Dicas de decoração e organização

Dicas de decoração e organização

Quem não gosta de uma casa bem decorada e organizada? A decoração pode fazer a diferença na organização da casa, porém uma casa entulhada de objetos e móveis, mesmo os decorativos, passa a impressão de desorganização. Por isso, para ter uma casa bem decorada e organizada você precisa de um planejamento do espaço e colocar móveis e outros itens na medida certa.

A organização dos ambientes da casa e dos pertences contribui para otimizar o seu tempo, pois as coisas estarão em locais estratégicos e você não precisará procurar nada, gastando tempo. Além disso, existem pertences que podem deformar com o tempo e ninguém quer isso, não é?

Para ajudar você a ganhar espaço, decorar seus ambientes e organizar seus pertences, trouxemos nesse texto algumas dicas de decoração e organização, para vários ambientes da sua casa.

1) Organização de armários e closets

Dicas de decoração e organização

Na correria do dia a dia, perder tempo na escolha da roupa ou procurando uma roupa específica e não a encontrar, com certeza não está nos seus planos. Para facilitar seu dia e deixar tudo mais prático na hora de se vestir, organizar o armário está no começo das dicas de decoração e organização.

Comece fazendo uma limpeza, separe as peças que quer manter e aquelas que já não servem mais e faça doações ou venda em bazares. Nas gavetas use nichos de separação, e coloque peças pequenas como meias, lingeries e acessórios.

Use os cabides as peças maiores, como vestidos, peças que amassam fácil, como camisas e ternos e aquelas mais pesadas como jaquetas e blusas grossas de inverno. Utilize os calceiros para saias e calças que podem ficar lá sem comprometer espaços destinados para outras peças.

O pulo do gato nas dicas de decoração e organização para armários e closets é agrupar as peças conforme suas características, que além de tudo, ajuda na memorização. Você pode separar as peças por cor, por estação, por material ou mesmo já deixar separadas as combinações prontas para uso.

2) Organização da escrivaninha

Dicas de decoração e organização

O quarto de estudos é um canto especial da casa, para quem estuda, trabalha ou mesmo gosta de escrever e ler para relaxar, merece um local bem decorado e organizado. Normalmente esse espaço é composto por uma escrivaninha, que com a correria acaba ficando desorganizada e com elementos demais.

Jogue fora aquilo é inútil, como papéis velhos e canetas que já não funcionam. Utilize objetos que sejam funcionais e decorativos ao mesmo tempo, como os porta-canetas e porta-trecos. Use uma parede como mural, para fotos, calendário, agendamento de atividades, e outras. Tenha uma boa iluminação e uma cadeira confortável.

3) Organização da bancada do banheiro

Dicas de decoração e organização

Manter a bancada do banheiro sempre organizada não é uma tarefa muito fácil. Por ser um dos cômodos mais utilizados da casa, é essencial pensar e manter a sua decoração e organização.

Tenha armários sob as bancadas, nelas organize aquilo que não usa diariamente como toalhas limpas, papel higiênico para reposição, algodão e outros itens. Use ganchos para pendurar as toalhas, secador e chapinha.

Na bancada deixe somente o essencial, como sabonete, toalha, pasta e escova de dentes. Para que tudo fique organizado, disponha em uma bandeja. Isso acrescentará um charme especial à decoração do ambiente, além de não deixar os elementos dispersos no espaço.

4) Organização dos temperos na cozinha

Organizar os temperos na cozinha de forma que fiquem organizados e ao alcance na hora de usá-los é quase uma mágica! Pois são muitos potinhos e saquinhos.

Colocar uma ou mais prateleiras perto da bancada ou do fogão é uma maneira muito prática e econômica de organizar os temperos na cozinha e ainda dar um up na decoração. Os potinhos devem ser transparentes ou você pode colar etiquetas neles para identificar os temperos.

Outra opção simples e barata é usar uma gaveta para organizar os temperos na cozinha. O importante é escolher potinhos que caibam perfeitamente dentro da gaveta, e identifica-los. Você ainda pode optar por organizá-los dentro de uma bandeja e deixar sobre a bancada.

5) organização da lavanderia

Como é um cômodo em que as visitas não frequentam e, nós não passamos muito tempo nele, a lavanderia passa despercebida na decoração e organização da casa, porém trata-se de um cômodo que precisa ser funcional, até mesmo para economizar tempo na limpeza e organização da casa.

Faça uma lista de tudo que precisa ter na lavanderia, para organizar o espaço. Utilize armários ou prateleiras e separe por categorias, exemplo: produtos para lavagem de roupas, para limpeza da casa, desinfetantes e outros. Pendure o que puder, quanto menos coisas espalhadas, melhor!

6) Organização da sala de estar

Estrategicamente, deixamos esta dica por último, pois a sala de estar é o cartão de visitas da casa. Antes de tudo, se você tem o hábito de deixar as coisas espalhadas quando chega em casa, lembre-se que a sala é onde recebe as pessoas e, portanto, deve estar sempre arrumada.

Faça opção por móveis funcionais, tenha cestos e organizadores, que além de organizar as miudezas, como chaves, moedinhas, óculos, e outros, ajudam na decoração. Tenha lugares específicos para os controles, uma dica é coloca-los em uma caixinha bem decorada.

Abuse de almofadas, elas trazem charme e conforto para o ambiente.

 

Continue lendo em nosso site: