A Fascinante Decoração Estilo Rústico

Estilo Rústico na Decoração

Por que os móveis rústicos são interessantes para quem é fascinado por decoração? Inspirada em decoração de interiores das casas de campo, com espaços acolhedores, bem arejados e confortáveis que recriam um ambiente natural e de muita tranquilidade. De fato, as inspirações vindas da natureza como a matéria-prima e tons naturais remetem uma atmosfera de calmaria e aconchego para dentro de casa.

Qual é o estilo rústico?

O visual rústico é um estilo de decoração simples, modesto e aconchegante, às vezes com toques de nostalgia e com ar romântico. Inspirado no estilo de vida do campo, o rústico privilegia a utilização de materiais naturais, sem muitos ornamentos e feitos à mão. Cadeira palhinha, mesa de centro de rattan e os tradicionais cestos de vime são itens que transformam o ambiente com sua beleza natural trabalhada artesanalmente.

Além da madeira presente nos móveis, podemos encontrar também em painéis nas paredes, teto ou chão, assim como o vime, ferro forjado, rattan, cerâmica e couro. Tetos com são agradáveis ​​a uma decoração de estilo rústico.

Estilo rústico e suas variações

Estes móveis têm uma personalidade forte e são únicos. Também são capazes de combinar perfeitamente com todos os tipos de interiores. Isso permite que você crie uma personalização autêntica na decoração. 

O estilo rústico combina muito bem com suas variações vindas de várias regiões do mundo. Algumas das variações do estilo dessa decoração são: rústico-industrial, rústico-moderno, rústico-retrô…. Por exemplo, o estilo rústico natural tende por decorações com pedras e tons terrosos, móveis de madeira maciça e sofás de couro.

Há também a variação casa da fazenda, uma variação mais suave e reconfortante do estilo rústico, que retoma o espírito da fazenda com paredes de pinturas em tons claros e brancos.

Em compensação, encontramos um lado mais masculino no estilo rústico como o “chalé” que foca em elementos que lembram a caça e o acampamento dos lenhadores, com animais, cores mais escuras, xadrez vermelho e preto.

A mobília em estilo rústico

O mobiliário rústico tem um processo de fabricação manual que impressiona, sendo visível em cada peça. Assim como a alta qualidade dos materiais e do design, esses móveis se beneficiam com a sua duração que é praticamente eterna. 

Em sua maioria, o mobiliário de estilo rústico é feito de madeira, bastante maciça e de aspecto clássico, mas sem descuidar do seu lado confortável. A madeira pode ser tingida, pintada ou envelhecida para dar um efeito vintage… o rústico combina perfeitamente com móveis vintage. Também encontramos a presença de metal nos móveis, como pequenas mesas em ferro forjado.

Cores naturais e suaves

As cores naturais e neutras do estilo rústico são bem populares. Já as paredes, o branco ou bege claro aparecem para equilibrar as cores escuras presentes na madeira e no metal utilizados nos móveis. A madeira para móveis costuma ser pintada de branco ou pastel, mas também pode ser deixada em seu tom natural.

Existem outras cores naturais como tons de bege e terrosos, areia e castanho, mas também o alaranjado mais suave e o azul. Devemos evitar cores muito vivas na decoração rústica. Cores em tom pastel em azul, lilás e verde claro também são preferidas por ter um lado calmante.

As estampas das cortinas ou das almofadas são inspiradas em elementos da natureza, como flores ou folhas e ainda para harmonizar o ambiente podemos usar listras e o xadrez.

Acessórios rústicos

Do lado dos acessórios, optamos pela simplicidade com objetos rústicos com um toque retrô, sem sobrecarregar muito. Entre outras coisas, itens de antiguidades ou peças de artesanato.

Na cozinha, você pode pendurar na parede esculturas, louças, potes e utensílios. Também pode exibir potes de conserva e caixas de metal em estilo retrô para biscoitos.

Na sala de estar, um tapete ou cobertor de pele sintética contribuirá para o ambiente aconchegante e relaxante. Uma mesa de canto para sala com um vasinho de planta traz a natureza para o seu interior.

No banheiro, os acessórios podem ser em ferro forjado e madeira pintada garantindo um efeito rústico.

Espelho antigo ou molduras de madeira, cestos de vime, tapetes feitos à mão ou almofadas de patchwork para as poltronas definirá bem a decoração.

Vasos de flores silvestres ou secas, são bem-vindos assim como cortinas de renda, também e irá suavizar o lado mais rústico dos móveis e das matérias-primas utilizadas.

A luz é uma parte muito importante do estilo rústico. Nas janelas, evite tecidos e materiais muito grossos; em vez disso, opte por rendas ou tecidos leves que deixam entrar a luz natural. Do lado da iluminação, existem velas, luminárias de ferro ou lustres de metal.

O fascinante mundo da decoração rústica tem várias formas de serem interpretados dentro do seu espaço e todos eles levam para uma atmosfera natural, relaxante e bem aconchegante!

Rate this post