Arranjo de flores: aprenda a fazer e modificar sua casa!

Saiba tudo sobre arranjo de flores e aprenda a fazer vários tipos de arranjos naturais e artificiais, transformando a decoração da sua casa ou escritório!

Na hora de deixar qualquer espaço mais bonito e aconchegante, um belo arranjo de flores é uma ótima ideia – dando destaque a uma mesa, um aparador e outros móveis, inclusive transformando uma parede, por exemplo, em um ponto focal de destaque.

Por tudo isso, os arranjos são sempre muito procurados e podem ser feitos tanto com flores naturais, como artificiais, dependendo do seu objetivo e do que deseja transmitir na sua decoração.

Além das casas e dos escritórios, os arranjos de flores ainda possuem espaço cativo na decoração de festas e casamentos, ajudando a trazer mais personalidade às comemorações.

Quer aprender a fazer lindos arranjos de flores e dar um “up” na sua decoração? Continue a leitura e veja quantas dicas e informações bacanas nós trouxemos!

Arranjo de flores: naturais e artificiais

Antes de se decidir pelo arranjo de flores certo, você precisa entender um pouco mais sobre as diferenças de uso dos arranjos com flores naturais e artificiais. Confira.

  • Flores naturais

As flores naturais trazem muito mais frescor e romantismo ao espaço, mas para ficarem bonitas é essencial se atentar as flores da estação – que são mais fáceis de encontrar e também mais econômicas.

Os principais arranjos com flores naturais são feitos com:

Flores do campo

Arranjo de Flores do campo

Em geral, esses arranjos usam uma mistura de vários tipos de flores como as margaridas, as calábrias, a gérbera, a madiba, a dália, a celósia (pink ou verde), a chuva de prata e outros.

Arranjo de Flores do campo

A principal vantagem é que esse costuma ser um arranjo bem mais econômico, já que essas espécies de flores são baratas e fáceis de encontrar em quase todas as épocas do ano.

Como são espécies bastante delicadas, elas emprestam ao ambiente uma aura mais romântica e combinam super bem com vários estilos decorativos, como o provençal, o shabby chic, o vintage e o rústico.

Arranjo de Flores do campo

Você poderá usar vasos antigos, com uma pegada mais rústica (como latões antigos) ou até mesmo usar jarras ou potinhos de vidro, que irão dar ao seu arranjo um toque mais artesanal, no estilo faça você mesmo e que está bastante em alta na decoração.

Rosas

Arranjo de flores Rosas

As rosas nunca saem de moda e são conhecidas por expressarem romantismo e delicadeza. Apesar disso, as rosas também podem aparecer em outros tipos de decoração – desde que você invista em um vaso diferenciado e até mais moderno, buscando criar um contraste interessante.

Arranjo de flores Rosas

Contudo é preciso fazer uma ressalva, pois as rosas são flores bastante delicadas e costumam durar menos do que as flores do campo, por exemplo, por isso precisam ser trocadas com frequência.

Arranjo de flores Rosas

Por essa delicadeza, você também deverá considerar onde irá colocar o arranjo, evitando locais muito quentes ou com sol direto.

Arranjo de flores Rosas

Em relação ao preço, ele poderá variar bastante dependendo do tipo da rosa e até da cor escolhida ou da época do ano.

Mosquitinho

Arranjo de flores Mosquitinho

É uma espécie bastante conhecida e que costuma ser muito usado em arranjos de festas, principalmente de casamentos. Os mosquitinhos são aquelas flores brancas e bem pequeninas, com ramos verdes.

Arranjo de flores Mosquitinho

Você poderá montar um arranjo apenas com mosquitinhos ou misturá-los com outras plantas, principalmente com as flores do campo – dando muita delicadeza e romantismo ao seu arranjo. Um dos principais atrativos para usar essa espécie é o preço.

Arranjo de flores Mosquitinho

Orquídeas

Arranjo de flores Orquideas

As orquídeas são a principal escolha de quem deseja transmitir sofisticação e delicadeza, trazendo um toque de elegância e glamour às decorações.

Arranjo de flores Orquideas

Porém, é preciso destacar que as orquídeas são flores muito delicadas e que precisam de cuidados constantes e específicos.

Elas não gostam, por exemplo, de ficarem totalmente expostas ao sol e nem a sombra, sendo mais recomendado deixá-las próximas de uma janela. A temperatura no ambiente também precisa ser amena.

Arranjo de flores Orquideas

E é necessário tomar cuidados em relação à rega e à adubação, já que essas flores costumam vir em vasos e não em arranjos soltos como as demais.

Arranjo de flores Orquideas

Por tudo isso, o valor das orquídeas também é maior e precisa ser considerado caso você não tenha muito tempo para cuidar dessa flor.

  • Flores Artificiais

Se você não tem muito tempo – ou tato – para cuidar das flores, o melhor é optar por arranjos de flores artificiais.

