Como escolher cores modernas para pintura de casas

Imagine um mundo sem cor, seria sem graça, não? Mas usar cores modernas para pintura de casas precisa ser uma escolha harmônica, para que você não canse de olhar para o ambiente ao longo do tempo.

Antes de pensar na combinação perfeita das cores, você precisa levar em conta os pontos a seguir.

Luminosidade: Em ambientes com pouca iluminação, escolha cores mais claras. E se o lugar é bastante iluminado, você pode optar por cores escuras e inclusive, escolher uma única parede do ambiente com uma cor diferente.

Tamanho do ambiente: Se o ambiente é pequeno, o ideal é pinta-lo de cores claras, que darão amplitude ao espaço e a cor poderá ser aplicada nos detalhes da decoração.

Existência ou não de objetos de decoração: A cor da parede pode destacar ou apagar os objetos pregados a ela. Por exemplo, se você quer ter quadros na parede mas sem deixar tanto destaque para eles, pode pintar a parede na mesma cor da moldura. Caso queira deixa-los mais destacados, a cor da parede deve ser diferente da cor das molduras.

Cor certa para cada ambiente: Nos quartos, use cores suaves para trazer tranquilidade e relaxamento. Nas salas e corredores, pode optar por cores mais fortes para trazer alegria, como o vermelho, o laranja e o amarelo, que trazem energia. Nos banheiros, aposte nas cores claras, que dão a sensação de limpeza que o ambiente precisa, como o branco e o gelo. Na cozinha, você pode optar tanto pela opção tradicional e segura de utilizar o branco, ou para deixa-la mais moderna, utilizar cores fortes para destacar algumas partes como armários, balcão e cadeiras.

cores modernas para pintura de casas2

Faça testes com a cor antes de começar a pintura: Essa é a única forma de você saber se a cor que você imaginou e está pensando em escolher realmente ficará boa nas paredes da sua casa. Para isso, você pode pedir amostras grátis ao vendedor, ou comprar uma pequena quantidade da tinta que deseja para fazer o teste.

Como combinar Cores Modernas para Pintura de Casas

Para uma combinação perfeita de cores, é recomendável analisar o círculo cromático, que é uma representação simplificada das cores percebidas pelo olho humano.

cores modernas para pintura de casas

Nele, está o princípio de que existem três cores primárias que são o vermelho, amarelo e azul e, a partir delas, é possível formar todas as outras cores. Há também uma divisão entre cores quentes (vermelho, amarelo, laranja) e as cores frias (azul e verde).

Para deixar a sua casa moderna e colorida, você pode escolher pinta-la toda da mesma cor, mas de tons (intensidades) diferentes. E você poderá brincar com as cores também na decoração da casa.

Para facilitar a sua escolha, combine cores quentes com cores quentes, assim não perderá a harmonia e evitará a possibilidade de erro.

Mas isso não significa que não possa combinar cores diferentes, basta saber como aplica-las. Observe o círculo cromático, as cores que se combinam são as que estão próximas umas das outras. O vermelho combina com o laranja, o azul com o violeta, e assim por diante.

Mas não misture mais do que três cores diferentes, porque pode deixar o ambiente com muita informação. Ao utilizar três cores diferentes, também use três intensidades diferentes, quanto mais presença a cor tiver no ambiente, menos intensa ela deve ser. Isso significa que a cor mais forte deve ser usada apenas em alguns detalhes.

Se você não imagina ter uma casa colorida, mas quer ter destaque em algumas partes para o ambiente não ficar monótono, aposte na combinação branco e preto.

cores modernas para pintura de casas1

Sua casa ficará sóbria, elegante e harmoniosa, porque essa combinação é a forma mais fácil de conseguir isso. Utilizar o cinza como ponte entre as duas cores, também funciona muito bem.

Tenha Alguma Dica ou Opinião Sobre Cores Modernas para Pintura de Casas? Deixe abaixo!

Continue lendo em nosso site:

4 comments

  1. Eduardo Godim

    Muito interessante o artigo. Achei o site porque estava pesquisando assuntos sobre cores.
    As cores primárias e quentes aprendemos desde o ensino básico e fundamental, na minha primário e ginasial. Mas mesmo assim com o passar dos anos acabamos nos esquecendo.
    Acho que faltaram informações dos créditos da autora por conta da ausência de algum plugin. Seria bom revisar isso. No mais, tudo perfeito.

Comments are closed.