Escadas Santos Dumont: solução para pouco espaço!

escadas santos dumont

As escadas Santos Dumont são opções incríveis e modernas para espaços pequenos e podem transformar a sua decoração!

Se a sua casa é pequena, mas você precisa fazer uma ligação entre dois patamares, as escadas Santos Dumont são soluções perfeitas. Além de ocuparem pouco espaço, esse tipo de escada é extremamente moderna e charmosa – conferindo um toque a mais de autenticidade a sua decoração.

Você ainda não conhece esse tipo de escada? Então continue a leitura e descubra porque ela recebe esse nome, como funciona e quais as vantagens pode trazer para a sua casa!

Escadas Santos Dumont: qual a sua origem?

escadas santos dumont

As escadas Santos Dumont não receberam esse nome por acaso, afinal esse modelo foi desenvolvido pelo pai da aviação – tanto que é bastante presente na sua casa em Petrópolis.

Embora o brasileiro seja mais conhecido como o pai da aviação, com o voo do seu 14 Bis em Paris, em 1906, Santos Dumont também contribuiu com muitas outras criações, por exemplo o relógio de pulso (item que foi desenvolvido por seu amigo Louis Cartier exclusivamente a pedido do inventor).

E, claro, Dumont também deixou a sua marca na arquitetura, criando uma escada que até hoje intriga as pessoas.

escadas santos dumont

Alguns desavisados podem pensar que ela foi planejada devido a um caráter místico, já que muitas escadas em Petrópolis foram pensadas para você começar a subir com o pé direito.

Mas na verdade, o seu modelo diferenciado se deve a um motivo mais interessante: a falta de espaço para uma escada tradicional, que fez com que Santos Dumont planejasse um modelo moderno, diferente e que não ocupa muito espaço como as escadas tradicionais.

Como as escadas Santos Dumont funcionam?

A principal diferença desse tipo de escada está nos degraus, já que ela usa formatos alternados.

escadas santos dumont

Na casa do inventor em Petrópolis, o primeiro degrau da escada corresponde à metade dos demais, forçando a pessoa a começar a subida com o pé direito. A escada foi projetada dessa maneira para oferecer uma inclinação vertical maior, alcançando a altura desejada mesmo em espaços mais estreitos.

O princípio básico de funcionamento dessa escada é que cada degrau seja feito para um pé específico. Assim, cada degrau recua do lado que não será usado, proporcionando conforto durante a subida e reduzindo o espaço necessário para a sua aplicação.

Normalmente, uma escada Santos Dumont costuma ocupar metade do espaço de um modelo tradicional – mas ela acaba ficando bem mais íngreme que os demais tipos de escadas.

escadas santos dumont

Hoje você pode encontrar vários modelos de degraus, deixando a sua escada extremamente moderna, como círculos, semi-círculos e até formas geométricas de cubos e triângulos.

Outra opção é usar os degraus como nichos, ajudando a otimizar ainda mais o espaço (já que você poderá usar esse “cantinho extra” para guardar pertences e organizar acessórios).

Além disso, como os degraus podem ser inteiros ou do tipo bandeja, existe a possibilidade de variar o material usado na construção, como tijolo, madeira, estrutura metálica com degraus de madeira, chapas metálicas e muito mais.

Vantagens da escada Santos Dumont

escadas santos dumont

Depois de ler os tópicos anteriores, ficou mais fácil perceber algumas vantagens desse modelo, não é mesmo? Veja os pontos fortes que merecem destaque:

  • são opções perfeitas para ambientes com pouco espaço;
  • conciliam inclinação com conforto e segurança;
  • permitem variar os tipos de materiais e de degraus usados, garantindo modernidade e versatilidade ao ambiente;
  • podem ser usados outros tipos de degraus, como os nichos, otimizando ainda mais o seu espaço;
  • combina muito bem com decorações modernas e contemporâneas, permitindo o uso de materiais variados e dando mais versatilidade ao ambiente;
  • é ideal para espaços com larguras que não sejam superior a 75 centímetros (o ideal é que o ambiente tenha uma largura entre 60 e 70 centímetros).