Arranjo de flores Artificiais

Já foi o tempo em que essas flores eram feias e nitidamente falsas. Hoje é possível encontrar uma variedade enorme de tipos e materiais, com muitas extremamente semelhantes às flores naturais, sendo que elas não precisam de cuidados como sol, sombra, rega e outros, podendo ser usadas em qualquer espaço e ambiente.

Arranjo de flores Artificiais

Porém, para não “errar a mão” é preciso buscar por aqueles arranjos que estejam o mais próximo possível das flores naturais e que cause dúvidas nas pessoas, feito com bons materiais e que não desbotem com o passar do tempo.

Como montar um arranjo de flores?

Se, depois dessas explicações, você acredita que o melhor para o seu caso sejam os arranjos de flores naturais é preciso seguir algumas dicas para conseguir montar um arranjo bonito e que tenha relação com o seu espaço e a sua decoração.

Veja algumas dicas:

  • Escolha a base certa

Comece optando por uma base que ofereça uma boa sustentação, acomode bem as flores e, claro, ajude a transparecer o que você deseja transmitir com o seu arranjo.

Como montar um arranjo de flores

Se a sua ideia é fazer um arranjo que combine com uma decoração mais rústica, escolher um vaso de vidro com uma pegada moderna não irá combinar, por exemplo.

Como montar um arranjo de flores

Uma ideia que está em alta é investir em bases sustentáveis, entrando na onda do upcycling. Para isso, você poderá reaproveitar potes de vidro (como os de geleia), garrafas de vidro, latas de tinta e muitos outros.

Como montar um arranjo de flores

  • Pense na sua decoração

Um arranjo de flores é capaz de dar destaque a sua decoração, mas também de deixa-la totalmente fora de foco, caso a sua escolha seja errada.

Como montar um arranjo de flores

Por isso, pense em como o arranjo que você está montando dialoga com o espaço em volta, com o móvel onde ele ficará, com o estilo decorativo e com as cores do ambiente.

Como montar um arranjo de flores

Se a sua decoração é mais descontraída, por exemplo, invista em bases coloridas e flores de espécies diferenciadas. Já para os locais mais sofisticados, use um vaso elegante, como os de mármore, por exemplo, e flores mais nobres.

  • Pense na espécie certa de flor

Nós já falamos ali em cima um pouco sobre cada tipo de flor natural, mas é essencial que você tenha outros cuidados na hora de montar o seu arranjo.

Pense na espécie certa de flor

Se você for misturar vários tipos de flor, confira se eles realmente combinam juntos, se não está uma mistura de cores que não fica agradável e se as flores estão se sobressaindo no vaso escolhido.

Por exemplo, um arranjo com flores supercoloridas pode ficar apagado se você escolher um vaso igualmente colorido. Para dar destaque a cor das flores, use um vaso neutro ou um potinho de vidro transparente.

Pense na espécie certa de flor

Outro ponto essencial é pensar nas condições climáticas de onde o arranjo ficará. As rosas, hortênsias, prímulas e boca-de-leão, por exemplo, se adaptam muito bem ao clima frio, já para o verão as mais indicadas são o copo-de-leite, as astromélias, os cravos, as orquídeas e os lisianthus.

  • Faça o preparo das flores antes

o preparo das flores

Antes de montar o seu arranjo, as flores deverão ser preparadas, como retirando os espinhos, fazendo o corte longitudinal das hastes (que ajuda a absorver melhor a água) e outros cuidados específicos de cada tipo de flor.

  • Faça uma mistura com flores coloridas

Se você nunca fez um arranjo antes, a melhor ideia é começar com flores coloridas, que são bonitas e mais fáceis de dar vida ao seu arranjo.

mistura com flores coloridas

Para isso, escolha duas ou três flores de cores diferentes e comece montando como se fosse um buquê, mesclando as flores com outras neutras (como os mosquitinhos) ou folhagens.

Você poderá optar por espécies de flores diferentes ou investir em flores iguais, mas de cores diferentes.

mistura com flores coloridas

Os arranjos monocromáticos também ficam muito bonitos, mas exigem um pouco mais de prática.

Finalize o seu arranjo, amarrando o caule para dar firmeza e sustentação. Para isso, tenha firmeza nas mãos.

arranjos de flores monocromáticos

E não se esqueça de fazer a troca de água com frequência. Se você quiser deixar seu arranjo ainda mais descontraído, invista em enfeites como fitas de tecido, galhos secos, musgos e palha.

Confira mais algumas inspirações:

arranjos de flores

inspirações arranjos de flores

inspirações arranjos de flores

inspirações arranjos de flores

inspirações arranjos de flores

inspirações arranjos de flores

inspirações arranjos de flores

inspirações arranjos de flores

inspirações arranjos de flores

Gostou das nossas dicas sobre arranjo de flores? Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Continue lendo em nosso site: