Aço inox, aço escovado, cromado ou alumínio: qual escolher?

aço inox

Tem dúvidas entre o aço inox, aço escovado, cromado ou alumínio para os seus móveis? Leia e saiba tudo!

Na hora de escolher os móveis para a casa, quem já não teve dúvida em relação ao acabamento? Os pés e detalhes em aço estão em alta, o que significa uma variedade de opções.

Aço inox, aço escovado, cromado ou alumínio: essas são algumas das possibilidades na maioria das lojas. Mas você sabe dizer qual a diferença entre cada um deles? E quando é mais indicado optar por um ou outro material?

Não precisa mais se desesperar. Nós montamos este conteúdo completo com todas as dicas para tornar a sua escolha mais simples. Confira!

Aço inox, aço escovado, cromado ou alumínio: principais diferenças

Quando você vê um acabamento consegue distinguir entre o aço inox ou o alumínio? Entender as diferenças é extremamente importante, afinal essa informação pode estar diretamente relacionada à durabilidade e aos cuidados com o seu móvel.

Aço Inox

aço inox

É considerado um dos materiais nobres na confecção de mobiliários, com destaque para a sua alta qualidade e fácil manutenção. Como o seu nome indica, o aço inoxidável é resistente à corrosão.

Esse tipo de aço é formado por uma liga de ferro e cromo, principalmente, e uma camada passiva que funciona como uma espécie de “película protetora”, evitando que o aço oxide, dando também mais resistência e durabilidade à peça.

Algumas das suas vantagens são:

  • não enferruja com facilidade (sendo uma ótima escolha para casas de praia ou a beira-mar);
  • não descasca;
  • não escurece.

aço inox

Por isso, o aço inox é bastante indicado para os móveis de área externa. Além de tudo isso, esse tipo de aço é atóxico e reciclável.

Para manter o seu móvel bonito por mais tempo não é necessário grandes esforços, bastando apenas limpá-lo com água e sabão ou usando produtos próprios para esse tipo de material.

Aço escovado

aço escovado

Dentro do que chamamos de aço inox, ainda existem duas possibilidades: o polido e o escovado. A diferença se dá, basicamente, devido ao tipo de processamento que o aço passa na sua última etapa de produção, ou seja, no acabamento.

O polido costuma ser mais caro e é aquele com brilho. Porém, é preciso cuidado para mantê-lo assim por mais tempo, já que ranhuras podem modificar a sua aparência, desgastando a sua superfície e dando um aspecto de mau cuidado ao móvel.

O escovado, em contrapartida, possui “ranhuras naturais”, o que o torna mais resistente ao desgaste. Lembrando que essas pequenas ranhuras não tornam esse móvel mais difícil de limpar do que o polido, já que a rugosidade é muito fina e incapaz de reter sujeiras.

Além dos móveis, ambos podem ser usados nas cubas de pias do banheiro ou da cozinha, nas torneiras e em outros detalhes.

Aço Cromado

aço cromado

O cromado é a escolha preferida de quem deseja um ar mais sofisticado. Ele recebe esse nome porque, durante a sua produção, é adicionada uma quantidade maior de cromo, oferecendo muito mais brilho ao material (até mais do que o aço inox polido).

Além disso, outra vantagem é que o aço cromado costuma ser mais barato. Afinal, para produzi-lo são necessárias menos etapas, o que o torna mais acessível financeiramente.

aço cromado

Porém, esse tipo de material não pode ser reciclado porque durante a sua fabricação são geradas substâncias tóxicas. Ou seja, esse não é um aço “amigo do meio ambiente” e é um material pouco sustentável.

Outro ponto negativo é a manutenção que é um pouco mais trabalhosa do que a do aço inox. Os móveis em aço cromado não podem ficar em ambientes úmidos, porque podem enferrujar. A sujeira acumulada também pode favorecer à oxidação, por isso é essencial limpar com frequência o aço, usando produtos específicos para essa finalidade.

Alumínio

O alumínio é um metal muito resistente e usado em inúmeros utensílios domésticos e acessórios. Ele é resultante da transformação da bauxita em óxido de alumínio.

alumínio

Algumas de suas características são: alta resistência à corrosão e baixo peso. Como para a sua produção são empregadas menos matéria-prima, o alumínio possui um valor mais baixo que as peças em aço.

Com uma aparência bastante característica, o alumínio é muito leve e resistente, o que o torna uma opção ideal para a fabricação de móveis variados.

alumínio

Além disso, o alumínio possui mais uma vantagem: pode ser reciclado e reutilizado em novas aplicações, sendo uma opção mais sustentável.

A manutenção exige o uso de produtos de limpeza não-abrasivos que podem riscar e diminuir a beleza e a vida útil do produto.

E, agora, como escolher o melhor?

Mesmo depois de ler todas essas informações, ainda está difícil decidir entre o aço inox, aço escovado, cromado ou alumínio? Saiba que esse é um processo muito pessoal e dependerá da aplicação, do local onde o móvel ficará e também das suas preferências.

O alumínio e o aço inoxidável são os mais indicados para quem deseja uma vida útil prolongada. Já o aço cromado pode ser a escolha perfeita para quem quer um móvel com mais brilho e maior apelo estético, principalmente para o uso em área interna.

aço inox

Porém, vale lembrar que é preciso ter um cuidado maior com o aço cromado e você deverá considerar se possui essa disponibilidade, garantindo que o móvel se manterá bonito por mais tempo.

Quem quer uma opção mais em conta, também pode preferir o aço cromado ou o alumínio, que são mais baratos. Já se a sua preocupação é o meio ambiente, definitivamente o alumínio é o mais recomendado, porque pode ser reciclado e reutilizado, evitando o descarte na natureza.

Já se você deseja um móvel que seja fácil de cuidar, dure bastante e não exija muitos cuidados com a manutenção, o recomendado é o aço inox. Contudo, ele é um pouco mais caro que os demais, porém seu custo-benefício pode compensar, já que a sua durabilidade é maior (principalmente no caso do aço escovado).

Ideias para decorar com esses materiais

Independentemente da sua escolha, saiba que existem várias linhas de móveis com esses materiais e todo eles dão um ar mais moderno e elegante às decorações, combinando com vários estilos.

Além dos móveis, esses aços também podem aparecer nos corrimãos de escadas, em revestimentos de paredes, nos eletrodomésticos, nos metais das cozinhas e banheiros e em muitos outros pontos, trazendo modernidade às decorações.

aço inox

O estilo industrial combina super bem com essas ideias, fazendo um contraponto entre o moderno e o rústico. Você poderá casar os itens em aço com cimento queimado, canos aparentes e até cores contrastantes como o cinza, o preto e o amarelo.

estilo industrial

Nas decorações modernas e contemporâneas, os itens em aço e alumínio também ficam bem bacana e podem ser usados com outros materiais, como vidro, madeira e até couro.

No caso das decorações corporativas, os móveis com detalhes em aço ou alumínio trazem ainda mais sofisticação, modernidade e ajudam a transmitir confiança e solidez. Não é à toa que muitos dos mobiliários para escritório contam com detalhes nesses materiais.

aço inox

Além dos móveis, você também pode usar detalhes com esses materiais, criando ambientes totalmente diferentes e personalizados. As luminárias em aço, por exemplo, no estilo pendente trazem um charme a mais para as cozinhas americanas, ficando lindíssimas sobre o balcão.

aço inox

Veja mais ideias interessantes para usar na sua casa:

aço inox

aço inox

aço inox

aço inox

aço inox

aço inox

aço inox

aço inox

aço inox aço inox aço inox

aço inox

aço inox

Como você viu, decidir entre o aço inox, aço escovado, cromado ou alumínio depende muito das suas preferências pessoais, tempo dedicado ao cuidado, preocupação com o meio ambiente e também do quanto deseja gastar.

Independentemente, existem muitas opções bacanas de móveis com esses materiais (e eles também podem aparecer com destaque em outros pontos da sua decoração, como no corrimão da escada, em luminárias pendentes e em várias outras ideias, trazendo charme e sofisticação).

Com essas dicas, ficou mais fácil entender as diferenças de cada um desses materiais? Se você ainda tem alguma dúvida, é só deixar um comentário. E, claro, se esse conteúdo foi útil, aproveite e compartilhe o nosso post com os seus amigos nas suas redes sociais!

 

Continue lendo em nosso site:

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.