Saiba como cuidar de Samambaia! Veja as dicas!

Saiba como cuidar de Samambaia! Veja as dicas! 1

Confira tudo o que precisa fazer e como cuidar de samambaia com praticidade e jeito simples! Veja todas as dicas, a seguir.

Como cuidar de samambaia pode ser uma tarefa difícil para quem não tem nenhuma informação sobre o assunto. Mas a partir deste conteúdo, você poderá manter em sua casa a beleza da samambaia, sempre enaltecendo os principais ambientes residenciais. Confira as melhores dicas, a seguir, e cultive a samambaia sem complicação!

como cuidar de samambaia

Dicas de como cuidar de samambaia

As samambaias têm adaptação a quaisquer tipos de vasos. Contudo, é preciso considerar a retenção da umidade. Se escolher um vaso de cerâmica, é imprescindível fazer uso de impermeabilizantes internos para o impedimento da própria cerâmica absorver a umidade da terra, de modo a desidratar as raízes de plantas.


A fibra de coco também é um excelente utensílio para tanto. Contudo, ele é capaz de acumular muita água de forma excessiva, promovendo a atração de caramujos e de lesmas para a planta.

Estas plantas podem ser postas em locais da parte interna das residências ou demais ambientes, mas precisam sempre estar próximas à janela. É necessário também que elas possam se manter com proteção do vento de maior intensidade, ainda que recebam uma constante ventilação.

O essencial é que se receba luz em grande parte do tempo, indiretamente. A samambaia deve ser posta em ambiente à meia sombra, em que há o recebimento da luz entre três a quatro horas – acima de tudo em período matutino.


Os níveis de umidade alta do ar são excelentes para este tipo de planta. Caso o ambiente seja muito seco, é possível fazer uso de umidificador.

Características

É importante verificar a temperatura escolhida para o cultivo. Ela precisa se aproximar de 21º C. Estas plantas estão aptas a suportar o clima de até 15ºC, porém não se desenvolvem em ambientes de temperatura baixíssima.


O solo para a plantação deve apresentar pelo menos metade da quantidade do volume em formação pela composição orgânica bem curtida ou xaxim em pó, bem como 1/4 da areia grossa e 1/4 da terra.

Regar

É importante regar a planta, um pouquinho, diariamente. Molhar a terra de forma igual, sem que encharque é essencial, porque o excesso pode acabar apodrecendo a raiz. A partir de um borrifador, molhar as samambaias 1x na semana. A terra nunca pode ficar em secura e a água que promove o acúmulo no prato em período de rega precisa ser eliminada.

É preciso fazer uso de adubo leve, constituído por sopa de farinha de osso com mamona. Este adubo precisa ser realizado todos os meses e, só é possível acontecer depois do plantio, consolidando em vaso com definição, que tem o costume de acontecer posteriormente a 6 meses.

como cuidar de samambaia

Poda

A samambaia precisa de podas anuais elaboradas, de forma preferencial entre maio e julho. Já aquelas folhagens mortas podem ser eliminadas, de acordo com o seu surgimento.

Ainda que a samambaia tenha maior resistência à praga, de forma eventual pode se observar pulgões, fungos, ácaros e até mesmo lagartas. A fim de que se evite estes elementos, é possível fazer o borrifamento do fumo em calda. As folhas que já tiveram infestação precisam de remoção, a fim de que se evite o alastramento.

Se as medidas anteriores não funcionarem, essa eliminação pode ter a elaboração com a utilização de inseticida natural, com aplicação 1x na semana, em período de 30 dias.

Combate à pragas

Para o combate dos fungos, fazer a aplicação de substâncias à base do sulfato do cobre ou a aplicação de carvão em pó no ambiente prejudicado. A lagarta, de forma preferencial, pode ser eliminada de modo manual e, em última situação, retiradas com a utilização de produtos determinados para tal finalidade.

como cuidar de samambaia

Como cuidar de samambaia mini?

É importante deixar a mini samambaia em ambiente que tenha uma boa iluminação. O vaso essencial para o cultivo da mini-samambaia precisa ter largura e ser raso, a fim de que possa crescer sem nenhum tipo de problema.

A terra precisa ter caráter rico em relação ao conteúdo orgânico. A rega deve ter garantia de que permanecerá em umidade sempre. Essa mini samambaia precisa se distanciar de animais e de crianças, a fim de que não tenha danificação.


como cuidar de samambaia

Aqueles que gostam de plantas sabem que há a necessidade de luz para o crescimento forte e saudável. Contudo, determinadas acabam precisando de forma direta dela, e outras não, que é o caso da mini samambaia. É importante deixá-la dentro de casa sempre próxima à janela, porém onde os raios solares não tenham alcance.



como cuidar de samambaia

O melhor lugar é aquele que tem abertura e cobertura, como varanda de apartamento.

É importante também cuidar apenas para que não seja um ambiente de vento forte. Porque a planta em questão não suporta muita corrente de ar, bem como mudança brusca de temperatura.

como cuidar de samambaia

Como cuidar de samambaia dentro de apartamento?

Esta planta é um tipo de especificidade tropical, que cresce em florestas, de forma principal, nas áreas de maior umidade. Porém, isso não promove o impedimento do cultivo das mesmas dentro da própria casa, visto que têm adaptação fácil a ambientes pouco iluminados, não sendo necessário tanto manejo.

Se esta planta ficar na região da varanda do apartamento, há a necessidade de se manter em proteção pelas paredes ou vidro que bascule, visto que a planta não é capaz de suportar ventos de muita intensidade, como já mencionado.

como cuidar de samambaia

É preferível que a samambaia fique disposta em vaso de plástico, até porque os de barro não conseguem fazer a retenção da muita umidade, que é o que, de fato, a planta mais necessita.

Caso queira um aumento da umidade do ambiente, utilize dois vasos ou coloque o umidificador no ambiente.

como cuidar de samambaia

Caso faça uso de dois vasos, o importante é seguir as dicas:8

  • necessitam de tamanhos diferenciados;
  • pegar musgos e umedecê-los na água;
  • colocá-los num vaso de tamanho grande;
  • colocar o vaso menor dentro deste.
como cuidar de samambaia

É importante fazer uso de todo o musgo restante para fazer a cobertura do topo deste solo, bem como as beiradas do vaso de tamanho grande. O ideal é fazer isso entre 2 a 3 dias para que fique sempre bem úmido.

Como cuidar de samambaia portuguesa?

O melhor modo de criar a planta é fazendo a multiplicação de mudas novas, apresentando facilidade do procedimento por meio dos caules, que são denominados de rizomas. Deste modo, faça o cultivo da samambaia num vaso de cerâmica.


Saiba como cuidar de Samambaia! Veja as dicas! 2

Antes de qualquer coisa, evite deixar o vaso em ambientes que possam queimar ou deixar as folhas amareladas. A planta portuguesa pode ter adaptação perfeita principalmente em banheiros, em razão do vapor dos chuveiros.

como cuidar de samambaia

Gostou destas dicas? Não deixe de compartilhar o conteúdo e de comentar aqui conosco a sua opinião! Nós vamos adorar saber mais de você!