Boho Chic: conheça esse estilo decorativo!

O Boho Chic tem invadido à moda e também a decoração de ambientes, trazendo charme e delicadeza para os espaços!

A cada ano novas tendências surgem também no mundo da decoração. Seguindo um estilo que tem estado em alta na moda, o design de interiores também tem se rendido ao charme do Boho Chic.

Com uma inspiração clara dos anos 70, o estilo reaproveita a pegada “hippie” dando a ela uma nova roupagem e tornando-a bem mais elegante e estilosa.

Se você adora as novidades do mundo da decoração e está sempre por dentro das principais tendências, continue a leitura desse texto e saiba tudo sobre o estilo Boho Chic – inclusive como transformar os ambientes da sua casa com essa inspiração!

O que é o estilo Boho Chic?

O que e o estilo Boho Chic

A expressão Boho é derivada de Bohemian – usada para designar os boêmios ou ciganos, a maior influência desse estilo. Além deles, também existe uma influência clara e forte dos hippies, sobretudo dos anos 70, além de uma inspiração oriental.

Mas, como o próprio nome sugere, o estilo dá uma releitura mais chique a todas essas referências, misturando o exótico, as cores e estampas e o ar mais rústico em uma composição que une tecidos e elementos um pouco mais nobres.

Apesar disso, o estilo Boho Chic cria uma decoração mais despojada, colorida e livre, com muitas peças artesanais e objetos únicos – como aqueles que você comprou quando viajou para algum lugar distante, que você mesmo fez ou que está na sua família há tempos.

É importante destacar que o Boho não é apenas uma fusão de várias tendências e inspirações, mas também é uma mistura de criatividade, variedade de cores e alegrias, sempre com um toque de elegância.

O Boho Chic e os outros usos

Além da decoração, o Boho Chic também é um estilo que está em evidência em outras áreas, como a moda e a decoração de festas.

Foi na moda que primeiro se ouviu falar nessa tendência, sendo que ela apareceu na Inglaterra, por volta de 2003, principalmente devido aos festivais como o Glastonbury.

O Boho Chic e os outros usos

Seu auge aconteceu entre 2004 e 2005, graças  a atriz Sienna Miller e a topmodel Kate Moss, no Reino Unido, e as gêmeas atrizes Mary-Kate e Ashley Olsen, nos Estados Unidos.

Em 2009, a moda dava sinais de que o estilo Boho Chic entraria em decadência, mas ele voltou a ressurgir nos principais festivais de música como o Lollapalooza e o Coachella.

Na moda, o visual busca trazer mais da personalidade de quem a usa, misturando de maneira eclética inspirações hippie, étnico, boêmio, punk, folk, vintage e assim por diante.

O Boho Chic e os outros usos

Depois da moda, o Boho Chic passou a invadir outros “espaços” e tem se tornado um verdadeiro “hit” nos casamentos, principalmente ao ar livre, misturando um tom romântico e vintage, que ajuda a dar mais personalidade aos eventos.

O Boho Chic e os outros usos

Decoração Boho Chic: como fazer?

Com uma inspiração tão forte no movimento hippie, é claro que a decoração Boho Chic foi feita para quebrar regras e padrões, por isso não pode ter medo de ousar, combinando estampas, texturas e cores.

Decoração Boho Chic: como fazer

A ideia é justamente promover a liberdade para que você misture móveis, objetos, cores e elementos que, geralmente, não ficariam juntos nos projetos mais convencionais de decoração.

Decoração Boho Chic: como fazer

Alguns itens essenciais da decoração Boho Chic são: conforto e liberdade. Por isso, use muitas almofadas, pufes e também faça uma mescla de estampas e cores, buscando sempre transmitir a sua personalidade através da sua decoração.

Veja alguns itens que não podem faltar:

  1. Os móveis

O Boho não possui muitas regras, porém a reutilização de móveis antigos ou com inspiração mais vintage combina muito bem com esse estilo decorativo.

Decoração Boho Chic: Os móveis

Na hora de reaproveitar os seus móveis, você pode investir em uma nova pintura bem colorida ou ainda fazer uma colagem de tecidos ou de adesivos estampados e românticos.

Decoração Boho Chic: Os móveis

Também existem alguns tipos de móveis que costumam casar bem com o Boho Chic como os sofás amplos e confortáveis (desde que não possuam formas muito rígidas, sempre tendendo mais para as formas arredondadas), os pufes, os tecidos coloridos e todos os que prezem pelo conforto.

Decoração Boho Chic: Os móveis

Para completar os seus espaços, você pode reaproveitar aparadores, estantes, racks, mesas e cadeiras antigas, trazendo ao ambiente uma pegada mais rústica.

Decoração Boho Chic: Os móveis

  1. As cores

Ambientes coloridos e com mistura de estampas são a cara do Boho Chic, por isso escolher corretamente a paleta de cores é essencial.

Decoração Boho Chic: As cores

As cores base desse estilo são: marrom, bege, verde oliva, cáqui e preto. A partir delas, você poderá fazer combinações variadas com tons mais vivos e brilhantes, como o amarelo, o ouro, o prata, o roxo, o violeta, o vermelho e o mostarda.

Decoração Boho Chic: As cores

Para que o seu ambiente não se torne sobrecarregado e vire um verdadeiro “carnaval” é importante optar entre três e quatro tonalidades diferentes para serem mescladas de forma simples e eficaz, trazendo criatividade e charme na medida certa.

Decoração Boho Chic: As cores

  1. Acessórios

Os acessórios são responsáveis por trazer essa personalidade única aos ambientes, ajudando a contar a sua história e transmitindo o seu estilo de vida.

Decoração Boho Chic: Acessórios

Por isso, abuse de itens de brechó, artesanais, feitos por você mesmo ou ainda bibelôs e coleções de viagens.

Não se importe se algum desses itens parecer não se encaixar exatamente na sua decoração, porque quando eles são colocados em conjunto conseguem trazer um resultado inesperado – tornando os ambientes super criativos e dinâmicos.

Decoração Boho Chic: Acessórios

Aliás, a mistura de influências é que traz toda a riqueza do estilo Boho Chic e por isso os acessórios são tão importantes.

Você poderá misturar elementos hippies (como algumas almofadas com pedrarias) com peças rústicas (como um vaso de barro) e alguns produtos étnicos (como tecidos indianos) e uma variedade de cores.

Decoração Boho Chic: Acessórios

Para conseguir harmonia no espaço, sempre pense na sua cartela de cores antes de começar a decorar e não deixe que os acessórios fujam muito desse padrão.

Decoração Boho Chic: Acessórios

Aproveite que o Boho Chic é o estilo mais democrático e coloque à mostra suas peças de viagem, de família e também aqueles artesanatos que você adora fazer!

  1. Materiais

Não existe muitas regras quanto ao uso de materiais. Enquanto outros estilos “proíbem” algumas misturas, no Boho Chic quase tudo é liberado, desde que faça sentido para você e seja possível ter uma harmonia bacana no ambiente.

Decoração Boho Chic: Materiais

Por isso, você poderá misturar palha com lã, couro e vime, veludo e pedrarias e muitos outros itens.

Decoração Boho Chic: Materiais

Lembre-se que, além de conseguir uma harmonia nos materiais, as estampas e as cores também precisam estar equilibradas.

Cuidados ao usar o estilo Boho Chic

Com tanta mistura, às vezes pode ser difícil encontrar uma ‘unidade’ para o espaço, evitando que ele se torne um verdadeiro “carnaval”, não é mesmo?

Cuidados ao usar o estilo Boho Chic

Se você está com um pouco de receio ao fazer essa viagem para o Boho Chic, não precisa se preocupar. Basta escolher a paleta de cores base antes e sempre optar por estampas que conversem com essas cores escolhidas.

Cuidados ao usar o estilo Boho Chic

Por exemplo, busque por aquelas estampas que tenham algum elemento em comum entre si – como a mesma cor ou padrão – , ou ainda que tenham uma cor em comum (como o fundo com uma das cores bases da sua decoração).

Cuidados ao usar o estilo Boho Chic

Se você é daquelas pessoas que enjoam fácil, então escolha um ambiente que você passa pouco tempo para começar a aplicar o estilo Boho Chic e vá aos poucos, modificando primeiro os detalhes, como as almofadas e as mantas e depois partindo para todo o ambiente.

Cuidados ao usar o estilo Boho Chic

Outro cuidado é tentar não exagerar, já que apesar da liberdade, o Boho é marcado pela leveza. Por isso, como a sua decoração será mais colorida, opte por paredes em tonalidades neutras e com uma textura mais delicada.

Quando for inserir acessórios e objetos também pense nas combinações. Na cozinha, por exemplo, opte por uma louça lisa e deixe para ousar nos utensílios, como os guardanapos, jogos americanos e potes, que podem vir com estampas geométricas ou com motivos florais.

Decoração Boho Chic: como fazer

Ao contrário do que muita gente imagina, você não precisa usar o Boho em toda a sua casa, sendo possível deixa-lo restrito apenas a alguns ambientes como o quarto ou a sala.

Decoração Boho Chic: como fazer

Mas, se você quiser ousar e incluir o Boho em todos os ambientes, também não tem problema. O importante é sempre sentir-se bem nos espaços e transmitir a sua personalidade com a decoração, já que essa é a essência desse estilo decorativo.

Decoração Boho Chic: como fazer

Gostou de saber mais sobre o Boho Chic? Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário pra gente!

Continue lendo em nosso site: