Cozinhas corredor bem organizadas: dicas infalíveis para a sua casa!

As cozinhas corredor estão cada vez mais comum em casas e apartamentos. Veja dicas para organizá-las e decorá-las!

As cozinhas corredor estão em alta, aparecendo principalmente nas plantas de apartamentos, sendo as mais usadas quando o assunto é aproveitar melhor o espaço. Mas, para quem deseja decorar e organizar esse cômodo, esse tipo de planta pode dificultar as coisas.

Se você também tem uma cozinha corredor e tem dúvidas sobre como dispor os móveis, escolher os armários e assim por diante, continue lendo este artigo!

O que é a cozinha corredor?

A cozinha corredor, como o próprio nome sugere, é aquela estreita, como se fosse um corredor, na qual os eletrodomésticos costumam ficar todos dispostos de apenas um lado.

Esse modelo de cozinha pode ou não ser aberta, no estilo americana, integrando a cozinha a sala de jantar. Normalmente, as escolhas decorativas ficam mais restritas, já que não existe muito espaço para a colocação dos eletrodomésticos e nem dos móveis.

Em muitos casos, as cozinhas ainda fazem divisão com a área de serviço – que também costuma ser pequena, o que torna ainda mais complicado pensar em uma decoração legal e funcional.

Como geralmente essas cozinhas são pequenas, é muito importante que você cuide da decoração, garantindo funcionalidade e ainda conseguindo aproveitar melhor todos os espaços.

Dicas essenciais para cozinhas corredor bem organizadas

Alinhamento da geladeira, pia e fogão

Dicas essenciais para cozinhas corredor bem organizadas

Esses três itens são o coração de qualquer cozinha e por isso deve existir uma lógica na sua triangulação, favorecendo o uso do ambiente e ainda evitando danos aos eletrodomésticos.

O melhor a fazer é alinhá-los em uma mesma parede, tornando o fluxo de trabalho mais racional. A pia deverá esta entre a geladeira e o fogão, separando o frio do quente e evitando que seus eletrodomésticos parem de funcionar.

O forno micro-ondas pode tanto ficar aéreo, em um nicho próprio, como vir integrado a algum dos armários. Caso exista a possibilidade, você poderá colocar o micro-ondas na parede oposta da pia, do fogão e da geladeira, sempre, claro, observando a altura ideal e a posição correta para favorecer o manuseio.

Dicas essenciais para cozinhas corredor bem organizadas

Em relação à geladeira, é sempre preferível que ela fique próxima da entrada da cozinha. Assim, quem for apenas pegar algo rápido não atrapalha quem está cozinhando.

Dica extra: tome muito cuidado com o lado de abertura da geladeira. Nem todos os modelos possuem a opção de trocar o lado de abertura. Assim, se o seu modelo abre a porta para a direita (como é a maioria), coloque-a a direita da pia.

Garanta a circulação

As cozinhas corredor costumam ser muito estreitas, o que significa que você precisará redobrar a atenção quando o assunto é a circulação, garantindo um fluxo tranquilo e a funcionalidade do ambiente.

cozinhas corredor garanta a circulação

O recomendável é ter, no mínimo, 90 cm para conseguir além de circular também abrir os armários. Uma dica bem bacana é evitar usar armários na parede oposta aos eletrodomésticos muito profundos. Os modelos com 40 a 45 cm já são suficientes para guardar muitos itens, sem tornar difícil o fluxo.

Saiba tudo o que precisa ser guardado

Analise tudo o que você precisará guardar, para poder planejar corretamente os armários, já que a disposição vertical de uma cozinha corredor é algo extremamente importante.

cozinhas corredor saiba tudo que precisa ser guardado

Na hora de planejar os móveis é interessante já ter os eletrodomésticos comprados, porque assim você saberá as metragens corretas e poderá aproveitar melhor cada espaço.

No vão em cima da geladeira, por exemplo, é possível adicionar um nicho ou módulos mais profundos, guardando aqueles itens que você usa com pouca frequência.

Em cima da pia, invista em armários mais altos e recuados ou em algumas prateleiras, ajudando a organizar e também a exibir as suas louças mais bonitas.

Entre o fogão e a pia ainda é possível investir em um espaço específico para os temperos e até um local para colocar os panos de prato, aproveitando muito bem todos os detalhes.

Dica: para deixar a sua cozinha organizada e também mais ampla, invista em mistura de armários, nichos e prateleiras. Esses móveis abertos trazem mais sensação de amplitude a sua cozinha, sendo uma ótima escolha para os ambientes pequenos. O equilíbrio de volumes e de cores também deixará a sua decoração bem mais moderna.

Atenção aos puxadores

Os puxadores dos móveis devem ser escolhidos com muito cuidado em qualquer cozinha corredor. Os de cava (aqueles que não ficam sobressalentes nos móveis) costumam ser os mais indicados, porque facilitam a circulação, não ocupa espaço e ainda evita acidentes.

cozinhas corredor quais puxadores usar

Outros puxadores interessantes são: tic tac (é só apertar no ponto certo e você consegue abrir e fechar a porta), de recorte (retângulos ou bolinhas recortadas na própria madeira) e outros que sejam pequenos e não fiquem para fora do móvel.

Superfícies livres

Mesmo para fazer uma refeição rápida é preciso ter espaço. Se a bancada da cozinha está repleta de itens que não “couberam” nos armários, seu ambiente não será funcional.

cozinhas corredor com superfície livre

Uma das grandes dificuldades nas cozinhas pequenas é em relação a bancada da pia, que costuma ficar ocupada com escorredor de pratos, mini-lixeira, porta-talheres e tantos outros itens.

