O Segredo do Deck de Madeira na Decoração

DECK DE MADEIRA NA DECORAÇÃO

Descubra algumas dicas de como usar o Deck de Madeira na Decoração.

Os decks de madeira na decoração são opções tradicionais e muito comuns para o piso externo que ficará no entorno de peças como ofurôs, piscinas internas ou externas ou mesmo banheiras de hidromassagem, o que exige do material utilizado características técnicas especificas e particulares, projetadas para o uso neste tipo de local, como material antiderrapante, aderência, resistência à umidade e ao calor próprio deste tipo de utilização e também exposição ao sol ou a peso, tendo em vista que a aplicação dos decks de madeira se dá, em geral, em locais onde estes fatores estarão ocorrendo com frequência e em concomitância.

Deck de Madeira na Decoração
Deck de Madeira na Decoração

Os decks de madeira na decoração deste tipo de ambiente, em geral, são feitos com madeiras nobres que passaram por tratamento, ou seja, possuem resistência a cupins e ao apodrecimento, como as madeiras de árvores como o ipê. Essas madeiras, além de resistentes, são famosas por sua beleza estética e também por sua funcionalidade e pela resistência especifica às condições acima, sendo apresentadas de acordo com o tipo de tratamento selante utilizado.

No entanto, nos últimos anos, se verificou uma grande busca por materiais que apresentem maior resistência à condições adversas ou de valor econômico mais acessível ou também que apresentem um nível e constância de necessidade de manutenção menores do que os materiais mais tradicionais, o que permitiria sua implementação em projetos de menor porte ou de custo financeiro mais reduzido.

Veja essas 5 Dicas de Como Decorar Ambientes Grandes que separamos para você!

Deck de Madeira na Decoração
Deck de Madeira na Decoração

Materiais para Deck de Madeira

Dentre os materiais que vem ganhando destaque e se tornando tendência para esse tipo de uso, podemos destacar o piso cimentício e o porcelanato, material esse que pode simular também o visual da madeira, além de opções mais tradicionais como o mármore e o granito, sendo possível encontrar também plástico ou fibra de vidro, que podem inclusive vir de fontes recicladas.

  • DECK DE MADEIRA DE LEI OU MADEIRA DE REFLORESTAMENTO: O deck de madeira na decoração são os mais comuns e também os mais tradicionais, mas apesar de ser uma das opções que apresentam melhor resultado visual, é aquela que apresenta o valor mais alto para aplicação e também para sua manutenção. Por ser feito de madeira pura, é necessário tratamento específico para que se torne impermeável à líquidos e fungos, decomposição e cupins, exigindo também maiores cuidados específicos e que demandam tratamento profissional, o que faz com que seu custo final seja maior. É possível também utilizar o deck de madeira na decoração de outras partes da casa, sendo possível também optar pela contraparte de madeira de reflorestamento que, ainda que seja mais barata, também exige esses cuidados.
  • DECK DE PORCELANTO: O deck feito de porcelanato pode ser encontrado em uma vasta gama de cores, motivos e texturas, indo desde peças que simulam cores e formatos das madeiras como também simulando outros tipos de materiais diversos. É um produto mais barato do que sua contraparte em madeira, possuindo bom acabamento e também oferecendo facilidade para manutenção e limpeza, permitindo também uma aplicação rápida e fácil se comparada às outras soluções. É uma opção bastante interessante para aqueles que não desejam a preocupação de manutenções constantes ou que desejam economizar no valor final do projeto.

Como Escolher o Deck de Madeira na Decoração

A escolha do material a ser utilizado para a construção do deck de sua residência deverá levar em conta a área de aplicação, os custos do material e de sua instalação e, mais importante, as condições climáticas e de utilização do mesmo. Para ambientes menores ou que seja o desejo apresentar maior elegância e estilo, opções como a madeira e o porcelanato tendem a ser os mais buscados, enquanto decks próximos a churrasqueiras ou em regiões litorâneas ou de grande umidade a opção por decks de plástico ou de porcelanato tende a ser uma escolha melhor, dada sua facilidade para limpeza e também pela resistência das peças à umidade e a salinidade do ambiente.

Deck de Madeira na Decoração
Deck de Madeira na Decoração

A dica geral é buscar por opções que se encaixem adequadamente em seu projeto decorativo e que também possuam o acabamento e as características que você busca para seu deck. No caso da opção por deck de madeira na decoração, o ideal é fazer pesquisas e comparar preços para encontrar opções que apresentem resultado bonito e interessante, mas que não façam com que seu orçamento estoure.

Veja Como Usar Móveis Para Jardins: Dicas e Ideias de Decoração.

Deck de Madeira na Decoração
Deck de Madeira na Decoração

Você possui alguma dica ou sugestão sobre deck de madeira na decoração? Gostaria de ler algum assunto no Transforme Sua Casa? Deixe seu comentário!

O Segredo do Deck de Madeira na Decoração
Avalie esse post

Continue lendo em nosso site: