Estilo Provençal na Decoração

Estilo Provençal na Decoração 1

Você deseja ter em sua casa uma decoração refinada e a o mesmo tempo sóbria e aconchegante? Portanto, você vai se interessar pelos móveis provençal que faz bem esse estilo. Ele adapta-se perfeitamente à casa de quem tem personalidade determinada e gostos delicados. A decoração em estilo provençal transmite uma sensação de harmonia ideal para quem ama cores claras, materiais naturais e ambientes luminosos.

Qual é o Estilo Provençal?

O estilo provençal originou-se naturalmente na Provença, uma região da França caracterizada por um clima agradável com campos e belas paisagens. O mobiliário provençal nasceu ao longo dos séculos de acordo com as belezas naturais destes locais.
Os protagonistas dos móveis de estilo provençal são os materiais naturais, principalmente a madeira, o branco ou em tons pastéis, como o azul claro e o lavanda. Os campos de lavanda são uma característica da paisagem provençal: por isso é natural que a lavanda seja uma das mais utilizadas no seu estilo provençal.

Estilo Provençal: que tipo de mobiliário escolher?

Os móveis de estilo provençal privilegiam móveis com visual envelhecido: recuperados e repintados ou tratados com a técnica decoupage. Um guarda-roupa de estilo provençal, por exemplo, ficará perfeito se a madeira, bem como as suas imperfeições, for realçada. A mesa provençal em aspecto puro da mobília é de fato característico do estilo. Nesse sentido, aparadores e cômodas são móveis ideais para serem colocados na casa com lugar de destaque e com a possibilidade de realçar o visual rústico graças à combinação de flores frescas e acessórios em vime, cobre, algodão e linho na decoração. 

Agora, separamos algumas sugestões para você decorar os cômodos da sua casa no estilo provençal:

  • Cozinha estilo provençal

Na cozinha, ao lado de uma mesa de madeira envelhecida na cor branca e de um aparador de cor clara, podem ser colocadas lado a lado cadeiras em ferro forjado com acabamento laqueado branco com assento estofado revestido em tecido com motivos florais ou liso.

  • Sala de estar provençal

Uma bela mesa de centro de madeira maciça decorando a sala de estar com vasinhos de flores delicadas ou velas decorativas transforma o espaço em um ambiente atraente e muito charmoso. Poltronas e sofás robustas e confortáveis ajudam a completar a harmonia desse cômodo acolhedor.

  • Banheiro ao estilo provençal

Ferro forjado também é perfeito para pendurar as toalhas no banheiro, para ser combinado com desenhos florais do azulejo na parede e a tradicional banheira com pés. As cores claras das toalhas e uma prateleira de madeira podem completar a decoração do local em estilo provençal.

  • Quarto provençal

Uma cama de ferro forjado combinado a uma cabeceira encantadora, em madeira branqueada entalhada e acolchoada, revestida de tecido com costura em capitonê… por si só essa peça é suficiente para criar o ambiente típico de estilo provençal. Para completar a decoração você pode adicionar um belo tapete de corda, abajur de tecido, cômodas clássicas com um grande espelho de moldura decorada.

  • O terraço de estilo provençal

Se você tem terraço, o estilo provençal é perfeito para decorá-lo! Poltronas de vime, caixas de madeiras como porta-vasos, mesas e sofás em paletes; mas também mesas, cadeiras com estruturas de ferro forjado e, acima de tudo, muitas, muitas plantas!

Detalhes da Decoração Provençal

Cortinas ao estilo provençal:  item indispensável, seja de linho ou de algodão, esses materiais são perfeitos para as cortinas ao estilo provençal, de preferência bordadas com a técnica da própria Provença. As cores devem ser claras, mas como alternativa ao bordado você pode escolher estampas florais ou listradas.

Acessórios em estilo provençal: Cerâmica e vime são os melhores materiais para decorar no estilo provençal… cestos de vime no banheiro para guardar acessórios e toalhas, jarros e pratos decorados em cerâmica para decorar a cozinha. Numa casa de estilo provençal, as flores não podem faltar em vasos e jarras, devem ser colocadas em todos os cantos da casa para criar aquela atmosfera de frescura que distingue os móveis de estilo provençal!

Estilo Provençal na Decoração 2
Chapeleira Paris – Design Artesanal Pintura Provençal