Estilo Boho: eclético e único

Estilo Boho: eclético e único 1

Está preparando a sua casa para ter um design de interior cheio de vida, cultura e objetos interessantes por toda parte? Pode apostar que você está prestes a ter uma decoração no estilo Boho (ou Bohemian). Este estilo está à altura das sensibilidades modernas e envolve a ousadia, a descontração e o inusitado

Se a atual boêmia tende a ter certas características peculiares, também permite, no entanto, criar ambientes com estilos ecléticos. Dessa forma, você nunca encontrará a mesma decoração com estilo Boho entre duas casas inspiradas na vida boêmia.

O estilo boêmio é inspirado por pessoas que optam por levar uma vida não convencional: viajantes, escritores, artistas…. Assim, seu design incorpora esses ideais, combinando objetos, cores e padrões de várias origens e de vários lugares do mundo. Pois bem, se você quer realmente se aventurar em um estilo que você mesma possa criar, o Boho certamente é a sua melhor alternativa.

Cores do Estilo Boho

Lembrando que para ter uma decoração boêmia não precisamos de regras para seguir. Porém, em ambientes ecléticos é muito comum encontrar as cores quentes e terrosas, assim como tons metálicos. As cores básicas como os tons de marrons, verdes a cinzas e, para os acessórios com tons escuros, como o roxo, azul e laranjas mais eletrizantes. A combinação e as camadas de cores é o que torna o seu lugar único.

Não há restrições de cores e texturas para o estilo Boho, use tecidos tingidos e padrões de todo o mundo, como Ikat do Camboja, para incluir ao seu espaço uma atmosfera de conforto e exotismo. Se tudo isso lhe parece um pouco exagerado e sobrecarregado, lembre-se de que a cor saturada é a chave para o estilo boêmio, o branco pode servir de tela de fundo para tons mais ricos. Use-o estrategicamente para causar um efeito visual que abrilhante a decoração. Tente colocar tecidos coloridos por cima dos móveis, pendurar tapeçarias decorativas nas paredes e no chão e introduzir obras de arte que irá ajudar a recriar esse estilo tão incomum. 

Materiais decorativos em estilo boêmio

A chave para usar materiais decorativos em uma casa boêmia é conciliar uma mistura de vários elementos. Ao contrário do minimalismo, moderno e elegante, o estilo Boho adota a filosofia de “sempre mais”. Materiais sustentáveis como madeiras de reflorestamento podem ser combinados com a elegância da seda. Os materiais devem ter uma aparência levemente desgastada, não danificados, nem brilhantes. Decoração rica em franjas, crochê e bordados – almofadas, cortinas e tapetes são convenientes para criar um ponto de encontro aconchegante e de inspiração cultural.

Móveis Boêmios

Normalmente, móveis boêmios não são encontrados em uma loja comum, tendem a ser móveis apurados ao longo do tempo, portanto, itens usados ​​e vintage fazem parte da decoração Boho. Cada móvel deve ser especial e contar uma história. 

Divirta-se explorando as lojas de brechó de móveis vintage e também confira as lojas físicas ou virtuais que atendem às suas expectativas de decoração Boho. Algumas lojas têm fabricação própria e são especialistas em móveis vintage repaginados. De alguma forma, essas lojas poderão te ajudar na escolha de cada peça e por serem fabricantes você consegue customizar a peça com a cor e tecido de sua preferência.  Experimente conhecer a loja online do Atelier Clássico, certamente irá encontrar o que você procura em peças de mobiliário com seu toque pessoal, essa escolha vai caber perfeitamente no seu interior.

Receba seus convidados em uma sala que ofereça uma vibração Boho, onde as poltronas e sofás tenham conforto em cores saturadas. Almofadas estampadas e tapetes macios criam uma atmosfera acolhedora. E uma vez que sua sala boêmia seja convidativa e confortável para você se acomodar e relaxar, deve evitar os móveis angulares e rígidos. Escolha sempre móveis que te proporcione maior conforto, como espreguiçadeiras, chaise, recamier, divãs ou poltronas com puff para descasar os pés.

Iluminação e acessórios Boho

Para dar boas-vindas e um ar de tranquilidade, uma iluminação discreta unificará seu interior boêmio e completará essa sensação. Em vez de luzes de teto, decore com várias velas, luminárias de mesa e de chão. A natureza está no centro deste estilo, então dê vida ao seu espaço com samambaias e plantas suspensas. Além de iluminar uma sala, as plantas também melhoram a qualidade do ar. 

Itens de decoração Boho

Finalmente, preencha seu interior boêmio com relíquias de família, itens artesanais e lembranças de suas viagens. Os acessórios devem contar sua história, então mostre o que você adora: tapeçarias, porcelanas decorativas, porta-retratos. E tenha em mente que, embora o estilo boêmio seja eclético, ele ainda pode ser chique e glamoroso, então não tenha medo de se aventurar com ornamentos luxuosos. A única regra a ser respeitada é a sua vontade e decorar com tudo que te agrade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.