Segurança

Um ponto que merece atenção, contudo, diz respeito a escolha adequada do ambiente para receber esse tipo de escada, garantindo que ela será segura para seus usuários.

escadas santos dumont

Assim, saiba que a escada Santos Dumont é indicada para ambientes que não têm um fluxo muito grande de pessoas, já que ela só pode ser usada por uma pessoa de cada vez.

Além disso, como você começa a pisar com um pé determinado, é fundamental que o projeto leve isso em conta e assim ela comece com o degrau do lado dominante das pessoas da casa.

Se a maioria é destra, o mais confortável é que a escada comece com o primeiro degrau à direita (tanto para subir como para descer). Já para os canhotos, o degrau deverá estar à esquerda.

Quando esses pontos são considerados, as escadas Santos Dumont são modelos bastante seguros, principalmente porque esse sistema de degraus evita que você acabe “enganchando” o pé durante a subida.

Apesar disso, é muito importante sempre usar o corrimão, independentemente de a escada ser ou não estreita, de preferência com modelo guarda-corpo, evitando acidentes.

Como posso usar essa escada na minha casa?

Depois de ler este conteúdo, você acredita que a escada Santos Dumont é a ideal para a sua casa? Então veja quantas ideias bacanas nós separamos para você começar a planejar a sua!

Escadas com nicho

escadas santos dumont nicho

As escadas com nicho são ideais para quem deseja otimizar ainda mais o espaço, já que permitem organizar livros, CDs, cadernos e até objetos de decoração.

escadas santos dumont nicho

Os nichos em madeira são os mais usados, mas para deixar a sua escada ainda mais moderna é possível mesclar esse elemento com outros, como alvenaria (para a base da escada) e aço para o corrimão.

Veja mais ideias:

escadas santos dumont nicho

escadas santos dumont nicho

Escadas em metal

escadas santos dumont metal

O metal é uma opção bem bacana para quem deseja modernizar ainda mais a sua decoração, trazendo uma pegada industrial super em alta.

escadas santos dumont metal

Você pode mesclar as cores dos metais e até usar o mesmo elemento no corrimão. Com certeza a sua escada será o destaque do ambiente (e ninguém passará por perto sem notá-la).

Veja mais ideias com esse material:

 escadas santos dumont metal

escadas santos dumont metal

Escadas em madeira

escadas santos dumont madeira

A madeira é o elemento mais comum para essas escadas – e costumam combinar muito bem com qualquer estilo decorativo, além de permitirem o uso de outros materiais, como o aço, deixando as escadas ainda mais modernas e diferenciadas.

escadas santos dumont madeira

Inspirações em madeira são o que não faltam. Separamos algumas para você conferir:

escadas santos dumont madeira

escadas santos dumont madeira

escadas santos dumont madeira

escadas santos dumont madeira

escadas santos dumont madeira

 

Escadas com degraus diferenciados

Para trazer ainda mais modernidade a sua Santos Dumont, é possível optar por degraus diferenciados, formando figuras geométricas e outras imagens.

Quer algumas ideias? Veja as que separamos:

escadas santos dumont diferentes escadas santos dumont diferentes

escadas santos dumont diferentes

escadas santos dumont diferentes

Outras ideias

Ainda não encontrou o modelo mais adequado para a sua casa? Então veja essas outras ideias bem legais:

escadas santos dumont

escadas santos dumont

escadas santos dumont

escadas santos dumont

escadas santos dumont

escadas santos dumont

escadas santos dumont

escadas santos dumont

escadas santos dumont

escadas santos dumont

escadas santos dumont

escadas santos dumont

escadas santos dumont

 

Como você viu, as escadas Santos Dumont são opções ideais para espaços pequenos, já que conseguem ter um grau alto de inclinação, com larguras reduzidas.

O charme fica por conta dos degraus diferenciados, que obrigam o usuário a subir com o pé direito ou esquerdo, dependendo de como a escada foi planejada.

Ela pode ser fabricada em diversos materiais, mas é muito importante contar com o auxílio de um arquiteto, engenheiro ou outro responsável, para que a escada seja planejada levando em consideração as características da sua casa. Lembrando que existem outros modelos que podem ser mais ou menos indicados dependendo do seu ambiente.

Gostou de saber mais sobre as escadas Santos Dumont? Já conhecia esse modelo? Se você ainda tem alguma dúvida, é só deixar um comentário pra gente!

Continue lendo em nosso site:

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.