Como escolher as cores para a decoração de casamento?

cores-decoracao-de-casamento5

Vai se casar e ainda está tentando descobrir as cores para a decoração de casamento? Veja o nosso guia e se inspire!

A decoração de casamento é um dos pontos mais importantes da festa e que, geralmente, trazem ansiedade aos noivos e muita indecisão. Escolher as palhetas de cores para a decoração de casamento é um dos primeiros itens que deverá ser decidido, porque esse será o guia da sua festa. Para você não errar a mão nessa escolha, separamos algumas dicas de profissionais e também diversas inspirações.

Decidam juntos

Essa pode parecer uma dica óbvia, mas nem todos os casais conversam e decidem juntos pelas cores para a decoração de casamento, geralmente, a noiva fica encarregada de (praticamente) tudo sobre a festa. Mas, é importante lembrar, que essa é uma celebração ao amor do casal e, por isso, precisa transmitir um pouco da personalidade de cada um e da história de vida de ambos. Por isso, tente unir as cores preferidas de cada um. Se elas forem muito dispares, busquem um meio termo que agrade a ambos.

Outras referências também podem ser usadas, como a estação do ano em que se conheceram ou em que será realizada a festa, cores que lembram o tema da festa, o significado das cores e o que querem transmitir com essa decoração, etc.

Pesquise antes

Às vezes, imaginamos que determinada cor ficará perfeita, mas quando vemos o resultado é completamente diferente. Então, para evitar situações e surpresas desagradáveis, pesquise antes imagens das cores para a decoração de casamento. Veja se o resultado será o que você está imaginando.

Tenha certeza da sua decisão

Depois de escolher pela cor, tenha certeza da sua decisão, porque você não poderá alterar quando começar a produzir os convites e comprar os itens decorativos. Lembre-se que é preciso gostar da cor – e não decidir pelo que está na moda- porque durante toda a preparação do casamento você poderá enjoar da palheta. Certifique-se que essa é a sua escolha correta e que, realmente, tem ligação com a história do casal.

O que essa cor lhe transmite?

De nada adianta ler significados, ver decorações lindas de revista se a cor escolhida não lhe traz um sentimento bom. Algumas vezes, associamos as cores a momentos ruins ou sentimentos negativos. Por isso, evite escolher palhetas que não estejam relacionadas com felicidade e amor para você.

Cores da moda são mais caras

Lembre-se que as cores ‘do momento’ geralmente são mais buscadas, já que todo mundo quer usá-las na decoração. Com isso, os valores dos materiais e itens decorativo tendem a ser maiores. Se você estiver completamente apaixonada por algum tom do momento, tente combiná-lo com outros mais neutros (e que ajudam a economizar).

Saiba combinar

Para uma decoração bonita e charmosa é preciso saber combinar as cores escolhidas. Você pode usar a ‘roda das cores’ para descobrir as cores complementares e opostas das que você escolheu, escolher tons neutros para contrastar com a cor principal escolhida ou esfriar as cores. Esse último item é muito indicado para quem tem em mente cores muito quentes para a combinação. Dessa forma, para não pesar, use alguns tons pasteis da palheta escolhida que ajudam a harmonizar, deixando sua decoração mais elegante e discreta.

As cores e o significado

Veja o significado de algumas cores mais usadas em decoração de casamento:

Amarelo: transmite a sensação de alegria e leveza. Pode ser combinada com preto ou branco.

Vermelho: é a cor da paixão, do romance, da beleza e da festa. Muito usada em celebrações luxuosas.

Marrom: é uma das cores mais escolhidas pelos homens, porém, para algumas pessoas está relacionada a melancolia e a tristeza.

Branco: a escolha mais tradicional da maioria dos casais está associada a paz e a pureza. Ela pode ser usada como cor principal ou nos detalhes, suavizando cores mais fortes.

Azul: está associada a calma e a tranquilidade e combina com cerimônias simples e sofisticadas.

Laranja: caracteriza o conhecimento e a energia e está associada ao outono.

Roxo e lilás: associadas ao lado místico, transcendente e íntimo. Ajudam a trazer sensação de leveza ao ambiente, além de estarem associadas ao romantismo e a realeza.

Rosa: é a cor do amor e da delicadeza, além de tranquilidade e cordialidade.

Verde: simboliza a natureza, fertilidade, harmonia e calma. Também é a cor da esperança.

Preto: representa autoridade e poder.

Veja algumas inspirações de cores para a decoração de casamento que separamos.

cores-decoracao-de-casamento1 Como escolher as cores para a decoração de casamento? cores-decoracao-de-casamento3 cores-decoracao-de-casamento4 cores-decoracao-de-casamento5 Como escolher as cores para a decoração de casamento? cores-decoracao-de-casamento7 cores-decoracao-de-casamento8 Como escolher as cores para a decoração de casamento? cores-decoracao-de-casamento10

E você, gostou das nossas dicas? Já decidiu pelas cores para o seu casamento? Deixe um comentário pra gente!

 

Como escolher as cores para a decoração de casamento?
5 (100%) 1 vote

Continue lendo em nosso site: