Cozinha Integrada: conheça as vantagens

Cozinha Integrada: conheça as vantagens 1

Quando se trata de cozinha integrada ou aberta, existem duas questões: aquelas que expõe tudo e aquelas que querem manter um pouco de mistério por trás dos fogões.

A vantagem da cozinha totalmente aberta é que não há absolutamente nada que interfira na interação com a sala de estar ou de jantar. A impressão de ganhar espaço e luz é ainda mais importante. No entanto, existe o risco da sua cozinha ocupar o espaço disponível nos outros ambientes. Não permita que seus itens de cozinha se espalhem por outros cômodos da casa, tenha sempre um lugar específico para acomodar cada um deles e garantir um visual atraente e organizado.

Agora, se você não acredita que cada cômodo pode ser preservado em sua função, a solução é encontrar uma separação visual entre a cozinha aberta e a sala de estar ou de jantar. Para delimitar os espaços sem dividir coloque elementos altos, como um balcão com algumas banquetas

Uma cozinha integrada de personalidade

Quando você planeja sua cozinha integrada a sala de estar ou para a sala de jantar, é necessário encontrar a harmonia entre cada cômodo. Um layout harmonioso não significa necessariamente que sua cozinha aberta tenha que perder sua identidade. Nada disso! É perfeitamente possível criar integração entre as divisões e ter uma cozinha que se destaca dos outros ambientes da casa.

A sua cozinha integrada pode ser aprimorada com uma iluminação natural, cores claras nas paredes e armários, fazendo isso você pode dar um colorido aos seus acessórios ou em seus utensílios para dar refresco à sua cozinha aberta. Uma cor forte também será uma boa forma de definir o tom na cozinha. Alguns detalhes discretos dessas cores em sua sala de jantar ou sala de estar trarão a integração desejada entre os ambientes.

Uma cozinha integrada pode ter muito da sua personalidade, a decoração deve ser motivo de inspiração, portanto, divirta-se em cada detalhe dando o seu toque pessoal!

A função da bancada na cozinha

O principal da cozinha aberta ou integrada é, sem dúvida, a bancada. A sua função é conectar o outro lado de uma forma conveniente. Seja qual for a sua preferência, para armazenamento de itens da cozinha ou apenas com banquetas, o ideal é que você crie uma conexão com os outros componentes ao redor. É com esse formato que irá te permitir a atravessar visualmente entre os espaços. Por isso, é importante manter a harmonia com o resto da decoração optando por uma bancada que combina tanto com a cozinha como com a sala de jantar. 

Se acha que não tem espaço suficiente para colocar uma bancada grande na sua cozinha integrada, pode optar por um balcão estreito ou um aparador menor. A cozinha integrada é um espaço que aceita muitas opções práticas de design.

Cozinha Integrada: conheça as vantagens 2
Aparador FK1

A cozinha integrada e organizada

Se com uma cozinha aberta você pode se mover mais facilmente entre os cômodos, o mesmo acontece para os aromas da cozinha. Felizmente, você consegue resolver esse problema rapidamente com um exaustor suficientemente potente.

Uma desvantagem de ter a cozinha integrada é que não tem como fechar a porta da sala e esconder a desordem de seus convidados. No caso, é essencial ter um bom espaço para otimizar o armazenamento com vários armários altos e prateleiras de canto para aproveitar cada espaço.

Se a sua cozinha for mais limitada, uma boa alternativa é ter uma cristaleira alta com uma vitrine em sua sala de jantar, assim você consegue expor suas peças refinadas como as taças de cristal e baixelas de porcelana ou pratarias. Mesmo o buffet da sala com portas e gavetas ajudam a organizar itens que serão usados em ocasiões especiais como: faqueiros, toalhas e acessórios de mesa.

Para que sua cozinha integrada permaneça sempre um ambiente amigável e acolhedor, você poderá manter exposto apenas pequenos aparelhos de uso diário – como uma cafeteira no balcão. O que não é usado no dia a dia pode ser guardado. E assim, com muita harmonia a sua cozinha estará pronta para se integrar com os demais ambientes da casa!

Cozinha Integrada: conheça as vantagens 3
Banqueta Paris – Design Michael Thonet

Rate this post