Poltrona Mole Sérgio Rodrigues: saiba mais sobre esse ícone do design brasileiro!

A poltrona mole criada por Sérgio Rodrigues é uma das referências do design brasileiro. Conheça mais sobre essa peça!

Sérgio Rodrigues é um dos nomes mais expressivos do design nacional e a sua criação, a poltrona Mole, é até hoje um ícone de desejo de muitas pessoas. Mas você sabe como ela foi criada? Ou ainda de que maneira incorporá-la a sua decoração?

Continue lendo este artigo e saiba tudo sobre a poltrona mole Sérgio Rodrigues!

Quem foi Sérgio Rodrigues?

O carioca Sérgio Rodrigues foi designer de móveis e arquiteto. Logo após se formar, em 1951, ele fundou a Móveis Artesanal Paranaense, em Curitiba, junto dos irmãos Hauner. Em 1954, ele foi contratado para comandar o setor de criação de arquitetura de interiores da Forma S.A, em São Paulo.

poltrona mole Sérgio Rodrigues

É nesse período que Sérgio começa a ter contato com designers europeus, como Lina Bo Bardi e Gregori Warchavchik.

Em 1955, ele se demite da Forma e retorna ao Rio de Janeiro idealizando criar um espaço de produção e comercialização do design tipicamente brasileiro, abrindo a Oca, em 1955.

Entre 1959 e 1960, Sérgio Rodrigues começa a fazer os primeiros estudos do Sistema de Industrialização de Elementos Modulados Pré-fabricados para Construção de Arquitetura Habitacional em Madeira, mais conhecido como SR2.

Os seus protótipos estão expostos no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e o sistema foi empregado na construção do Iate Clube de Brasília e de dois pavilhões de hospedagem na UNB, Universidade de Brasília.

poltrona mole Sérgio Rodrigues

Em 1961, com uma variação da poltrona Mole, Sérgio Rodrigues foi primeiro colocado no Concorso Internazionale Del Mobile em Cantú, na Itália, vencendo mais de 400 candidatos de 35 países e levando nome do design brasileiro para outras fronteiras. O móvel de Rodrigues foi produzida pela italiana ISA e exportada para todo o mundo.

Em 1963, buscando criar móveis com preços acessíveis, o designer cria a Meia-Pataca que se mantém até 1968. No ano de 1987, Sérgio Rodrigues foi homenageado com o prêmio Lapiz de La Plata na Bienal de Arquitetura de Buenos Aires pelo conjunto da sua obra.

Por tudo isso, hoje, ele é considerado um dos maiores designers brasileiros ao lado de outros nomes importantes como Zanine Caldas e Joaquim Tenreiro. Sua obra foi capaz de revolucionar a estética no país. Tanto que a poltrona Mole é ate hoje vista como inovadora e uma das mais importantes criações responsável por projetar o Brasil no cenário mundial do design.

Além dela, também são de Sérgio Rodrigues outras criações importantes como: o banco Mocho e as poltronas Oscar, Kilin e Diniz.

Como a poltrona mole foi criada?

No ano de 1962, Sérgio Rodrigues decidiu fazer uma exposição na sua empresa Oca, chamada “O móvel como objeto de arte”. Para isso, ele produziu uma poltrona a qual já vinha projetando há mais de 1 ano e a que chamou de “Mole”.

Como a poltrona mole foi criada

A peça, contudo, não teve uma recepção muito boa na época e amargou uma desanimadora falta de interesse por anos a fio, ficando esquecida na vitrine da Oca até começar a despertar a atenção de algumas personalidades, como o então governador Carlos Lacerda.

Lacerda gostou tanto da Mole que praticamente exigiu que Sérgio a enviasse para um concurso na Itália. O designer obedeceu, mas sem confiar muito no potencial da sua criação. Uma semana depois, contudo, os organizadores avisaram que a poltrona brasileira não poderia competir pois já era conhecida. Sérgio fez algumas pequenas alterações e a inseriu novamente, conquistando o primeiro lugar.

poltrona mole

A imprensa europeia da época destacou o móvel em várias publicações, dando ênfase ao clima de casualidade produzido pelas almofadas soltas jogadas sobre a estrutura na Sheriff Chair (como ficou conhecida a nova versão da Mole).

Para o criador da poltrona Mole, a sua premiação aconteceu devido ao móvel ser um dos primeiros da era pós-moderna e ainda pela acentuação da brasilidade, graças a união da madeira e do couro.

Por que a poltrona mole é tão inovadora?

A brasilidade é um dos principais diferenciais da poltrona Mole Sérgio Rodrigues. Afinal, poucos designers defenderam tão bem, por tanto tempo e com tanta determinação o nosso jeito de viver e a nossa cultura.

