Como Decorar um Banheiro Pequeno

A decoração de áreas pequenas, pode mostrar-se uma tarefa complicada e com um resultado facilmente longe do esperado. O ambiente pode ser decorado com cores que o deixem escuro demais, com muitos itens não essenciais que o fazem parecer menor do que é.

Mas decorar esses espaços pode ser mais simples do que parece. Basta apenas entender o que se quer, e partir em busca de ideias e itens que irão valorizar o pequeno espaço, só que da maneira correta.

Projetar o pequeno espaço adequadamente, para que ele possa receber bem os móveis, é o passo inicial. Um projeto bem estruturado, permitirá que o cômodo tenha boa iluminação, seja bonito, confortável e parece ser bem amplo.

Um desses espaços são os banheiros. É comum que encontremos essa parte como uma das mais pequenas de uma casa e assim, tenhamos dificuldade em manter ali um ambiente agradável e com tudo o que necessitamos nele. Além de não parecer um espaço possível para uma boa decoração.

Separamos, então, algumas dicas para que o seu projeto do banheiro fique ainda mais prático e moderno, e te inspire ainda mais.

Como Decorar um Banheiro Pequeno 1

Decorando um banheiro pequeno

·         Aproveite bem os cantos

A primeira dica é aproveitar todo o espaço disponível em seu banheiro, cada centímetro pode e deve ser utilizado. Os cantos podem ser aproveitados colocando lixeiras, porta toalhas, porta papel higiênico, e até mesmo itens de decoração, como luminárias ou plantas, por exemplo.

·         Cores e vidros transparentes

Quando você escolhe o melhor box para o seu banheiro, também é possível escolher a cor do mesmo. Mas deve-se atentar para que as cores do ambiente todo estejam em harmonia.

O mais aconselhável é o box transparente para banheiros em tons escuros, e o box fosco para banheiros em tons mais claros. O box fumê pode ser uma má escolha, já que deixará o ambiente com a sensação de ser ainda menor.

Vale ressaltar aqui, que o box deve ser feito de vidro temperado para sua própria segurança.

O banheiro pode ainda ser decorado com painéis de vidro. E essa é uma excelente opção para quando se optar para um ambiente em cores claras.

·         Produtos antiderrapantes

A escolha do piso do banheiro é outro ponto importante. Segundo o blog Sua Decoração, optar por pisos apenas pela estética não é a melhor dica, já que o mesmo, sendo liso demais, pode causar acidentes.

Os pisos antiderrapantes são os mais indicados para garantir a segurança nesses espaços. Por exemplo, pisos de materiais foscos são ótimos, pois elevam a aderência dos pés no chão. Há também as opções de porcelanato ou pastilhas.

Mas, além dos pisos, alguns objetos podem ser adicionados em banheiros, pois ajudam a evitar acidentes. Tapetes antiderrapantes dentro do box e fora dele são imprescindíveis. Além disso, pode-se optar também por barras de apoio e corrimãos.

·         Não deixe de aproveitar o espaço que fica acima do vaso sanitário

O espaço que fica acima do vaso sanitário é, muitas vezes, esquecido e inutilizado. Mas o que poucos sabem, é que ali também é uma área excelente para acrescentar algo e ocupar bem o local.

Armários aéreos podem ser essenciais para armazenar itens que pouco se usa, mas são necessários.

Assim, o gabinete e armários da pia ficam livres para itens como escovas de dentes, produtos de limpeza facial, e itens mais utilizados na rotina da manhã e noite.

·         Use e abuse das prateleiras

Gabinetes e armários são indispensáveis nesse espaço. É aí que entram os móveis planejados, perfeitos para se armazenar o que é essencial, e que também adicionam charme à decoração do espaço. 

Os tons em madeira têm estado em alta entre decoradores, e podem ser ótimas opções. Tons claros também são indicados para que o espaço mantenha a sensação de ampliação e aconchego. Outra opção é que a bancada seja feita de porcelanato.

Além dos móveis planejados, é possível completar os espaços com prateleiras e nichos para produtos, ou até mesmo itens de decoração para o espaço. Esses itens podem ser de cores diferentes, para oferecer ao ambiente um ar de modernidade.

·         Cores claras

Banheiros são ambientes que devem estar sempre muito limpinhos. Utilizar cores claras nessa área contribui para a sensação de limpeza e paz que os tons claros proporcionam.

Cores suaves, como o branco e bege, são os mais indicados para as paredes. O espaço pintado no azul claro também é uma boa escolha.

Porcelanato é a melhor opção para o revestimento e até mesmo nos itens de decoração. Mas tons madeirados claros também podem trazer elegância para o banheiro.

Além de tudo, as cores claras ficam responsáveis por dar àquele ambiente, a sensação de ampliação. Ou seja, o faz parecer maior do que realmente é.

Como Decorar um Banheiro Pequeno 2

·         Iluminação

A iluminação para banheiros pequenos não é tão difícil. Mas seguir algumas dicas pode ajudar na escolha certa para manter o espaço agradável.

Em banheiros pequenos, a tonalidade de iluminação recomendada é a branca. Esse tipo de luz mantém o espaço claro e sem dar qualquer sensação de ser um local sujo e amarrotado.

A luz deve ser geral e não localizada. Pois, além do consumo excessivo e desnecessário em um ambiente pequeno, a mesma ainda oferece uma sensação de conforto.

Como Decorar um Banheiro Pequeno 3

·         Organização

Banheiros pequenos aumentam a possibilidade de bagunça. Mas, mantê-lo organizado pode ser bem simples e prático.

As prateleiras, sobre as quais já falamos acima, são ótimas para auxiliar na organização. Nela, podemos colocar os itens de higiene, itens de decoração e até mesmo as toalhas de banho.

Os produtos de higiene, à vista ou não, podem ficar em potes, e cestinhas organizacionais. Evitando, assim, que fiquem jogados e espalhados todos no mesmo local.

Ter ganchos na parede ajuda a manter toalhas em locais estratégicos e também a pendurar roupas para não ficarem jogadas no chão. As roupas podem ainda ficar em cestos de roupa suja. Eles podem complementar os cantos inutilizados do banheiro.

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.