Dica: para evitar esses problemas, invista nos organizadores de aço inox que ficam fixados direto na parede. Assim, será mais fácil de você organizar seus utensílios, sem ter de deixá-los espalhados sobre a bancada. Outra ideia é investir nas prateleiras próximas à pia.

Nas cozinhas americanas, deixar a superfície livre é mais fácil, porque você poderá usar a bancada que divide os dois ambientes. Agora se a sua cozinha corredor é fechada e não tem como transformá-la em americana, pode ser interessante investir em uma mesa retrátil, que poderá ser usada apenas durante o preparo dos alimentos.

Ilumine corretamente

A iluminação é fundamental em qualquer cozinha. No caso da cozinha corredor, a dica é investir em uma luz branca do tipo calha que seja capaz de acompanhar o formato estreito do ambiente.

cozinhas corredor ilumine corretamente

Outra ideia é investir em lâmpadas que não esquentam na parte inferior dos armários superiores e na coifa, ajudando a potencializar a iluminação.

Lembrando que muitas vezes, essas cozinhas corredor não possuem muita iluminação natural, já que as janelas costumam ficar má posicionadas, ou colocadas apenas na área de serviço.

Revestimento

Os pisos e os azulejos para cozinha também devem ser escolhidos com cuidado, ainda mais se a sua cozinha corredor é pequena. Optar pelos tons mais claros pode ser uma ótima ideia, ajudando a tornar a sua cozinha mais ampla.

cozinhas corredor revestimento

Isso não significa, claro, que a sua cozinha precisa ser sem graça. Você pode usar os revestimentos mais claros e deixar para pincelar cor em alguns armários, nichos, prateleiras ou nos próprios objetos de decoração.

Ventilação

Uma cozinha quente, além de desagradável, ainda dificulta para que ela seja usada, já que o fogão e outros eletrodomésticos podem aquecer ainda mais o ambiente.

Como muitas cozinhas corredor sofrem com a falta de janelas, a ventilação natural pode ficar prejudicada. Para evitar problemas, instale um exaustor ou uma coifa sobre o fogão, levando também os odores para fora da casa. No caso das cozinhas americanas, isso é muito importante, porque  senão o cheiro pode se espalhar para outros cômodos.

Área de serviço integrada

Muitas das cozinhas corredor também contam com a lavanderia integrada. Nesse caso, você pode tanto deixá-la a mostra, como buscar opções que façam essa separação.

cozinha corredor com Área de serviço integrada

Se você quer integrar tudo no mesmo ambiente, opte por uma bancada única, deixando os eletrodomésticos da lavanderia expostos como se fizessem parte da cozinha.

Agora, se você não gostar muito dessa integração, poderá investir em uma divisória. A dica é usar um material translúcido que permita que a iluminação da janela consiga chegar até a cozinha.

Evite também divisórias até o teto, porque elas podem dificultar a circulação do ar. Algumas pessoas sobem a divisória a partir da bancada, enquanto outras preferem fazer a divisão mais completa.

Evite a monotonia

Quase sempre as cozinhas corredor sofrem com decorações monótonas, já que muitas pessoas ficam com medo de escolher tons mais fortes e acabarem deixando o espaço “sufocado”.

Cozinhas corredor bem organizadas: dicas infalíveis para a sua casa!

Você pode pensar em criar a base da sua cozinha em tons mais neutros, e brincar com as cores em outros itens ou até nos próprios objetos da cozinha. Um tapetinho colorido próximo à pia, por exemplo, já pode deixar o ambiente mais alegre.

Se houver espaço, você poderá também investir em um papel de parede com tratamento específico para áreas molhadas. As estampas de listras ajudam a ampliar o olhar. As listras verticais são ótimos recursos para as cozinhas que sofrem com o pé direito baixo.

No caso das cozinhas americanas, na bancada que divide os ambientes, você pode apostar em lustres pendentes coloridos, que trazem uma boa iluminação e mais charme a sua decoração.

Inspirações de cozinhas corredor

Que tal ver como as nossas dicas ficam quando colocadas em prática? Veja quantas inspirações incríveis de cozinhas corredor!

Inspirações de cozinhas corredor Inspirações de cozinhas corredor

Inspirações de cozinhas corredor

cozinhas corredor bem organizadas

cozinhas corredor bem organizadas

cozinhas corredor bem organizadas

cozinhas corredor bem organizadas

cozinhas corredor bem organizadas

cozinhas corredor bem organizadas

cozinhas corredor bem organizadas

Dicas essenciais para cozinhas corredor bem organizadas

Dicas essenciais para cozinhas corredor bem organizadas

Dicas essenciais para cozinhas corredor bem organizadas

Cozinhas corredor bem organizadas

Cozinhas corredor bem organizadas

Cozinhas corredor bem organizadas

Cozinhas corredor bem organizadas: dicas infalíveis para a sua casa!

Cozinhas corredor bem organizadas: dicas infalíveis para a sua casa

Inspirações de cozinhas corredor

 

E, então, com essas dicas ficou mais fácil pensar em como decorar e organizar as cozinhas corredor? Se você ainda tem alguma dúvida, é só deixar um comentário pra gente!

Cozinhas corredor bem organizadas: dicas infalíveis para a sua casa!
5 (100%) 1 vote

Continue lendo em nosso site: