Poltrona Charles Eames: saiba a história e como usar esse móvel!

A poltrona Charles Eames é uma das mais famosas do mundo e até hoje brilha na decoração das casas. Saiba como usá-la!

As poltronas e as cadeiras de Charles Eames são ícones da decoração moderna e com certeza você já as viu brilhando em projetos de casas e apartamentos.

Mas, você sabe qual é a história por trás da criação dessa poltrona que atravessou gerações? Ou ainda como incorporá-la na decoração da sua casa? Continue lendo este artigo e saiba tudo sobre o assunto!

A poltrona Charles Eames

Apesar da poltrona receber apenas o nome de Charles Eames, ela foi criada pelo casal Eames, ou seja, por Charles e pela sua esposa Ray Eames. O casal ficou muito famoso no mundo do design de interiores, com criações incríveis como a cadeira DKR, a cadeira DSW e a Poltrona LCW.

A poltrona Charles Eames

As siglas parecem complexas para você? Pois para o casal elas faziam muito sentido. Cada uma das letras, na ordem em que aparecem, estão relacionadas à altura, ao modelo ou material e à base, indicando os usos de cada móvel.

cadeira eames

Uma da que foge a essa regra é a poltrona Charles Eames, considerada até hoje um dos móveis mais desejados. Afinal ela combina com praticamente qualquer estilo decorativo, oferecendo conforto e descanso. A poltrona ainda pode ser usada na decoração da sua casa ou do seu escritório.

A história de sucesso do casal Charles e Ray Eames

Mas antes de falarmos de um dos clássicos mais conhecidos na história do mobiliário, é importante fazermos um adendo e explicar quem foi o casal Eames para a história dos móveis.

A história de sucesso do casal Charles e Ray Eames

Os designers norte-americanos marcaram época na história entre 1940 e 1970 criando mobiliários ousados e com um estilo único e arrojado, misturando materiais e criando peças inconfundíveis.

A história de sucesso do casal Charles e Ray Eames

Charles Eames era arquiteto e designer industrial e Ray Eames era designer, artista e cineasta. Antes de se casarem, eles já davam sinais de que revolucionariam a história. Charles foi premiado na competição “Organic Design in Home Furnishings” graças à sua técnica inovadora de moldagem em madeira. Ray se especializou em pintura expressionista abstrata com Hans Hofmann.

Já atuando em parceria, o casal começou a trabalhar com malha de metal e resina plástica de modo a romper as barreiras do design de móveis. Além disso, eles também começaram a usar materiais bem inovadores para a época, como a fibra de vidro.

São características dos móveis do casal Eames:

  • linhas finas e elegantes;
  • formas modernas e funcionais;
  • traços sutis;
  • toques de sofisticação unidos a simplicidade estética;
  • combinação entre estilo, estética, arte e tecnologia.

A criação poltrona Charles Eames

A poltrona Charles Eames foi criada em 1956. A versão original foi desenvolvida  como presente de aniversário para um amigo de Charles, Billy Wilder, cineasta e vencedor do Oscar de melhor diretor.

A criação poltrona Charles Eames

Ela é feita até hoje da mesma maneira que foi concebida por Charles Eames: com uma estrutura de madeira composta por 7 camadas de cerejeira, cerejeira natural, nogueira ou madeira compensada, base e suportes em alumínio fundido, apoios para os braços de borracha natural e assento em couro.

Contudo, é importante salientar que o nome correto da poltrona é Eames Long Chair ou Ottoman, no caso da poltrona que vem junto do puff.

Hoje apenas existe um representante oficial da poltrona, que é a Herman Miller. A marca foi a responsável por iniciar a produção em massa das poltronas e mantém a mesma linha até os dias atuais, inclusive com a montagem manual de cada uma das peças vendidas.

Porém, é claro, que você poderá encontrar imitações no mercado, mas que não são feitas da mesma maneira idealizada pelo casal Eames e nem com os mesmos materiais.

Cópias não oficiais

No mercado das poltronas não oficiais é possível encontrar modelos com preços variados. O valor depende do quanto a cópia consegue se aproximar da original e claro do tipo de acabamento que será usado, como madeira, couro natural e outros itens que podem encarecer o produto.

A criação poltrona Charles Eames

Para conseguir comprar uma poltrona Charles Eames sem pagar muito, e ainda ter um móvel de qualidade, vale à pena fazer uma boa pesquisa, se atentando a alguns pontos como:

  • tamanho: a original possui 84 cm de largura, 83 cm de profundidade e 85 cm de altura e o puff tem 66 cm de largura, 54 cm profundidade e 38 cm de altura;
  • o acabamento usado;
  • a garantia oferecida;
  • o prazo de entrega;
  • suporte ao cliente.

Como usar a poltrona Charles Eames na decoração da sua casa?

