oi boa noite!minha sala é quadrada e meu sofá preto gostaria de saber qual cor combina na parede da sala ??

  18. Simone

    Boa noite.
    As paredes do meu quarto são amarelo claro (creme), tenho uma cadeira vermelha e pretendo ter uma cabeceira vermelha também. Que cor ficaria legal nos móveis (guarda roupa e mesa de trabalho)?

    • André Mengatto

      Sem ver o ambiente, não tem muito como saber.
      Peça amostras de MDF do marceneiro que vai fazer os seus armarios, para você levar para casa e colocar do lado da parede para ver o que fica legal.

  19. Bia

    Tenho móveis tabaco com Branco e sofá verde escuro na sala, piso branco,quero uma parede de uma cor e restante de outra, quais cores combinam????

  20. Glaycon

    Boa tarde pessoal, preciso da ajuda de vocês, eu comprei um sofá retrátil da cor cinza e estou na etapa de escolher a cor ideal para a minha sala, eu optei pela cor “Palha” aquele bem de leve mesmo, acha que ficaria feio no ambiente?

  21. Janete

    gostaria de uma opinião para qual cor pintar minha sala, a mesma não possui janela, a estantante é branca, gostaria de colorir mais tenho medo que fique escura.

Comments are closed.