Estilo Neoclássico: descubra sua grandeza

Estilo Neoclássico: descubra sua grandeza 1

Pretende criar um interior em que o luxo e as tendências inovadoras estejam em perfeita harmonia? Então, você precisa conhecer melhor o estilo neoclássico! Um exemplo de decoração chique e aprimorada que continua sendo uma solução de design de interiores. 

Apesar de toda a procura por uma decoração neoclássica hoje, ela pertence a uma época mais antiga – precisamente na década de 1750. O estilo surgiu na Europa, em um período em que se encontravam fartos dos aparatos do rococó e se propôs a dedicar à rigorosa arte clássica. Os designers franceses começaram a criar peças com linhas precisas, formas retas e adornos diferenciados que substituíram os contornos das peças ornamentadas.

O mobiliário de estilo neoclássico desempenha um papel decisivo nesta decoração, combinando sutilmente a elegância do clássico intemporal com a precisão moderna. Portanto, para você transformar seu ambiente com esse estilo é necessário uma seleção correta do mobiliário – e o processo de escolha e combinação será um prazer, especialmente se você conhece bem as suas características e as suas variedades. Por essa razão, vamos te ajudar a descobrir a grandeza da decoração em estilo neoclássico. Confira!

Características do Mobiliário Estilo Neoclássico

O neoclássico é caracterizado de duas maneiras: decoração mais chique e aprimorada ou coerência e equilíbrio. No entanto, ambas compartilham algumas características comuns de móveis. Agora, você pode facilmente descobrir que este ou aquele móvel pertence especificamente ao estilo neoclássico através das suas características:

  1. Formas precisas e simétricas: este lindo estilo gira em torno da harmonia – e as silhuetas dos móveis não são exceção. Sofá, poltrona, mesas de centro, guarda-roupas e armários para a cozinha são caracterizados pelo equilíbrio e domínio absoluto das proporções.
  2. Tamanhos medianos: o estilo neoclássico implica leveza e liberdade e, portanto, móveis maciços e volumosos que podem “engolir” uma parte significativa do espaço não são característicos dele. Você também deve prestar atenção na disposição dos móveis da sala de estar: categoricamente, não é recomendado sobrecarregar uma sala neoclássica com muitos móveis.
  3. Materiais de alta qualidade: neoclássico é um estilo que envolve nobreza absoluta. E se você está pretendendo algo assim, deve se preparar imediatamente para gastar – móveis de luxo é um investimento que terá como recompensa: a beleza e a durabilidade. Em princípio, não existem móveis baratos no estilo neoclássico, o que se deve não só à complexidade do design, mas também à qualidade dos materiais. Peças em madeira maciça natural, estofados exclusivos em veludo, linho ou os mais modernos tecidos… vernizes e pinturas de alta qualidade – somente nessas condições o mobiliário pode transmitir aquele nobre luxo de interior que tanto te seduz.
  4. Decoração cuidadosamente harmonizada: o mobiliário de estilo neoclássico é um exemplo de equilíbrio em absolutamente tudo. É pouco provável que encontre nesse estilo algo sem graça, chamativo ou exagerado, porque tudo, incluindo os elementos decorativos, está sujeito a uma total harmonia. Pernas entalhadas em madeira clara ou escura, a famosa técnica do capitonê, um toque de dourado ou brilho metálico, acessórios elegantes e impecavelmente selecionados – solução perfeita para o cenário dos amantes do estilo neoclássico.
  5. Paleta suave e confortante: cores saturadas e tons fortes são incomuns ao estilo neoclássico moderno e mais conservador. Caracterizada por tons suaves e refinados de: marrom, azul, branco, bege e creme, além de tons dourados, amarelo claro, cinza, pêssego e rosa suave. 

O mobiliário neoclássico nos ambientes

O mobiliário neoclássico enfatiza a linha sempre combinada entre a modernidade e as tradições do passado. No entanto, o que há de mais importante a respeito deste estilo de mobiliário é a nobreza, elegância, harmonia atemporal e o bom gosto na decoração. Seguindo o mesmo princípio ligado ao estilo neoclássico, a escolha de móveis devem ser um só design, dessa forma você pode alcançar elegância e equilíbrio impecáveis para o ambiente.

Sofás, cadeiras, mesas, camas, cômodas… Agora que você já descobriu a grandeza da decoração do estilo neoclássico, fica mais fácil escolher o seu mobiliário. Contudo, procure um lugar confiável como o Atelier Clássico para adquirir suas peças. Sem dúvidas, você encontrará mobiliários sofisticados com as características estéticas para completar a sua decoração em estilo neoclássico.

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.