5 Coisas Sobre Como Escolher as Cores de sua Casa

COMO ESCOLHER AS CORES DE SUA CASA

Aprenda Como Escolher as Cores de Sua Casa

A escolha das cores de sua casa são um dos passos mais importantes na hora de criar ou renovar um ambiente, pois permitem que você crie diversas sensações visuais de acordo com a tonalidade escolhida. Além de fazer com que cada cômodo e ambiente ganhe personalidade e estilo, saber como escolher as cores de sua casa é essencial para que você consiga resultados bonitos e cheios de estilo.

Como Escolher as Cores de Sua Casa
Como Escolher as Cores de Sua Casa

Para aqueles que desejam renovar o visual de sua casa sem gastar uma fortuna em decoração ou em móveis, renovar a pintura da casa é uma opção bastante interessante, pois é possível conseguir resultados elegantes e cheio de estilo e que refletem seu gosto pessoal sem gastar muito dinheiro.

Os únicos requisitos para que você renove sua casa com uma pintura são criatividade, algumas latas de tinta e o conhecimento de como escolher as cores de sua casa. Os dois primeiros elementos dependem de você, mas no terceiro podemos lhe dar uma ajudinha.

Escolhendo as Cores de Sua Casa

As cores tem efeitos distintos no nosso psicológico, sendo que cada cor pode ser utilizada para efeitos diversos e de acordo com o desejo e com cada projeto de decoração. Além de permitir diversas opções visuais, saber como escolher as cores de sua casa também pode ser um fator interessante para transformar por completo um cômodo ou mesmo a casa por inteiro.

Como Escolher as Cores de Sua Casa
Como Escolher as Cores de Sua Casa

Além de servir para transformar um ambiente ou alterar a maneira como o percebemos, as cores também podem influenciar na percepção de espaço, fazendo com que cômodos maiores pareçam mais aconchegantes, cômodos menores ganhem sensação de espaço e até mesmo tornando espaços sem muito destaque pontos de estilo e elegância.

As diversas cores podem influenciar nosso humor, nossa percepção e mesmo nossa concentração, sendo que cores mais fortes podem estimular sensações como o ânimo e a disposição, enquanto cores frias podem causar mais leveza e mesmo tranquilidade. A escolha da cor para sua parede também pode tornar um ambiente mais sério ou mais descontraído e mesmo passar aquilo que você deseja sentir em cada espaço.

Ganhando Espaço com Uso de Cores Claras

O uso de cores claras para ambientes permite que você consiga sensação de espaço e de amplitude em um cômodo e é uma ótima opção para aqueles que desejam fazer com que as pessoas se sintam mais à vontade em ambientes menores.

Cores como o branco, o amarelo e mesmo tonalidades claras de outras matizes são opções interessantes para criar uma sensação de espaço em cômodo menores. Além de transmitirem conforto e serenidade, as cores claras e os tons suaves apresentam uma boa combinação entre si e são uma ótima escolha para projetos de decoração mais modernos.

Combinando Cores e Decoração

Também é interessante trabalhar com as combinações de cores para destacar ou complementar sua decoração ou sua mobília. Cores que contrastem com as peças que você planeja utilizar em determinado cômodo são opções seguras e que você pode utilizar para criar vida e visibilidade para sua decoração.

Como Escolher as Cores de Sua Casa
Como Escolher as Cores de Sua Casa

Opte por cores que contrastem de maneira positiva com os móveis e objetos decorativos que você planeja utilizar em cada cômodo para que o resultado seja ainda melhor. Cores fortes combinam com mobília de cores mais suaves, enquanto peças de decoração mais claras pedem cores fortes e que aqueçam o ambiente. O contraste é fundamental para que o resultado seja satisfatório.

A Melhor Cor para Cada Ambiente

Saber como escolher as cores para sua casa também envolve planejar quais cores serão utilizadas em cada ambiente e qual a melhor combinação entre cores e móveis, levando também em consideração a sensação desejada para cada um deles.

Nos quartos ou ambientes de relaxamento, por exemplo, uma boa pedida é a utilização de cores mais claras, de preferência matizes com tonalidades neutras ou de leve destaque. Apesar do branco ser a opção mais utilizada, você também pode utilizar tons claros de azul, verde ou mesmo de cores menos tradicionais, como o rosa ou o cinza.

Como Escolher as Cores de Sua Casa
Como Escolher as Cores de Sua Casa

Já para a sala de estar, que costuma ser um local de maior número de pessoas, a dica é utilizar cores vivas e aconchegantes, por isso cores fortes e vibrantes são bem-vindas. Mas é importante bom senso e parcimônia para que o resultado final não seja pesado. Evite combinar cores forte em um mesmo ambiente.

A dica geral para saber como escolher as cores de sua casa é estudar as opções, levar sempre em consideração o resultado esperado e deixar a criatividade trabalhar. Por mais que existam dicas e padrões, os melhores resultados são atingidos com criatividade e cuidado.

Veja também: “Como Usar as Cores na Decoração“,”6 Dicas de Como usar Cores para Casas“.

Continue lendo em nosso site:

Comments are closed.