Decoração com pallet: dicas, ideias e muito mais!

decoracao com pallets

É fã da decoração com pallet? Veja as principais dicas e ideias para a sua casa!

A decoração com pallet está em alta, afinal, além de prática e bem econômica, ela também é amiga do meio ambiente, ajudando a reciclar itens que iriam para o lixo e reduzindo a quantidade de madeira necessária para a fabricação dos móveis.

Apesar disso, muitas pessoas têm dúvidas sobre como usar esses materiais na sua decoração, de que forma escolher os pallets certos e muito mais. Esse é o seu caso? Continue a leitura deste conteúdo!

Decoração com pallet: principais cuidados

Antes de começar a usar o pallet para criar móveis ou enfeites para a sua casa é muito importante tomar alguns cuidados básicos. O principal deles se refere a escolha desses materiais. Veja algumas dicas importantes.

Condições gerais

Marcas de cupim, de mofo ou manchas de óleo indicam que o pallet não é de boa procedência ou ainda que pode criar problemas posteriores na sua casa. Se o material estiver em um local desabrigado e exposto à chuva, as chances de ele estar mofado são maiores.

Lembre-se que o pallet é composto de uma madeira porosa. Por isso, mesmo que você lixe a camada mais superficial, pode ser que o mofo esteja aderido nas partes mais internas (e não visíveis).

Marcação

Os pallets recebem tratamentos para não sofrerem com a proliferação de insetos. Porém, esses procedimentos podem ser feitos usando recursos térmicos ou química – e por isso é importante ficar de olho na marcação no produto.

Os pallets que passaram por tratamento térmico são os mais seguros e recomendados para o uso nos móveis e na decoração. Eles contam com o carimbo “HT”.

Já os que passaram pelo tratamento químico devem ser evitados. Eles contam com a marca “MB” que indica o uso de brometo de metila, um pesticida poderoso mas que não permite a reutilização de forma segura do pallet.

Procedência

Os pallets são usados para o transporte de mercadorias – que podem ser desde alimentos até produtos químicos nocivos. Por isso, tente se informar o que o pallet carregava antes de ser descartado, evitando vestígios de pesticidas ou de produtos químicos pesados na sua casa.

Apesar de todas essas dicas, ainda é preciso bom senso. Se você não tem certeza em relação à procedência ou à segurança do material, por exemplo, evite usá-lo nas hortas, nas camas das crianças ou como mesa de refeições.

Impermeabilização

O local onde o pallet ficará na sua casa também indicará a necessidade (ou não) de cuidados extras. No caso de móveis ou itens que ficarão expostos ao sol é muito importante realizar uma impermeabilização na madeira, aumentando a resistência e a durabilidade.

Já nos casos em que esse item ficará próximo à umidade, também é preciso tratá-lo adequadamente, evitando que a madeira apodreça.

Os produtos usados variam muito. Os mais comuns são as tintas impermeabilizantes e o verniz marítimo – que precisam ser reaplicados de anos em anos.

Lembre-se ainda que, geralmente, os pallets são feitos de pinho ou de cedro que são madeiras mais macias e que podem necessitar de muitas demãos de impermeabilizante.

Decoração com pallet para quartos

Pronto, agora que você já tomou os cuidados adequados na escolha do pallet, que tal se inspirar com lindas opções de decoração com pallet? Nos quartos, esses itens são muito versáteis podendo aparecer como base ou cabeceira de cama, prateleiras, nichos, quadros e muito mais.

Veja algumas ideias bem legais.

Estante para livros

Essa estante pode ser feita tanto com pallets como com caixotes de feira e fica excelente no home office, por exemplo. Ela também pode ser usada para organizar outros itens e ser fabricada com uma infinidade de cores.

decoracao com pallets quarto

Guarda-roupa

Engana-se quem pensa que móveis mais complexos não podem ser produzidos com pallets. Veja esse guarda-roupa que bonito. Ele usa o conceito aberto que está em alta nas decorações mais jovens e rústicas e pode ser usado no quarto principal, infantil ou de hóspedes.

decoracao com pallets quarto

Criado mudo

O criado mudo é uma peça essencial nos quartos, ajudando a deixar à mão os itens de primeira necessidade, como o celular ou os óculos, ou ainda apoiar o abajur e ajudar na decoração. Ele também pode seguir a mesma tendência dos pallets e contar com outros materiais igualmente rústicos, como o pneu.

decoracao com pallets quarto

Cama

O suporte da cama é um uso muito comum dos pallets e traz um resultado super bacana no décor. Além de sustentável, essa ideia pode ser útil nos quartos pequenos, já que oferece mais possibilidade para organizar itens diversos como livros, sapatos e mais.

decoracao com pallets quarto

Cabeceira

Se você já tem uma cama, mas ela é do modelo box, que tal investir em uma cabeceira em pallets? A ideia traz mais rusticidade ao ambiente e ainda pode ser personalizada de acordo com as suas preferências.

decoracao com pallets quarto

Outras ideias

Veja mais ideias bem legais de decoração com pallet para quartos.

decoracao com pallets quarto

decoracao com pallets quarto

decoracao com pallets quarto

decoracao com pallets quarto

decoracao com pallets quarto

Decoração com pallet para o jardim

A área externa combina muito bem com essa pegada mais rústica do pallet e você poderá usá-lo no jardim, na varanda do apartamento, na área da churrasqueira e em qualquer outro ambiente da sua casa.

Lembre-se claro de realizar a impermeabilização e os tratamentos que citamos no tópico anterior, evitando que a madeira sofra com o excesso de sol ou de luminosidade.

Se você for usar móveis estofados com pallets, prefira deixá-los em locais cobertos e protegidos, ou use tecidos impermeáveis.

Veja algumas ideias para usar os pallets na área externa.

Balanço

Não tem nada mais agradável do que passar algumas horas do dia relaxando e aproveitando o jardim da nossa casa, não é mesmo? Você pode tornar esses momentos ainda mais agradáveis com esse lindo balanço de pallet.

Ele pode ser feito em um modelo mais comprido e largo, que permite as pessoas deitarem, ou ainda em versões menores, para ficarmos apenas sentados – com ou sem encosto.

decoracao com pallets jardim

Suporte para vasos

Os jardins verticais estão em alta, principalmente em casas com pouca área externa ou nas varandas dos apartamentos. Nesse sentido, os pallets são ótimos aliados porque podem ser usados de maneira bem versátil como suporte para os vasos ou treliças.

decoracao com pallets jardim

Sofás

Sofás e poltronas também são usados nas áreas externas para trazer mais conforto próximo às churrasqueiras, em pergolados ou até perto da área da piscina.

Os móveis em pallets combinam super bem com esses ambientes já que carregam uma rusticidade natural.

decoracao com pallets jardim

Balcão

Essa ideia pode ser usada tanto na área da churrasqueira como para aquelas pessoas que possuem uma cozinha na parte externa da casa. Fácil de fazer, o resultado é muito charmoso e ajuda a dar um “up” nesse cantinho especial.

decoracao com pallets jardim

Mais ideias

Veja mais inspirações de decoração com pallet para o jardim e a área externa.

decoracao com pallets jardim

decoracao com pallets jardim

decoracao com pallets jardim

decoracao com pallets jardim

decoracao com pallets jardim

decoracao com pallets jardim

Decoração com pallet para a cozinha

Muitas pessoas nem imaginam, mas o pallet também pode ser usado com sucesso nas cozinhas, ajudando a decorar e a organizar os utensílios domésticos.

Nesse caso, é ainda mais importante ficar de olho na procedência e no tipo de tratamento do pallet antes de usá-lo, ou comprar os pallets já lixados e envernizados.

Veja algumas ideias legais.

Ilha

As cozinhas maiores combinam muito bem com o uso de uma ilha, que pode servir tanto para refeições rápidas como para ajudar no preparo dos alimentos.

Se a sua cozinha faz mais o estilo rústico é possível construir esse móvel usando pallets e uma tábua de madeira para o tampo. Não fica charmoso?

decoracao com pallets cozinha

Adega

Os amantes do vinho certamente vão adorar essa ideia, já que é possível construir rapidamente (e sem gastar muito) uma adega bem charmosa usando os pallets.

O mais legal é que você poderá definir o tamanho e a altura do móvel de acordo com o espaço que possui na cozinha ou na sala de jantar.

decoracao com pallets cozinha

Suporte para xícaras

Quem não tem muito armário na cozinha sofre na hora de arrumar os utensílios domésticos, como as xícaras e canecas. Mas os pallets podem ser um ótimo aliado.

Com eles, você poderá construir suportes, prateleiras e até móveis sob medida para as suas demandas, como essa ideia bem legal para quem tem muitas xícaras e canecas.

decoracao com pallets cozinha

Nichos

Os nichos são itens de extrema importância, sobretudo nas cozinhas pequenas. Eles conseguem “abrir mais espaço” porque não pesam como os armários que têm portas e ainda ajudam a organizar vários itens.

Você também poderá fazer os seus nichos usando pallets ou caixotes de feiras.

decoracao com pallets cozinha

Mais ideias de decoração com pallet

Viu só como a decoração com pallet é extremamente versátil? Veja mais inspirações super legais para usar na sua casa!

Decoração com pallet: dicas, ideias e muito mais! 1

decoracao com pallets

decoracao com pallets

decoracao com pallets

decoracao com pallets

decoracao com pallets

decoracao com pallets

decoracao com pallets

decoracao com pallets

decoracao com pallets

decoracao com pallets

decoracao com pallets

decoracao com pallets

decoracao com pallets

Gostou deste conteúdo de decoração com pallet? Aproveite e compartilhe as nossas ideias nas suas redes sociais!