Como dissemos, a poltrona Charles Eames combina muito bem com praticamente todos os estilos decorativos e ambientes. Apesar disso, ela costuma ficar melhor em locais mais espaçosos, mas se você tem uma casa pequena, poderá investir em um modelo semelhante, porém menor do que a original.

Existem muitos ambientes que você pode usar a poltrona Charles Eames. Veja algumas ideias.

Escritório

Nesse ambiente que pode ser o home office ou o seu próprio escritório, a Charles Eames ajuda a trazer imponência e sofisticação, podendo aparecer tanto na sala de espera, como na sua biblioteca particular.

poltrona Charles Eames no escritorio

Os modelos em couro preto ou branco são ótimos para os espaços corporativos e ajudam a criar um “cantinho” para o descanso em meio as longas jornadas de trabalho.

Sala de TV

A poltrona Charles Eames combina muito bem com o conforto necessário para passar longas horas assistindo TV. Você poderá optar por modelos de cores mais clássicas ou tons mais escuros e sóbrios, dependendo da sua decoração.

poltrona Charles Eames na sala de tv

A dica é deixar a poltrona em destaque, já que esse é um móvel que chama bastante atenção. Por isso, prefira outros itens em tonalidades mais neutras, evitando “brigar” com a poltrona.

A Charles Eames fica muito bacana contrastando entre o moderno, com linhas retas, e o antigo.

Sala de estar

Na sala de estar, a poltrona Charles Eames pode ser tanto posicionada próxima ao sofá, como em um canto especial com um belo abajur, favorecendo ao repouso e a leitura.

poltrona Charles Eames na sala de estar

Quem deseja deixar a sala mais moderna, pode investir nas imitações com estampas, que trazem ainda mais irreverência à decoração.

Quarto

O quarto é o ambiente mais convidativo para relaxar. E justamente por isso combina muito bem com a poltrona Charles Eames, desde que haja espaço suficiente, é claro.

poltrona Charles Eames no quarto

Como ela é uma poltrona mais espaçosa, tome cuidado para que o móvel não acabe impedindo a passagem.

Dicas gerais de como usar a poltrona Charles Eames

Fizemos um resumo com algumas dicas bacanas para incorporar a poltrona Charles Eames a sua decoração:

  • tenha certeza de que existe espaço suficiente no cômodo para a poltrona. Se for o caso, opte por modelos com medidas reduzidas;
  • escolha a cor da poltrona de acordo com as cores usadas no ambiente. Se a sua decoração for excessivamente colorida, opte pelas poltronas mais neutras e evite as estampas;
  • a poltrona combina muito bem com móveis e objetos em madeira;
  • decorações clássicas e modernas, com uma pegada mais clean, podem se favorecer bastante com o uso da poltrona, que ajuda a atrair o olhar para o ambiente;
  • se a poltrona for ficar em um canto específico e isolado da sua casa, opte por criar um ambiente para ela, como incluindo um belo abajur, ou um tapete;
  • em ambientes menores, prefira os modelos sem o puff;
  • tome cuidado com a harmonia, evitando outros móveis que também chamem a atenção e dando preferência àqueles com linhas mais retas e tons mais neutros.

Inspirações incríveis de decoração com a poltrona Charles Eames

Depois dessas dicas, ficou mais fácil pensar em como incorporar a poltrona Charles Eames a sua decoração? Então veja quantas inspirações incríveis nós separamos para lhe ajudar!

Dicas gerais de como usar a poltrona Charles Eames

Como usar a poltrona Charles Eames na decoração da sua casa

Como usar a poltrona Charles Eames na decoração da sua casa

poltrona Charles Eames na decoração da sua casa

poltrona Charles Eames na decoração da sua casa

Como usar a poltrona Charles Eames na decoração

Como usar a poltrona Charles Eames na decoração

Poltrona Charles Eames na decoração

Poltrona Charles Eames na decoração

Poltrona Charles Eames na decoração

Poltrona Charles Eames na decoração

Poltrona Charles Eames na decoração

Poltrona Charles Eames na decoração

Poltrona Charles Eames na decoração

Poltrona Charles Eames na decoração

Poltrona Charles Eames na decoração

Poltrona Charles Eames na decoração

Poltrona Charles Eames para leitura

Poltrona Charles Eames para leitura

Poltrona Charles Eames para leitura

Poltrona Charles Eames para sala

Como você viu, a poltrona Charles Eames é um verdadeiro clássico da história dos móveis, unindo elegância, charme, estilo, tecnologia e conforto. Não é a toa que até hoje ela é um dos móveis mais cobiçados em todo o mundo.

Apesar disso, muitas empresas começaram a fabricar modelos semelhantes, com materiais diferentes e tamanhos diversos, permitindo que mais pessoas possam usar essa criação icônica em suas decorações.

Você gostou de saber mais sobre a poltrona Charles Eames? Já deseja usá-la na sua casa? Aproveite e compartilhe este post com os seus amigos em suas redes sociais!

Continue lendo em nosso site: