Ecodesign: tendência e princípios

Ecodesign: decoração sustentável

Ecodesign, elementos naturais com um toque inovador! Esta conexão de materiais produzidos pela própria natureza e as respeitáveis conquistas tecnológicas criam um interior conveniente para o futuro – tranquilo, seguro, agradável e sobretudo de muito conforto.

Beleza, conforto e bem-estar sem prejudicar os recursos naturais. Podemos afirmar que a conscientização do design sustentável é o espírito da nova geração, principalmente em que nos dias de hoje é tão importante cuidar da preservação do nosso planeta.

Esta tendência do ecodesign de interiores tornou-se uma das mais populares. Isso significa que vale a pena conhecer mais sobre o que ela oferece para a própria decoração de uma casa.

Os Princípios do Ecodesign

O estilo ecológico surgiu na década de 1990 e pouco mudou ao longo de sua existência. Os seus princípios continuam sendo:

  • Nada artificial

O mais natural possível! Assim sendo, peças do estilo ecodesign descartam a incorporação de plásticos e outros sintéticos em sua composição. Bem como acabamentos com tintas tóxicas e têxteis produzidos por meios não convencionais. Claro, nem sempre é possível evitar o uso desses produtos artificiais por completo, porém seu uso é bem restrito.

  • Design em harmonia

O ecodesign não envolve nada volumoso, excessivamente brilhante e pretensioso – em resumo, nada que crie um visual desconfortável. Um aparador de madeira, por exemplo, é uma ótima opção para quem precisa de um item funcional que não ocupe muito espaço. A ideia deste estilo sugere harmonia entre mente e corpo, o que só é possível num ambiente feito pela própria natureza.

  • Espaço claro e arejado

Realmente, em uma casa que preza por um clima natural não pode faltar, claro, a luz natural. Soluções simples ajudam a criar essa atmosfera para o estilo ecológico – grandes janelas, espaços abertos e uma paleta de tons claros. Quanto mais claro e arejado o espaço, mais natural e harmonioso é o ambiente. Sem dúvida, tudo isso é muito importante. Mas, se não tem espaço suficiente para a entrada da luz solar, pelo menos devemos representá-la com uma bela iluminação.

Experimente colocar luminárias de chão ou de mesa nos cantos, use truques práticos como uma parede em branco para o ambiente ficar visualmente mais espaçoso. Até mesmo colocar um grande espelho na parede para refletir a luz que entra pelas janelas. Assim, os espaços ainda podem ser mais claros e agradáveis

  • Tecnologias relevantes para o ecodesign

A economia está em plena harmonia com os princípios da decoração ecológica. A tecnologia moderna desenvolve cada vez mais sistemas que apontam para a economia de recursos. Atitudes conscientes, a começar dentro de casa, como a reciclagem de lixos, a economia de energia e da água simbolizam a preocupação com o meio ambiente.

  • Paleta de cores do estilo ecológico

A escolha das cores primárias para um interior no estilo ecológico não parece ser difícil. De fato, esses tons são os mais naturais possíveis. Praticamente, a grande variedade de tons de verde oferece uma transformação natural a partir das plantas que podemos incluir na decoração do ambiente. Além disso, o acinzentado das pedras, tons terrosos, branco, azul, amarelo claro, um pouco de preto e as cores naturais como as dos móveis de madeira. Uma sala de estar com muito verde das plantas, paredes branca se uma mesa de centro feita de madeira de reflorestamento em seu tom natural oferecem uma paleta ecodesign perfeita para a decoração ecológica.

  • Materiais Amigáveis

Os materiais naturais serão os seus melhores amigos! Simplesmente, porque proporcionam um toque natural irresistível. Use também materiais reciclados. Com certeza, seus resultados serão ainda muito melhores. A madeira pode ser uma delas, em tons mais claros, como é a tendência ecodesign do momento. Por outro lado, uma cadeira palhinha ou de rattan também são muito interessantes. 

Pequenas coisas tornam o espaço mais convidativo. Adicione uma linda peça artesanal e ofereça mais vida ao ambiente puro que você está criando. Cesto de vime, grande ou pequeno, além de ser um item funcional transforma a decoração do ambiente que você desejar. Por exemplo, na sala de estar guarde livros ou mantas, no banheiro armazene as toalhas e na varanda coloque um vaso de plantas para decorar.

Rate this post