Decoração de festa junina: ideias e inspirações incríveis!

Quer fazer uma decoração de festa junina bonita e gastando pouco? Então confira as dicas que separamos e as inspirações incríveis!

As festas juninas são tradicionais em muitas partes do país e são deliciosas, com muita comida gostosa e uma decoração típica. Mas, levar esse clima até os ambientes, muitas vezes pode necessitar de alguns cuidados básicos.

Apesar disso, fazer uma decoração de festa junina bacana não é sinônimo de ter de gastar bastante. Com um pouco de criatividade e bom gosto é possível transformar qualquer ambiente.

Se você está planejando uma festa junina na sua casa, escola ou empresa, veja quantas ideias, dicas e inspirações bacanas nós separamos!

Decoração de festa junina: itens que não podem faltar

decoracao-de-festa-junina-5

Em toda decoração de festa junina, existem alguns itens que são fundamentais e ajudam a caracterizar o evento, por isso se você está organizando uma comemoração como essa, por mais apertado que seja o seu orçamento, precisa ficar atento a alguns detalhes, como:

  • Bandeirinhas coloridas: elas podem ser feitas com papel de seda, cartolina ou até tecido, dependendo do orçamento da sua festa. O mais importante é que elas sejam coloridas (podendo também aparecer estampadas) e tenham o formato triangular característico. Conforme for produzindo suas bandeirinhas, vá pendurando-as em um barbante e depois é só prender esse fio no teto do ambiente a ser decorado. Quanto mais bandeirinhas, melhor!

decoracao-de-festa-junina-24

  • Balões: também são itens característicos dessas comemorações e, assim como as bandeirinhas, precisam ser bastante coloridos. Eles ficam superbacanas em papel de seda, que é mais delicado. Os balões podem ficar junto às paredes ou até mesmo no meio das bandeirinhas.
  • Fogueira: “pula a fogueira iá iá, pula a fogueira iô iô”. A canção característica da época já indica um item indispensável em qualquer festa junina, não é mesmo? Mas, se você não tem um espaço para acender uma fogueira de verdade, não tem problema. É possível produzir uma super legal com papel laminado vermelho e amarelo. Basta amassar bastante o papel para imitar as labaredas e coloca-las no meio de alguns pedaços de madeira. Lembre-se de deixar as folhas amarelas na parte de dentro, imitando a chama mais intensa. Coloque uns gravetos de madeira ou então alguns pallets e pronto.
  • Chapéu de palha: é um item característico de muitas festas juninas (principalmente no interior de São Paulo) e também possui um valor acessível. É possível usar o chapéu de palha nas paredes, sobre a mesa de guloseimas e de várias outras formas.
  • Músicas típicas: a quadrilha é sempre a grande atração das festas juninas, mas se não der para montar uma, invista em músicas típicas durante toda a celebração.
  • Roupas a caráter: as festas juninas ficam muito mais divertidas quando as pessoas “entram no clima” e se vestem a caráter, que tal sugerir essa ideia já no convite?
  • Cores: festas juninas são celebrações coloridas. Por isso, nada de querer usar apenas tons monocromáticos. Invista em tons mais fortes e chamativos, como o vermelho, o laranja, o rosa e o azul. E, claro, pense também nas estampas que ajudam a dar um clima, como as flores com fundos em tons mais fortes e o xadrez.
  • Rusticidade: essas são celebrações que lembram muito a vida no campo e por isso devem sempre trazer elementos mais rústicos na sua decoração, como uma bela mesa de madeira, um pouco de palha ou outros itens que tragam essa ideia.

Decoração de festa junina e a mesa dos quitutes

decoracao-de-festa-junina-22

A mesa onde estarão dispostos os “comes e bebes” é um atrativo de qualquer celebração, mas das festas juninas ela é ainda mais importante, já que as comidas típicas possuem um papel fundamental nessa comemoração.

Se você está organizando uma festa com barraquinhas que irão vender as comidas, então a mesa pode ser dispensada, mas em festas em casa ou em empresas, ela precisa estar presente e ter destaque na sua decoração.

Essa é uma boa forma de trazer a rusticidade que comentamos acima. Escolha uma mesa de madeira (grande o suficiente para colocar todos os itens que você irá servir) e deixe um pouco dessa madeira a mostra.

Você poderá usar uma toalha, mas se quiser não precisa cobrir toda a mesa. Lembre-se de pensar em um enfeite bacana para a parede de trás, como cobri-la com chapéus de palha, bandeirinhas ou balões.

Em seguida, coloque os docinhos e salgados típicos dessa festa e enfeite também, com espantalhos, espigas de milho, balões, bandeirinhas e o que mais você achar que cabe nesse momento.

Próximo à mesa, você também pode incluir itens de apoio que irão ajudar na decoração e também na organização da sua festa, como os caixotes de feira, ou um aparador de madeira.

Veja algumas inspirações:

decoracao-de-festa-junina-1

decoracao-de-festa-junina-19

decoracao-de-festa-junina-28

decoracao-de-festa-junina-27

decoracao-de-festa-junina-23

 

Decoração de festa junina: bolo de pipoca

Um item que fica muito bacana na mesa principal é o bolo de pipoca. Fácil de fazer, ele ganha destaque e está super relacionado ao tema.

