Dicas de decoração de ambientes pequenos

Dicas de decoração de ambientes pequenos

Os ambientes pequenos estão cada vez mais comuns, as construtoras de edifícios têm lançado apartamentos com espaços bem pequenos, devido a demanda crescente por localizações em grandes cidades, e também para garantir a realização do sonho das pessoas pelo primeiro imóvel.

Nos ambientes pequenos você precisa ter a capacidade de colocar diversas funcionalidades de uma casa comum, mas com espaço reduzido. Neste artigo compartilharemos dicas de decoração de ambientes pequenos, mostrando a você que é possível superar esse desafio e criar um ambiente moderno e acolhedor.

A primeira tarefa para a decoração de ambientes é o planejamento, faça uma lista dos desafios na decoração de seu ambiente, assim como das possíveis soluções, as anotações ajudam na hora de tomar as decisões corretas e deixar você satisfeito com o resultado final.

O uso de espelhos é truque super indicado para dar um ar moderno e criar a ilusão de mais espaço, entretanto existem muitos outros truques e dicas de decoração de ambientes pequenos que irão ajudar a economizar espaço.

dicas de decoração de ambientes pequenos

1) Compartimentos secretos

Evite deixar objetos espelhados pela casa, você pode usar recipientes para organizar as coisas com praticidade. Já existem móveis, como poltronas, sofás e camas com compartimentos secretos para guardar os objetivos.

2) Simplifique as suas coisas

Coisas que você não usa, ocupam espaço, e são inúteis! Faça uma doação ou coloque a venda na internet!

3) Libere a entrada da luz e do ar

Uma janela grande facilita a circulação de ar, janelas de madeira ou metal podem bloquear mais da metade da entrada de luz e ar. Para proteger as janelas das crianças e animais, use cercas de proteção de acidentes que não impeçam a entrada de luz e ar.

4) O menos e mais!

Evite móveis muito grandes como estantes, elas são horríveis para espaços pequenos, use uma estante pequena e baixa, ou um painel; opte por TVs de LCD, finas e não muito grandes. Prefira o notebook no lugar do computador, isso poupara muito espaço. Use a tecnologia a seu favor, com eletrodomésticos e eletroeletrônicos compactos.

5) Ambiente pequeno e moderno

Invista em móveis e cortinas modernos. Muitas pessoas acham os móveis antigos lindos, mas é mais difícil adaptá-los aos ambientes pequenos.

6) Use estratégias

Se você tem um ambiente pequeno para decorar, obviamente os cômodos são pequenos também, mas não se desespere! Use móveis sob medida: os móveis planejados são opção interessante para todos os cômodos de um ambiente pequeno.

Um guarda-roupa bem planejado e um armário de cozinha que caibam no espaço certinho desses ambientes, fará muita diferença no resultado final da decoração de seu lar.

Organize sua cozinha para que os armários e eletrodomésticos fiquem alinhados de cada lado de um corredor. Compre eletrodomésticos compactos, hoje existem muitas opções no mercado, leve uma fita métrica, meça os equipamentos e os espaços no seu apartamento.

O fogão cooktop é uma excelente opção para cozinhas pequenas; a mesa que abre fecha é uma dica de ouro, essa mesa pode facilitar muito a sua vida; panelas e frigideiras quando ficam penduradas ocupam menos espaço, e você pode usar os espaços no armário para guardar outros objetos e eletrodomésticos.

Opte por um sofá de 3 lugares, com uma poltrona ou um puff. Sofás grandes farão seu ambiente muito apertado, você e seus convidados não terão espaço confortável, e provavelmente você bloqueará algumas das janelas. O sofá cama é também uma opção, caso tenha mais de um morador na residência, e não haja quarto. Também é possível optar por sofás e cadeiras de braços abertos e pernas expostas.

7) Tenha sempre plantas

As plantas trazem vida e alegria aos ambientes, e em locais pequenos podem ser penduradas no teto ou na parede com ganchos especiais. Coloque-as em um local onde chegue o sol, ou use aquelas plantas que não precisem ficar na luz solar para sobreviver.

8) Evite usar muitos quadros

É comum as pessoas usarem muitos quadros e porta-retratos na decoração, entretanto, em um ambiente pequeno não coloque muitos quadros na parede ou espalhe porta-retratos pelos móveis, vai fazer parecer que o espaço está todo ocupado e bagunçado.

9) Menos tapetes

Os tapetes também ocupam espaço! Evite tapetes muito grandes, além de usar muito espaço, também vai dificultar a manutenção da casa.

Com essas dicas de decoração de ambientes pequenos sua casa vai ficar moderna e acolhedora.

 

Dicas de decoração de ambientes pequenos
5 (100%) 1 vote

Continue lendo em nosso site: