Sapatinho de Judia: Azul, no Pergolado, Como Cultivar?

Sapatinho de Judia: Azul, no Pergolado, Como Cultivar? 1

O Sapatinho de Judia é um tipo de trepadeira que colabora muito para a decoração de casa! Confira tudo sobre a planta!

O sapatinho de judia pode ser a pedida perfeita para quem quer decorar o jardim de casa de maneira sofisticada e ainda produzir uma sensação de conforto para o ambiente. Por se tratar de uma árvore belíssima, este tipo de trepadeira pode agregar muito valor para o ambiente residencial, de forma simples e muito peculiar!

sapatinho de judia

Sapatinho de judia azul

Este elemento belíssimo da natureza, de nome “sapatinho de judia”, é cientificamente conhecido como Thunbergia mysorensis. A origem da planta na região sul espanhola e do sudeste indiano torna a planta exótica e super autêntica. É um tipo de trepadeira que tem porte tropical e as pétalas apresentam uma forma que fazem a lembrança a um sapatinho – por isso o seu apelido.

É uma planta bela para tornar tornar o jardim muito mais embelezado e apresentar um ambiente residencial de maior alegria. O sapatinho de judia é muito usado em paisagismos, e é um tipo de planta fácil para ter o cuidado. Além disso, é capaz de dar aquele toque fundamental que toda a residência necessita para a sua decoração. é uma planta fácil de cuidar e dá um toque todo especial à decoração.

sapatinho de judia

Como cultivar sapatinho de judia?

Este cultivo é elaborado por mudas ou sementes. O valor tem o costume variar muito, em uma média de R$6 a R$10 pela muda da trepadeira. Ao elaborar o seu plantio, escolha um lugar com muita cautela.

É importante não colocá-la em muros em que não possa ter um desenvolvimento bom. Uma excelente alternativa é fazer o plantio da trepadeira em pergolados altos para que ela possa ganhar o destaque da ornamentação para o paisagismo e decoração da casa e do jardim.

É possível também plantá-la nas proximidades de muros ou cercas que apresentam uma sustentação boa. O sapatinho de judia tem um porte considerável, visto que, em fase adulta, os ramos conseguem alcançar, inclusive, 6m de estatura. Portanto, é imprescindível não esquecer de considerar isso no momento da escolha do ambiente do cultivo.

sapatinho de judia

Solo

Em relação ao solo para cultivar o sapatinho de judia, é preciso que ele seja fonte de conteúdo orgânico e particular. É possível fazer uso da mistura da composição orgânica e do adubo do animal do curral curtido pela proporção e 3 por 1. Outra alternativa, se estiver cultivando o sapatinho de judia num vaso, é preciso fazer uso de fertilizante do tipo NPK de fórmula 4-14-8, uma média de 100 gramas por muda.

É importante, também, lembrar de fazer a adição do mesmo fertilizante NPK fonte de fósforo sempre em fase inicial da época de floração, que é o momento em que a sapatinho de judia precisa de maior quantidade de nutrição. A planta pode apresentar um momento diferenciado a depender do ambiente em que você reside. É válido analisar os informativos no momento da compra da muda.

É preciso considerar o clima do ambiente em que se está almejando o plantio do sapatinho de judia. Ela não apresenta tolerância de ventos e geadas fortes. Nos climas de maior frio, o ideal é colocar a planta em lugares que tenham muita presença do sol. Nos climas de maior calor, o ambiente selecionado deve pegar o sol pela período matutino e ter sombras no fim da tarde.

sapatinho de judia

Rega

A rega também é imprescindível. Ao passo que a planta seja jovem, é importante regar pelo menos 2x na semana, sem que encharque, somente para que o solo fique umedecido. As regas com moderação e por dia são as melhores alternativas da planta, visto que, de modo geral, trepadeira odeia terra muito molhada.

Essa pode não apresenta necessidade, mas é possível que tenha elaboração para a condução do crescimento da planta e a retirada dos ramos em caráter seco e com má formação.

A flor, em questão, merece muita atenção. Elas, em sua coletividade, com seus tons amarelos e vermelhos fazem a representação de muito néctar e portanto promovem a atração de inúmeros beija flores! A casa está sempre cheia de pássaros e de vida.

Imagens de sapatinho de judia

sapatinho de judia

Como você pode notar na image, o sapatinho de judia consegue agregar muito valor à decoração que compactua com suas mesmas colorações. O amarelo em conjunto da madeira rústica é capaz de oferecer ao ambiente um espaço autêntico e extremamente convidativo.

sapatinho de judia

Suas flores são um misto de beleza e de um elemento decorativo infalível para a decoração do seu jardim!

sapatinho de judia
sapatinho de judia

Sapatinho de judia no pergolado

sapatinho de judia

Quando você opta por suspender a planta num pergolado, o visual fica incrível e super natural. A natureza é, com certeza, uma peça fundamental para aqueles que desejam transmitir um ambiente cheio de agradabilidade e conforto.

O ideal é que se faça um apanhado dos objetos mais rústicos para combinar efetivamente com a natureza, em questão. Se você deseja decorar a varanda com o sapatinho de judia, experimente trazer poltronas de madeira e palha, bem como almofadas em tons neutros para compactuar com as cores do pergolado.

sapatinho de judia

Fazer uso da planta para ornamentar e decorar jardins é uma ideia excelente, que compreende o design pretendido da sua estrutura exterior e a natureza escolhida para incrementar este ambiente.

sapatinho de judia

Sempre que quiser repaginar a área de lazer, o interessante é fazer uso dos elementos da natureza. Por isso, o sapatinho de judia é uma ideia excelente para tornar a sua residência mais convidativa e de muito sucesso dentre as principais ideias. Sabe aquele espaço que você não sabe como deixar mais bonita e que aparece apagada na decoração dos fundos da sua casa? Ela é perfeita para cultivar a planta do sapatinho de judia. Acrescente os elementos aconchegantes como poltronas, mesas e afins e o resultado será interessantíssimo!

Se você gostou dessas dicas essenciais para cultivar a planta, em questão, não deixe de compartilhar com seus amigos e de comentar aqui embaixo a sua opinião! Se já teve ou vai cultivar o sapatinho de judia em seu jardim, nós também adoraríamos saber!