Conheça a tendência que está modernizando a casa de forma muito clássica: a cozinha com piso de madeira! Confira os modelos!

A cozinha com piso de madeira é uma tendência que se destaca em muitas residências. Ao oposto dos revestimentos com cerâmica ou porcelanato, peças que podem ser colocadas em quaisquer lugares, o piso de madeira apresenta determinadas características que especificam os lugares de instalação.

Contudo, muita gente ainda fica na dúvida: É mesmo uma ideia interessante utilizar pisos de madeira especificamente na cozinha?

É nítido que, no nosso país, selecionar uma cozinha com piso de madeira pode ser uma alternativa muito diferente para a casa. Até porque, trata-se de um local bastante quente, com umidade e que tende a apresentar agravantes em épocas de verão.

Em relação aos pontos positivos, a madeira é um tipo de revestimento muito nobre e que faz a valorização do imóvel, de modo geral, quando este apresenta uma boa condição.

Os pisos de madeira, quando têm uma boa instalação e tratamento, conferem visuais de muito luxo e aconchego para quaisquer cômodos, incluindo as cozinhas. Confira!

cozinha com piso de madeira

Cozinha com piso de madeira na parede

Locais que apresentam alta umidade não se destacam como lugares indicados para a instalação deste tipo de piso. Portanto, atente-se a estes detalhes. Em todo o caso, a cozinha com piso de madeira na parede é uma opção que pode inovar os ambientes que não são recomendados a possuir a madeira no chão.

Banheiros, por exemplo, são lugares úmidos que precisam de atenção maior para aplicar a madeira. Mas a parede pode ser uma solução interessante para quem quer aderir a este revestimento.

Ainda que a cozinha seja caracterizada por um local muito úmido, é possível que o piso de madeira seja uma alternativa boa.

cozinha com piso de madeira

Além disso, a madeira na parede reflete um cenário belíssimo a cozinhas de diversos estilos. Num tom mais rústico ou moderno, a cozinha ganha uma sofisticação única para a casa inteira.

cozinha com piso de madeira

Cozinha com piso de madeira escuro

O piso escuro é uma alternativa interessante para quem quer tornar o ambiente mais autêntico e contemporâneo. Isto porque os tons mais claros representam o clássico, e apresentam este estilo específico, adorado por muitos.

Mas há, ainda, aqueles que prezam pela inovação e preferem os tons escuros dentro deste ambiente tão particular e necessário.

Em todo o caso, a cozinha necessita ser um ambiente acessível, limpo e com organização. Além disso, a cozinha com piso de madeira é uma tendência não só aqui, mas em muitos lugares do exterior.

O piso de cozinha é capaz de proporcionar charme e muita sofisticação, fato que só as madeiras podem dispor. É, de forma especial, muito útil em locais com integração, como cozinhas americanas ou gourmet. Contudo, determinados cuidados são, de fato, precisos para que se mantenha um piso de madeira belo e bem cuidado com o passar do tempo.

cozinha com piso de madeira

Um dos pontos preferíveis aos pisos, em questão, com tonalidade escura, podem manchar de forma reduzida e não disponibilizam marcas de utilização contínua. Acabamentos por meio da resina especial são fundamentais para que se preserve a aparência natural do piso.

Se ainda estiver com o pé atrás em relação ao piso da madeira mais clássica na sua cozinha, uma alternativa interessante é produzir o recuso do piso fio ou, ainda, em ladrilhos nas regiões que se dispõe a respingo de gorduras e de água, como em frente a fogões ou ao redor de pias.

cozinha com piso de madeira

Cozinha com piso de madeira claro

Mas se a intenção é tornar o ambiente mais convidativo sem deixar a madeira mais clássica, investir num revestimento de cor clara é a aposta certa.

cozinha com piso de madeira

Além de dispor de uma cozinha totalmente moderna, portanto, é possível que o investimento em peças também contemporâneas traga uma ideia mais autêntica deste ambiente.

cozinha com piso de madeira

Cozinha americana com piso de madeira

A garantia de um espaço de integração é certa quando se faz a instalação do piso de madeira. Se a ideia é aumentar ainda mais a beleza e autenticidade do cômodo, então, a cozinha americana é uma alternativa incrível para estes lugares.

Porcelanatos, cimentos, cerâmicas e resinas compreendem as alternativas mais interessantes para os locais sujeitos a umidade. Contudo, não existe nenhum problema em fazer a adoção da madeira, desde que haja o cuidado específico.

cozinha com piso de madeira

Outra dica que tem um bom funcionamento é utilizar, além da madeira, um tapete de cerâmica somente em região da frente das bancadas da pia. Isto porque evita que os respingos constantes degradem o piso amadeirado.

Uma substituição interessante para os revestimentos cerâmicos, portanto, são os ladrilhos impermeabilizados, capazes de render uma junção belíssima para com as madeiras.

Se a intenção é fazer a garantia, combatendo a umidade, há ainda o revestimento de salas e cozinhas com pisos frios, que imitam, por conseguinte, as madeiras.

Existe também, no mercado, placa cimentícia que faz a lembrança ao produto natural com muita fidelidade.

cozinha com piso de madeira

Cozinha pequena com piso de madeira

As cozinhas pequenas conseguem se destacar ainda mais com o piso em madeira. Isto porque o ar mais rústico ao ambiente favorece para que as peças mais modernas ampliem a cozinha. Veja as imagens.

cozinha com piso de madeira

Utilizar as peças na horizontal também uma mameira de ampliar este ambiente. Além deste aspecto, portanto, utilizar o branco nas cozinhas é uma alternativa de decorações atemporais e versáteis. Isto porque se adaptam a gostos diversos.

Por isso, podem ser incorporadas a quaisquer espaços. Além disso, permite que haja a combinação de alternativas incríveis. Isto para quem deseja uma cozinha muito contemporânea, autêntica e dotada de beleza.

O fundamental é fazer o contraste do branco com marcenarias, tanto nas paredes quanto nos pisos. A partir disto, os materiais com ladrilhos, por exemplo, podem manter a cozinha mais descontraída e cheia de alegria.

Os azulejos comuns com características brilhosas remetem a estilos industriais com toques clássicos. Existe também aqueles que preferem cozinhas mais minimalistas, cleans, e inteiras em branco. Não há problema nisso. A beleza está justamente na personalidade de quem reside no ambiente que, então, traga estas especificidades.

As tendências que não saem de moda é fazer a mistura de branco com madeira nas decorações. Nesta situação, portanto, a madeira é caracterizada pelo aconchego ao cômodo e a cor branca consegue ampliar o ambiente.

Cozinha decorada com piso de madeira

cozinha com piso de madeira

A decoração da cozinha, portanto, ganha outra cara quando o piso de madeira está acompanhando o ambiente. Investir em cozinhas decoradas para contrastar o piso de madeira é uma alternativa excelente!

cozinha com piso de madeira

Gostou das dicas? Compartilhe com os amigos e diversifique sua casa de maneira autêntica!

Cozinha com Piso de Madeira: Parede, Claro, Americana
5 (100%) 1 vote