Existem muitas formas de se fazer um bolo de pipoca, a mais simples é usando isopor, cola quente e claro, pipocas. Para o bolo falso, você precisará montar a base de isopor (que pode ser quadrada ou redonda) e depois ir colando as pipocas ao longo dessa base.

Finalize com laços e outros enfeites típicos, como um boneco de espantalho sobre ele, chapeuzinhos de palha e outras ideias. Se você quiser deixar seu bolo ainda mais diferenciado, poderá pintar as pipocas antes de colá-las.

Também é possível fazer um bolo comestível, nesse caso você deverá fazer uma receita de glacê para a cobertura e ir colando as pipocas em cima do glacê. Veja algumas ideias:

decoracao-de-festa-junina-20

decoracao-de-festa-junina-15

decoracao-de-festa-junina-14

decoracao-de-festa-junina-13

Decoração de festa junina e a mesa dos convidados

Em festas juninas feitas em casa, geralmente existem algumas mesinhas dispostas ao longo do ambiente para que os convidados possam se sentar e apreciar o momento.

Elas também precisam de um cuidado especial para conseguir dar o “clima” a sua comemoração. Existem muitas ideias simples e baratas, mas que ficam uma graça.

Você pode fazer alguns centro de mesa com garrafas de vidro decorada, chapéu de palha, espantalhos e muito mais.

Ao invés de uma toalha tradicional, você também poderá usar juta (que deixa o ambiente ainda mais rústico) e incluir alguns pedaços de tecido colorido no espaldar das cadeiras.

Veja mais algumas ideias:

decoracao-de-festa-junina-2

decoracao-de-festa-junina-3

decoracao-de-festa-junina-4

decoracao-de-festa-junina-6

decoracao-de-festa-junina-25

Decoração de festa junina e as brincadeiras

Outra característica típica dessa época são as brincadeiras, que tornam o momento muito mais descontraído. Mesmo as festas menores podem contar com algumas inspirações.

Se você possui um jardim ou um espaço ao ar livre na sua casa, que tal fazer a sua festa nesse ambiente? Daí você pode montar algumas barraquinhas, como a barraca da pesca, tomba lata e até a barraca do beijo.

Mas, se o espaço for pequeno é possível fazer outras ideias, como montar um correio elegante, ou deixar um cantinho para as crianças com a pescaria ou o boliche com latas (que você mesmo poderá fazer).

decoracao-de-festa-junina-18

decoracao-de-festa-junina-16

decoracao-de-festa-junina-17

decoracao-de-festa-junina-26

decoracao-de-festa-junina-30

Decoração de festa junina e as comidas e bebidas típicas

decoracao-de-festa-junina-8

Claro que nenhuma festa junina que se preze pode existir sem comidas e bebidas típicas, não é mesmo? Por isso, monte um cardápio com os itens indispensáveis para essa comemoração, veja algumas ideias:

  • Amendoim doce e salgado;
  • Bolo de milho, curau, pamonha;
  • Pé de moleque, pé de moça e paçoquinha;
  • Pipoca doce e salgada;
  • Maçã do amor;
  • Milho cozido;
  • Doce de abóbora;
  • Rocambole de goiabada e de doce de leite;
  • Pão de queijo;
  • Doce de figo;
  • Bolo de fubá;
  • Cocada;
  • Chocolate quente;
  • Quentão;
  • Canudinho de doce de leite;
  • Churros;
  • Pão com carne moída;
  • Cachorro quente;
  • Bolo de cenoura.

Convite de festa junina

Lembre-se que o primeiro contato do seu convidado com a festa que você está planejando é o convite. Por isso, sempre que possível tente conciliar o convite com a sua decoração.

Como as festas juninas têm essa “pegada” mais rústica, você não precisa investir muito no convite, sendo possível fazê-los em casa mesmo. Você pode usar a ideia das bandeirinhas e fazê-las em um papel mais durinho (como o papel cartão) e imprimir as informações da sua festa, ou em juta.

Veja outras ideias para você se inspirar:

decoracao-de-festa-junina-9

decoracao-de-festa-junina-10

decoracao-de-festa-junina-29

Lembrancinhas de festa junina

As lembrancinhas não são itens obrigatórios nas festas juninas, mas são um agrado aos convidados que têm cada vez mais sido buscado. Assim como o restante da festa, não é preciso investir muito para criar lembrancinhas originais e que os convidados irão gostar.

Você pode fazer uma “trouxinha” com tecido e um pedacinho de madeira, e dentro dela colocar alguns docinhos, fazer minipotinhos de doce, bolos no pote, ou apenas colocar alguns docinhos dentro de um chapeuzinho de palha ou de uma xícara de café, por exemplo.

Veja quantas ideias bacanas:

decoracao-de-festa-junina-11

decoracao-de-festa-jununa-12

decoracao-de-festa-junina-31

decoracao-de-festa-junina-32

decoracao-de-festa-junina-33

decoracao-de-festa-junina-34

Gostou das nossas dicas de decoração de festa junina? Já ficou inspirado para fazer a sua? Deixe-nos um comentário!

Continue lendo em nosso site:

1 Comment

  1. Pingback: Festa de aniversário: dicas para organizar e decorar! -

Comments are closed.