7 Estilos Históricos de Decoração de Interiores

Estilo Clássico

Decorações históricas te atraem? Se a resposta é sim, pois bem, você tem um gosto apurado. Mas talvez surja aquela dúvida “ como adaptar um mobiliário com design antigo ao estilo de vida atual? ” Se você quer realmente integrar em sua casa, um dos famosos estilos do passado, saiba que não é necessário seguir rigorosamente os conceitos clássicos… além do seu bom gosto, você precisa ter um sentido de harmonia que não altere seu estilo de vida.

Espaços amplos são ideais para a exposição do mobiliário histórico. Móveis imponentes e volumosos, recriam o luxo romântico, o rústico conceituado da sua época preferida e são perfeitas para residências modernas e espaçosas, assim como casas de campo ou até um grande apartamento. Estabelecimentos comerciais como restaurantes, por exemplo, podem aderir ao estilo de uma época que ficou para a história através de seus designs inspiradores!

São tantos os estilos que marcaram épocas que até os dias de hoje influenciam tendências de design de interiores. Veja quais destes sete estilos históricos irá te inspirar para criar sua decoração, e ainda, harmonizar com seu estilo de vida!

7 estilos históricos inspiradores para decorações de interiores

1.Estilo Vanguardista

O estilo vanguardista passou da arte para o interior no início do século XX. Esta decoração inovadora envolve o uso dos materiais mais modernos, móveis originais e eletrodomésticos além de uma paleta de cores. O contraste no design de paredes, janelas e portas com formas únicas, nichos e móveis iluminados de acordo com um projeto singular são apenas uma parte dos detalhes interessantes que caracterizam o inusitado estilo vanguarda.

2.Estilo Imperial

Para realizar a decoração nesse estilo, grandes planos são necessários. Respeito e esplendor estão presentes no dia a dia de quem escolhe o estilo Imperial no interior. É preciso acolher poltronas encorpadas revestidas de dourado ou bronze, armários adornados com entalhes em forma de espadas cruzadas e cadeiras com pernas em formatos suntuosos. Peças majestosas expostas em um pequeno espaço, como em uma exposição. Relíquias, mas não para um cômodo grandioso.

3.Estilo Art Déco

O interior em estilo Art Déco não visa uma composição bem equilibrada, mas sim vários “princípios de beleza” que contribuem para o esplendor das diferenças: objetos exóticos, vintage espetaculoso, cores escuras e formas geométricas.  Os móveis com detalhes de metal dourado pintados como: criado-mudo, cômoda, mesas e outras peças decorativas enriquecem a decoração.

4.Estilo Barroco

Na prática, o estilo barroco no ambiente é rico em decoração requintada: marchetarias, apliques dourados, forjas, formatos pomposos, bem como acabamentos diversos para os objetos mais funcionais. O estilo que vem dos palácios dos monarcas não pode ser diferente. O barroco é um artefato de várias camadas projetado para lembrar a atmosfera de calma e beleza. 

5.Estilo Vitoriano

Os gostos da época da Rainha Vitória remetem ambientes charmosos. O estilo vitoriano no interior implica a presença do conservadorismo, rigorismo, elegância impecável e inabalável. As poltronas possuem estrutura em madeira maciça ornamentada e estofada com acabamento capitonê. O requinte e o luxo são parte da decoração do estilo vitoriano.

6.Classicismo

O interior de estilo clássico é requintado, coloca a elegância sóbria em primeiro plano. Com base em exemplos gregos e romanos, os designers retornaram ao esplendor do minimalismo antigo. Os cômodos, desenhados segundo os padrões do classicismo, mantêm-se ligados à decoração e às inusitadas paredes e mobiliário. A acomodação do espaço é especialmente importante e não sobrecarregada com móveis.

7. Neoclassicismo

O estilo neoclássico no interior é um convite para os tradicionalistas liberais às tendências modernas e movimentos de design. Peças bastante clássicas podem ser feitas com materiais modernos. O elemento clássico deste estilo é a atitude em relação à organização do espaço com móveis de luxo de tamanho mediano, formas retas, materiais de qualidade e cores suaves. Na verdade, o neoclássico é o estilo para uma decoração luxuosa de característica minimalista.