Tudo sobre Jardim Suspenso Na Decoração de Sua Casa

Tudo sobre Jardim Suspenso Na Decoração de Sua Casa

Gosta muito da natureza, mas não tem espaço ou tempo para fazer um jardim tradicional? O jardim suspenso pode ser uma ótima solução para você!

Nem sempre é possível ter um jardim de grandes proporções em sua casa (para aqueles que podem ou querem ter um jardim em suas residências, vale a pena conferir nosso artigo com dicas para fazer um jardim), mas é interessante poder ao menos desenvolver um espaço onde seja possível ter contato com a natureza e, para aqueles que não podem ter um jardim completo, é possível construir um jardim suspenso de forma bonita, criativa e eficiente e sem precisar gastar uma fortuna.

Tudo sobre Jardim Suspenso Na Decoração de Sua Casa
Tudo sobre Jardim Suspenso Na Decoração de Sua Casa

Além de permitir que você tenha contato com o verde, sejam plantas, flores ou mesmo uma pequena horta orgânica, os jardins suspensos também permitirá que você tenha contato com a natureza mesmo em meio ao dia a dia das grandes cidades, sendo possível também aproveitar os benefícios da arte da jardinagem, que pode ser uma verdadeira atividade terapêutica para aqueles que precisam de momentos de simplicidade e união com a natureza.

COMO FAZER JARDIM SUSPENSO

Você pode construir um jardim suspendo de diversas maneiras e com a utilização dos mais diversos tipos de materiais, que permitirão que você utilize aqueles que considerar mais bonitos ou mesmo mais ecologicamente corretos, sendo possível também escolher quais serão os métodos de suspensão que você utilizará para seu jardim e como ele estará disposto em relação ao projeto decorativo de sua casa e também em relação à decoração do ambiente onde será utilizado.

  • VASOS FIXOS: Um dos usos mais tradicionais e interessantes para o jardim suspenso é feito por meio de vasos fixados em uma parede, tela ou mesmo peça de madeira ou de metal, sendo que o método de fixação irá variar de acordo com o local escolhido e também o tipo de material onde seu jardim suspenso será fixado. Uma ótima opção é fazer um furo em seu vaso e prendê-lo com um prego fixado na madeira, no metal ou mesmo na parede.
  • VASOS PENDENTES: Outra opção para fazer um jardim suspenso bonito e interessante é utilizar os vasos em forma de pêndulo, ou seja, fazendo com que a fixação seja feita de maneira a criar um suporte ou mesmo alças para seu vaso, o que permitirá que você fixe ou amarre os vasos em qualquer superfície vertical, o que também pode ser uma ótima opção para espaços mais limitados.
Tudo sobre Jardim Suspenso Na Decoração de Sua Casa
Tudo sobre Jardim Suspenso Na Decoração de Sua Casa
  • PRATELEIRAS: Você também pode fazer seu jardim suspenso utilizando uma composição feita de prateleiras, sejam elas feitas de madeira, metal ou plástico, sendo que essa é uma opção interessante e bastante divertida, mas que pode trazer custos mais elevados do que as opções anteriores. Também é possível transformar caixotes ou pallets de madeira em prateleiras bonitas e ecologicamente corretas e que tornarão seu jardim ainda mais interessante e bonito.

ESCOLHA DAS PLANTAS PARA JARDIM SUSPENSO

Outro passo importante para que você desenvolva um projeto decorativo bonito e atraente utilizando o jardim suspenso na sua decoração é saber como escolher as plantas que serão utilizadas nele e também como cuidar delas para que os resultados sejam ainda mais bonitos, divertidos e cheios de beleza. É importante frisar que a escolha das plantas a serem utilizadas em seu jardim suspenso deve ser feita levando em consideração as condições de clima, de espaço e também da sua disponibilidade de tempo para cuidar delas, sendo que algumas espécies podem ser mais dependentes de cuidados do que outras.

Algumas plantas, em especial as plantas ornamentais, como samambaias e jiboias, são ótimas opções para você manter em seu jardim suspenso, pois elas não exigem cuidados muito complexos e também podem ser cuidadas ao longo dos dias sem que seja necessário conhecimento técnico especifico. Já as plantas com flores, como rosas, margaridas ou mesmo orquídeas, pela sua estrutura distinta, podem exigir mais cuidado de você e não ser uma boa opção para aqueles que desejam um jardim suspenso bonito, mas que não exija manutenção constante ou cuidados especiais.

Outra possibilidade interessante é o uso do jardim suspenso para fazer uma mini horta, onde você poderá plantar condimentos como salsa, cebolinha ou hortelã, pequenas hortaliças como couves, alfaces ou rúculas ou mesmo para pequenas árvores frutíferas ou tubérculos, como é o caso das plantações ornamentais de batatas ou de tomates-cereja.

Tudo sobre Jardim Suspenso Na Decoração de Sua Casa
Tudo sobre Jardim Suspenso Na Decoração de Sua Casa

Veja também nossos artigos sobre Aprenda Como Fazer um Jardim e Como Fazer Paisagismo e Jardinagem

Gostou de nossas dicas sobre jardim suspenso na decoração de sua casa? Gostaria de ler algum assunto no Transforme Sua Casa? Deixe seu comentário!

Tudo sobre Jardim Suspenso Na Decoração de Sua Casa
Avalie esse post

Continue lendo em nosso site: