Como Escolher o Piso para área Externa

PISO PARA ÁREA EXTERNA

Não sabe como escolher o Piso para área Externa? Veja essas Dicas que separamos para você…

A decoração da área externa de uma residência é um dos fatores mais importantes para que o resultado visual seja bonito e interessante, mas muitas pessoas se esquecem de dar a devida atenção à escolha dos materiais do piso para área externa, escolha essa de grande importância estética e também prática, pois a escolha de um piso muito liso, que não possua características antiderrapantes ou que apresente facilidade em sujar pode não ser o ideal para a utilização na área externa, sendo que a troca deste é muito difícil e custosa, por isso se faz necessário escolher com cuidado no momento da construção ou da reforma para que não haja dificuldades posteriores.

Piso para área Externa
Piso para área Externa

Existem diversos tipos de piso para área externa, indo desde o tradicional concreto, o chamado cimento armado, as peças de gesso, cerâmica ou porcelanato, o mármore e o granito e também soluções mais recentes como as pastilhas de vidro ou de cerâmica, sendo que a escolha do material mais recomendado deve levar em consideração as características especificas da área externa de sua casa e devendo ser feita com cuidado e, se possível, com a orientação prévia de um profissional de construção civil ou mesmo com o auxilio de um decorador profissional.

Como Escolher Piso para área Externa

Para escolher o piso para área externa mais adequado para sua residência, é interessante levar em consideração alguns fatores simples como o número de pessoas que irão transitar pelo local, se existirá animais como gatos ou cachorros, se veículos pesados como carros ou motos transitarão pelo local e também quais serão os processos de limpeza e a freqüência com que serão feitos, pois alguns materiais apresentam uma resistência menor ao desgaste devido ao uso de produtos químicos e, por isso, podem não ser a solução mais recomendada para ambientes com muita poeira, presença constante de pessoas ou de animais ou estacionamento de veículos.

Piso para área Externa
Piso para área Externa

O piso de cimento ou de concreto é mais interessante para utilização em ambientes onde se faz necessário que o piso para área externa seja mais resistente e possa ser lavado com uma freqüência maior, sendo que o concreto e o cimento apresentam grande durabilidade e resistência, podendo ser utilizados em garagens, calçadas, trilhas e passeios de jardim ou mesmo no entorno da casa. Por ser um material mais rudimentar, não possui as variedades de cor e de acabamento de outros materiais, mas pode ser pintado ou receber decoração posterior sem problemas.

Já os pisos lisos, como o porcelanato, a cerâmica e o piso de mármore ou de granito, exigem um pouco mais de cuidado quando da sua utilização como piso para área externa, principalmente por questões de segurança em condições desfavoráveis como acúmulo de água da chuva, que pode torná-los escorregadios e causar acidentes. Para aqueles que desejam utilizar esse tipo de material, é recomendado investir em peças que possua cobertura antiderrapante ou texturas de proteção que impedirão que a água se acumule e que escorregões aconteçam.

Piso para Garagem e Piscina

A escolha do piso para área externa como piscinas e garagens também é muito importante e deve ser feita levando em consideração as dicas acima e, também, alguns detalhes importantes que os diferenciam do piso para área externa utilizado em ambientes como calçadas, caminhos e varandas, em especial pela presença de umidade constante, no caso do piso do entorno de piscinas, do peso e do movimento de pessoas, na garagem e também na piscina e também a presença de grupos de risco, como idosos, gestantes e crianças, que podem sofrer danos caso o piso esteja danificado ou escorregadio.

Piso para área Externa
Piso para área Externa

O piso para área externa do entorno da piscina deve ser antiderrapante e também possuir facilidade para lavagem e limpeza, além de ser resistente à presença constante de umidade e de calor. Além disso, é interessante evitar materiais que apresentem desgaste, como o concreto pintado, pois este pode acabar sujando a água da piscina. Já o piso de sua garagem pode ser feito de concreto, levando em consideração a resistência física do material, mas é importante utilizar material antiderrapante por questões de segurança.

Outra Dica de Segurança é pesquisar sobre os carros mais roubados para escolher um que não seja tão visado.

Piso para área Externa
Piso para área Externa

Possui alguma dica sobre o uso de piso para área externa? Gostaria de ler algum assunto no Transforme sua Casa? Deixe seu comentário!

Veja também:”Aprenda como Fazer um Jardim Elegante“,”Cores de Tintas para Pintar as Paredes Externas“.

 

 

Continue lendo em nosso site:

Comments are closed.