Wabi-Sabi: o autêntico estilo do Japão

Wabi-Sabi

Direto do Japão, o Wabi-Sabi é um conceito espiritual japonês, mas também pode ser aplicado como estilo à decoração de interiores. O seu nome tem como origem a associação de duas palavras japonesas: Wabi que significa simplicidade, humildade e vida em harmonia com a natureza e Sabi, uma referência à passagem do tempo, à fugacidade, à beleza e à autenticidade da época. Podemos dizer que é um estilo de vida que está entre a simplicidade, o convívio e a espontaneidade. Que nos incentiva a buscar a beleza no inesperado. 

O desapegado estilo Wabi-Sabi

A perfeição não se encaixa a esse universo de decoração japonesa e muito menos o apego aos objetos materiais. Embora seja associado, de forma errada, à estética do desperdício, bagunçado ou desleixado, o Wabi-Sabi é muito mais do que isso – é um estilo que exalta a beleza ao natural

Poderíamos resumir o estilo Wabi-Sabi sendo derivado do Zen Budismo. Por um lado, este conceito é baseado na autenticidade e nos ancestrais e por outro, na simplicidade e no minimalismo. Com Wabi-Sabi, nos contentamos com pouco, purificamos o nosso interior para voltar ao básico com objetos e móveis úteis, práticos e simplesmente belos. 

Como adaptar o Wabi-Sabi em casa? 

A modéstia para expressar à beleza e autenticidade da natureza é essencial: a madeira e a pedra bruta não se modificam. Escolha elementos naturais para a sua decoração, as cores dominantes são claras e neutras. Já os objetos parecem imperfeitos, o modo de fabricação de forma artesanal, são marcados pelo desgaste: pátinas, rachaduras e batidas são símbolos da durabilidade de alguns produtos raros que atravessam gerações e perduram no tempo.

Uma vez que aceitamos o estilo de vida desapegado, podemos passar a apreciar a beleza inesperada em objetos desgastados e matérias-primas que estão em nossa volta. Para que possamos aproveitar suavemente essa estética pacífica, devemos nos livrar de uma sociedade superficial perfeccionista e, em vez disso, abraçar a autenticidade. 

Wabi-Sabi favorece acessórios e móveis artesanais em vez de itens produzidos em massa, porque duas peças nunca serão iguais. Materiais modestos e orgânicos, como madeira, pedra, metal e linho, costumam ser associados à aparência. Isso se traduz em design de interiores por meio de móveis construídos com madeira maciça, pisos de pedra rústica, paredes e superfícies de concreto, assim como os tapetes e tecidos feitos à mão. 

Wabi-Sabi: conceito simples

Pôr a mesa pratos desencontrados para o jantar com os amigos, apreciar um sofá gasto com o tempo na sua sala de estar. É fácil de colocar em prática. Wabi-Sabi não requer um investimento de seu tempo ou dinheiro. Com foco na simplicidade, o conceito japonês tem uma abordagem menos é mais na decoração, valorizando o essencial ao invés do extravagante. Qualquer coisa que você levar para casa, uma poltrona bem confortável para esse estilo, por exemplo, deve ser cuidadosamente comprada e projetada para durar; o objetivo é simplicidade, não necessariamente minimalismo.

Isso não quer dizer que não haja controle de qualidade dos produtos feitos à mão, mas quaisquer imperfeições naturais, por menores que sejam, apenas realçam a beleza de itens como cerâmica, tecidos tingidos e mesas de centro de madeira.

Antes de comprar algo novo, veja se você pode reaproveitar itens que já possui, e com um pincel em uma mão e uma lata de tinta na outra, poderá facilmente atualizar a aparência de uma peça de mobiliário – e a satisfação que você sentirá depois de fazer você mesmo vai tornar o item ainda mais significativo.

Se detalhes naturais como banco de madeira ou mesa de canto para sala parecem muito tradicionais para você, fica bem interessante incorporar vasinho ou cachepot com flores frescas, plantas e pedras preciosas para decorar essas peças, e ainda é uma ótima maneira de trazer o exterior para dentro de casa.

Wabi-Sabi: arte da natureza

Mais do que uma filosofia, Wabi-Sabi é um estado de espírito que nos convida a contentar-se com o pouco e finalmente, valorizar as imperfeições, a honrar o artesanato e a sabedoria ancestral. Mas, na decoração, o Wabi-Sabi simplesmente eleva os interiores conceituados como “arte da natureza”.  Estimulado por um estilo de vida simples e prático, e uma sensação reconfortante de paz e tranquilidade em vez da agitação diária e da decoração chique de uma casa cheia de sofisticação.

Imagem do Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.