Como cuidar de orquídeas? Guia absolutamente completo!

Aprenda como cuidar de orquídeas com esse guia completo. Veja dicas de profissionais que vão transformar o seu orquidário!

As orquídeas encantam os amantes de flores há muitos anos, graças a sua beleza singular. Mas, elas também são conhecidas por serem espécies sensíveis e que exigem cuidados específicos para manterem-se belas.

Por isso, cuidar de orquídeas exige conhecimentos específicos relacionados à regas, luminosidade ideal, pragas, adubação, necessidades de cada tipo de orquídeas e outros itens.

Sem esses conhecimentos, muitas pessoas acabam comprando orquídeas e veem suas plantas tão lindas morrendo ou nunca mais conseguem que elas deem flores.

Se você adora orquídeas e quer começar a ter essas flores em sua casa, confira esse guia completo que montamos e que vão transformar a sua relação com essa planta tão sensível e bonita.

Quais os tipos de orquídeas?

Para aprender a cuidar de orquídeas, o passo inicial é saber um pouco mais sobre essa espécie tão vasta e que conta com tantos exemplares. Como dissemos, cada orquídea possui as suas peculiaridades e conhece-las é fundamental para ter plantas e flores bonitas e saudáveis.

As orquídeas se dividem em 3 grupos diferentes de flores, que variam de acordo com o tipo de crescimento. Por isso, para conseguir cuidar da sua orquídea da melhor maneira possível é preciso saber em qual grupo ela se encaixa.

 

cuidar-de-orquideas-16

As epífitas são as orquídeas que crescem em árvores, as terrestres são as que crescem sobre materiais na terra e as litófitas são as que crescem sobre rochas.

As mais comuns são as epífitas e usam pequenos arbustos ou árvores como uma base em que fixam as suas raízes. A maioria das plantas dessa espécie estão acostumadas a viverem em locais com pouca incidência solar, já que ficam protegidas pela sombra.

cuidar-de-orquideas-15

Embora elas cresçam sobre outras plantas, não são parasitas, já que não geram nenhum tipo de dano para a outra espécie.

Para absorver os nutrientes elas usam o ar ou itens que caem dos galhos mais altos das árvores e possuem uma capacidade incrível para absorção de água e nutrientes, já que suas raízes ficam expostas, diferentemente das outras flores.

Por possuírem características tão únicas é que as orquídeas precisam de cuidados especiais, como medidas de água diferentes das usadas em outras espécies de flores, menor quantidade de luz e adubação específica (já que elas não vivem na terra).

É possível cultivar orquídeas em casa?

Sim, é possível. Mas, para isso, você precisará ficar atento a alguns detalhes, sendo que o mais importante é escolher um bom local para coloca-la. Lembre-se sempre que as orquídeas possuem necessidades diferentes das outras flores e por isso não podem ser colocadas em vasos com água comuns.

cuidar-de-orquideas-03

Embora as orquídeas possam ficar lindas em um vaso no centro da mesa, esse não é o local mais adequado para elas, já que algumas podem exigir até mesmo um espaço específico destinado para ela.

Para optar pelo local ideal, você deve considerar alguns pontos importantes, como:

  • Luminosidade;
  • Temperatura;
  • Ventilação;
  • Umidade

Como cuidar de orquídeas: a importância da luminosidade

Em geral, quando uma pessoa se queixa que a sua orquídea não está dando flores, um dos conselhos mais dados é que você precisa oferecer mais luz para a planta.

Embora o florescimento das orquídeas não dependa apenas da quantidade de luz, esse é um fator importante para que elas consigam produzir belas flores, por isso você precisa ficar atento.

cuidar-de-orquideas-14

Se está na dúvida em relação a quantidade de luz ideal, sempre tente pensar como as orquídeas se comportam na natureza. Como elas costumam ficar em árvores, os galhos e as folhas podem fazer com que as orquídeas não recebam luz direta durante todo o dia. É mais como se essas plantas recebessem uma luz filtrada.

Então, tente recriar esse ambiente na sua casa, escolhendo um local que fique próximo das janelas, mas que não proporcione iluminação direta a sua orquídea.

cuidar-de-orquideas-11

Se você for colocar a sua orquídea próximo de alguma janela, lembre-se de usar uma cortina, assim você estará filtrando a luz e evitando a luminosidade direta que pode afetar o desenvolvimento da sua orquídea.

cuidar-de-orquideas-26

A questão da luminosidade é extremamente importante e existem alguns sinais que mostram que a sua orquídea não está se dando bem com o local que você escolheu para ela, como:

  • Folhas amareladas podem indicar excesso de luz;
  • Folhas escuras mostram que o local não é iluminado o suficiente e, com isso, as folhas ficam mais longas e as orquídeas não conseguem florescer.

cuidar-de-orquideas-12

Se a iluminação estiver adequada, as suas orquídeas terão folhas sempre verdes claras e com tamanhos parecidos, além de estarem brilhantes e com aspecto de vida.

Como cuidar de orquídeas: a temperatura certa

Além da iluminação adequada, outro ponto muito importante para cuidar de orquídeas de forma correta é pensar na temperatura do ambiente. Isso porque as orquídeas não gostam de locais com temperaturas constantes e esse é um dos fatores que mais impedem que elas floresçam.

O ideal é que haja uma variação de até 15 graus durante todo o dia.

cuidar-de-orquideas-08

Caso você as deixe em uma varanda ou no seu jardim, por exemplo, as suas orquídeas já estarão passando por essa variação, mas é preciso sempre tomar cuidado de colocar as suas plantas dentro de casa se você residir em um local muito frio, já que com temperaturas abaixo de 15 graus as suas orquídeas podem sofrer.

cuidar-de-orquideas-10

Mas, se você apenas cultiva a sua orquídea dentro de casa, então é preciso deixa-las em locais abertos, como próximas de janelas, em sacadas ou pátios, claro que sempre protegidas da luz solar direta, como explicamos acima.

cuidar-de-orquideas-09

Se você morar em uma cidade muito fria, pode ser interessante usar algum material que sirva como isolante térmico entre a planta e a janela, por exemplo.

Para descobrir a temperatura que a sua orquídea mais gosta, você terá que ter um pouco de paciência e poder de observação.

cuidar-de-orquideas-24

Se você notar que as folhas estão amolecidas ou muito escuras, deixando a planta em um estágio de fragilidade que a torna incapaz de se defender de fungos e bactérias, então ela está sendo exposta a temperaturas muito baixas.

Já quando as temperaturas estão muito altas, é possível notar as folhas amarelas ou pretas, que demonstram sinais claros de queimadura, ou ainda ver folhas com as pontas castanhas ou deformadas.

Como cuidar de orquídeas: a ventilação adequada

Pensa que só tomando cuidado com a temperatura e a luminosidade, a sua orquídea florescerá bonita por bastante tempo? Saiba que também é preciso cuidar da ventilação.

Isso tudo para deixar a planta em um ambiente que lembre cada vez mais o seu habitat natural. Por isso, quanto mais próximo você deixar a sua planta do que ela encontrará na natureza, mais fácil será para ela se desenvolver e ter lindas flores.

cuidar-de-orquideas-27

Quando as orquídeas estão sobre as árvores existe uma ventilação natural, com uma boa qualidade de ar, que ajuda no seu desenvolvimento. Para conseguir algo semelhante em casa, é muito importante que você deixe, sempre que possível, uma janela aberta próxima da onde a planta está.

cuidar-de-orquideas-30

Se o dia estiver sem muitos ventos ou com aquele “ar quente e parado”, você poderá considerar usar um ventilador pequeno, permitindo que a sua orquídea receba uma brisa suave e constante, de modo a diminuir os efeitos do calor em excesso e da umidade.

Mas, fique atento, pois soprar ar frio e úmido em cima da sua orquídea poderá atrapalhar o seu desenvolvimento, causando manchas nas folhas e até apodrecimento dos botões e das hastes. Por isso, sempre forneça ar quente e seco, pois esse é o favorito das orquídeas.

cuidar-de-orquideas-28

Lembre-se que no inverno a água demora mais tempo para evaporar, e por isso os cuidados devem ser redobrados para evitar umidade excessiva, que poderá causar apodrecimento das folhas e até levar a sua orquídea a desenvolver algum tipo de doença.

Outro ponto importante a considerar é a qualidade do ar. As orquídeas são plantas sensíveis e precisam de um cuidado redobrado nesse quesito. Fumantes devem evitar fazê-lo próximo das plantas e sempre que for manusear a sua orquídea, lave bem as mãos.

Como cuidar de orquídeas: umidade e rega

Uma dúvida muito comum sobre como cuidar das orquídeas é em relação a rega adequada.

O segredo é o mesmo usado para outras plantas. Verifique como está o solo. Se você perceber que o substrato está seco, então é hora de regar a sua orquídea.

Como dissemos acima, as orquídeas possuem um sistema muito bom de absorção de água, usando a umidade do ar para isso.

Justamente por essa razão é tão importante que você considere o ar que está oferecendo a sua orquídea.

Combinar uma rega adequada com ar úmido (na medida certa) é fundamental para cuidar de orquídeas da maneira correta e fazê-las desenvolverem-se, com muitas flores.

Você já notou como alguns orquidários sempre possuem balança? Isso acontece porque outra forma de saber quando as orquídeas precisam ser regadas é pesando as plantas.

cuidar-de-orquideas-29

Tenha o hábito de pesar a sua orquídea quando ela estiver molhada e depois vá acompanhando o seu peso conforme ela vai secando. Assim, você terá um bom parâmetro para saber se está ou não na hora de realizar uma nova rega, já que o intervalo de tempo poderá mudar de acordo com as condições climáticas.

cuidar-de-orquideas-23

Em relação à quantidade de água, é preciso conferir atentamente o substrato. Embora muitas pessoas acreditem que apenas borrifar água sobre as orquídeas é suficiente, isso não é verdade, e uma boa rega deve ser realizada conforme a necessidade da planta.

Veja mais algumas belas orquídeas:

cuidar-de-orquideas-17

cuidar-de-orquideas-18

cuidar-de-orquideas-19

cuidar-de-orquideas-20

cuidar-de-orquideas-07

cuidar-de-orquideas-06

cuidar-de-orquideas-01

cuidar-de-orquideas-04

cuidar-de-orquideas-05

cuidar-de-orquideas-25

Gostou dessas informações sobre como cuidar de orquídeas? Se elas foram úteis para você, compartilhe em suas redes sociais e ajude os seus amigos que também são fãs dessa planta!

 

 

Continue lendo em nosso site:

3 comments

  1. Pingback: Arranjo de flores: aprenda a fazer e modificar sua casa! -

Comments are closed.