5 Maneiras de Reconhecer Móveis Retrô

5 Maneiras de Reconhecer Móveis Retrô 1

Charmoso, elegante, nostálgico ou agradável? Uma verdadeira viagem no tempo… os móveis retrô (da época dos anos 30 aos 90) na decoração da casa são sim charmosos e elegantes o que torna um lugar de prazeroso de viver! …. Se você gosta desse visual, e deseja ousar com designs elegantes e cores na sua decoração, opte por um mobiliário retrô com versões modernas que fizeram sucesso nos anos dourados – são perfeitas obras de arte.

Agora, que tal aprofundarmos no assunto e apostar em alguns elementos que são referências importantes dos meados do século XX. Quer decoração elegante e fiel ao original? Se aventure no estilo retrô!

Conheça as 5 Maneiras de Reconhecer o Mobiliário de Estilo Retrô

Os móveis retrô tem características próprias: cores, materiais e designs definem seu estilo. Entretanto, essas obras de artes são confeccionadas com frequência, muitos desses móveis são cópias fieis, outras serviram como inspiração e foram repaginadas e adaptadas ao nosso cotidiano. Porém, podemos identificar mobiliários do estilo retrô das seguintes maneiras:

  1. Móveis Pé Palito
  2. Mistura de Materiais
  3. Colorido Retrô
  4. Mobiliário de Designer
  5. Retrô Moderno

1.Móveis Pés Palito

Inconfundível, pés palito se tornou um design emblemático em móveis como a mesa e as cadeiras para a área de jantar. Como não imaginar uma grande mesa oval de madeira escura e com pés palito…. Você certamente vai se apaixonar por esta mesa de origem retrô. Suas linhas retas podem se encaixar perfeitamente em ambientes de requinte e minimalistas.

Além das mesas, outros móveis retrô como: cadeiras, poltronas, aparadores, buffets também ganham muita personalidade com os pés palito.

2.Mistura de Materiais

A aposta segura numa decoração retrô ou vintage é a mistura de materiais. Em particular a madeira e o aço, que também podem ser encontrados no estilo industrial. Mesa de centro oval é super prática o tampo de madeira e pés de metal dão um toque retrô com pegada no estilo industrial.

Você pode facilmente incluir móveis de diferentes décadas em uma decoração retrô, assim como ousar misturar plástico, madeira e metal. Os sofás e poltronas em couro ou tecido, geralmente de cor clara, proporcionam um ambiente aconchegante e confortável da época. 

3.Colorido Retrô

Num interior com decoração retrô, muitas vezes encontramos cores vivas como: vermelho, laranja, amarelo, azul ou verde. Para integrar este toque colorido na decoração, escolha o acabamento de peças que tem cores vivas disponíveis como opção. Fica ainda mais interessante, por exemplo, a combinação do metal e a madeira com tecido. Além de transformar em uma peça decorativa atemporal poderá muito bem combinar com um interior contemporâneo, moderno ou vintage.

4.Mobiliário de designer

Designs incríveis dos meados do século XX são considerados algumas das coleções de móveis retrô mais famosas do mundo, essas peças foram criadas com os melhores materiais pelos melhores artistas em design de interiores da época. 

A decoração com móveis retrô ganhou um perfil moderno com a chegada das criações dos designers consagrados na época. Os materiais escolhidos eram estudados para promover maior conforto, além de oferecer um visual minimalista sem perde suas formas elegantes.

Cadeira design  assinadas pelos designers da época são curingas na decoração, bem-conceituados e de muita qualidade, sempre que puder, invista nessas peças de design — principalmente em espaços que reflitam bem a sua personalidade deixando aquele toque autêntico e repleto de conforto e elegância dentro de casa. Certamente os móveis assinados vão mexer com o seu espaço retrô e enriquecer a sua decoração!

5 Maneiras de Reconhecer Móveis Retrô 4
Mesa de Centro Elíptica – designer Charles Eames

5.Retrô Moderno

Móveis retrô foi uma crescente influência para o mobiliário moderno. A chegada dos móveis retrô trouxe uma mudança para o estilo. As peças ficaram muito mais clean, além dessa mudança, os revestimentos e decorações também ganharam um toque moderno. O tecido e os papéis de parede começaram a ter destaques com: gráficos modernizados e padrões de luz. Por fim, novos materiais passaram a ser utilizados nos móveis, como mesas com tampo de fórmica e estruturas em aço cromado. Com o passar dos anos foram introduzidos os padrões brilhantes, psicodélicos e de cores ousadas listradas eram comuns. 

O estilo elegante da época continua popular, os móveis de design mais moderno, como: carrinho de bebida, poltrona giratória moldada possuem designs ainda mais inovadores.

Rate this post