Sérgio Rodrigues dizia que “o móvel não é só a figura, a peça, não é só o material de que esta peça é composta, e sim alguma coisa que tem dentro dela. É o espírito da peça. É o móvel brasileiro”.

Como usar a poltrona mole Sergio Rodrigues na minha decoração

Não é a toa que a poltrona Mole (ou Sheriff como ficou conhecida no exterior) tem uma representante no Museu de Arte Moderna de Nova Yok.

Afinal, Sérgio Rodrigues rompeu totalmente com o uso das estruturas de aço e as linhas retas tão em voga na época, criando um móvel inusitado, confortável e surpreendente usando toras de jacarandá maciço, percintas de couro e almofadões.

A poltrona Mole tradicional tem medidas de: 75 cm de altura, 110 cm de largura e 100 cm de profundidade.  E conta com almofadões do assento, do encosto e do braço unidos em uma só peça.

Como usar a poltrona mole Sérgio Rodrigues na minha decoração?

Depois de ler um pouco mais sobre a história da poltrona Mole Sérgio Rodrigues e de entender o quanto ela foi importante para o design nacional, você deseja ter um exemplar desse na sua decoração? Então veja as dicas importantes que separamos.

Cuidado com os demais móveis

A poltrona Mole Sérgio Rodrigues é imponente – e justamente por isso se diferencia rapidamente dos demais móveis de um ambiente. Se você não deseja que a sua decoração fique pesada ou muito robusta, é preciso cuidado e atenção com os demais mobiliários.

Como usar a poltrona mole Sergio Rodrigues

O ideal é que a poltrona Mole fique em evidência, afinal essa é uma peça histórica e que com certeza merece destaque na sua decoração. Por isso, prefira os demais mobiliários mais modernos, com linhas retas e tonalidades sóbrias, evitando concorrer à atenção.

Uso em ambiente interno ou externo

Uma das características mais marcantes da poltrona Mole Sérgio Rodrigues é a sua versatilidade. Afinal, ela pode ser usada em praticamente qualquer ambiente, tanto interno como externo.

Nas áreas internas, ela costuma combinar muito bem com salas de estar, quartos, bibliotecas, espaço de leitura ou ainda no hall de entrada, garantindo conforto e estilo para esses ambientes.

Se você pretende usá-la na área externa, dê preferência aos locais cobertos e abrigados contra luz e chuva, evitando que o couro e a madeira da poltrona acabem se danificando.

Como usar a poltrona mole

A poltrona Mole fica ótima em casas urbanas, na praia ou no ambiente rural e ainda pode ajudar a dar um “up” em varandas de apartamento, nas salas de espera de consultórios ou até nos escritórios de arquitetura, de decoração ou em locais que trabalham com a criatividade, como agências de comunicação e publicidade.

O mais bacana de usar esse móvel é conseguir trazer conforto e beleza para o ambiente, com uma poltrona decorativa mas que ao mesmo tempo é deliciosa e convida você a passar mais alguns minutinhos relaxando nesse mobiliário.

Inspirações com a poltrona Mole Sérgio Rodrigues

Apesar de todas as dicas ainda está muito difícil pensar em como incluir a poltrona Mole Sérgio Rodrigues na sua decoração? Não se preocupe, nós separamos lindas inspirações para você. Confira.

poltrona mole Sergio Rodrigues

poltrona mole Sergio Rodrigues

poltrona mole Sergio Rodrigues

poltrona mole Sergio Rodrigues

poltrona mole Sergio Rodrigues

poltrona mole

poltrona mole Sergio Rodrigues

poltrona mole

poltrona mole Sergio Rodrigues

poltrona mole Sergio Rodrigues

poltrona mole

poltrona mole Sergio Rodrigues

poltrona mole

poltrona mole Sergio Rodrigues

poltrona mole

poltrona moleca

poltrona mole

poltrona mole Sergio Rodrigues

poltrona mole Sergio Rodrigues

 

Como você viu, a poltrona Mole é um ícone do design brasileiro e responsável por colocar o nome do nosso país em evidência na história do design mundial. Aliando conforto e sofisticação, a criação de Sérgio Rodrigues é até hoje considerada moderna e inovadora, sendo uma excelente escolha para praticamente qualquer ambiente ou estilo decorativo.

E, então, depois de ler este conteúdo, você já deseja usar a poltrona Mole Sérgio Rodrigues na sua casa ou escritório? Se você ainda tem alguma dúvida, deixe um comentário pra gente. Ou então compartilhe as nossas ideias com seus amigos nas suas redes sociais!

Continue lendo em nosso site: