Quarto Clássico: Decoração que Nunca Sai de Moda

Quarto Clássico: Decoração que Nunca Sai de Moda 1
Quarto Clássico: Decoração que Nunca Sai de Moda 2

A decoração do quarto clássico não deve ser vista como antiquada ou associada a um interior de outra época. Embora tenha suas raízes na tradição, o estilo clássico exibe detalhes decorativos com sofisticação. Em parte, revive ambientes atemporais enquanto permanece contemporâneo e alinhado com novas tendências.

O estilo clássico para decoração do quarto raramente é usado devido os novos formatos dos cômodos das casas, por serem menores, principalmente em apartamentos. No entanto, os móveis clássicos são fabricados com um material encorpado, distinto e luxuoso. Mas nem tudo está perdido, com alguns móveis proporcionais fica mais fácil acertar na decoração do quarto em estilo clássico.

Em primeiro lugar, os ambientes devem apostar em móveis imponentes, nos tecidos ricos e acessórios decorativos que flertam com o estilo barroco. Dentro de um espaço monocromático onde a harmonia predomina. Antiguidades devem estar presentes, porém, não te impedem de modernizar muito bem uma decoração clássica. 

A seguir, descubra alguns elementos essenciais para adotar uma decoração clássica e atemporal em seu quarto.

Cores Clássicas

Em regra, a decoração clássica tende ao monocromático, sendo revigorada por cores nem tão berrantes que realçam perfeitamente o quarto. Quando se trata de paredes, os tons de azul claro e cinza são escolhas comuns. Para dar um toque de cor na decoração clássica, o melhor seria tons quentes, com tendência para o amarelo, o verde, o castanho, o vermelho fogo e o laranja, mas também os azuis suaves são bem utilizados.

Móveis e acessórios em madeira escura também funcionam bem na decoração com estilo clássico. Se decidir por tapete ou instalar carpete, deve ser bem claro ou mesmo branco, para garantir que os outros elementos se sobressaiam. 

Quais são os Principais Móveis na Decoração do Quarto Clássico?

De acordo com a tradição, o quartos clássico chique é decorado com móveis luxuosos em madeira maciça. A sofisticação do ambiente sempre se manteve em alta na escolha da decoração. Design primoroso com curvas, ornamentos, marchetaria e tecidos elegantes nunca saem de moda, são cada vez mais cobiçados pela sociedade.

O quarto clássico ganha mais sofisticação com um modelo suntuoso de recamier aos pés da cama. Cômodos bem amplos conseguem representar melhor todo o luxo dessa decoração. Um móvel clássico como a penteadeira com espelho e um banco estofado não poderá faltar.

Até mesmo um sofá, uma mesa de café com cadeiras ao redor e uma poltrona no canto com um puff para apoiar os pés são peças que podem estar presentes na decoração. Dependendo, você pode selecionar uma peça ou outra sempre respeitando os limites de espaço.

Os lustres de cristais, as molduras mais formosas e ornamentadas de espelhos e quadros são peças de um ambiente clássico autêntico. Assim como, uma volumosa cortina estampada com design atemporal é um elemento dominante nesta decoração.

No quarto clássico moderno não há necessidade de ter detalhes demais ou móveis tão exorbitantes. Você poderá optar por algumas peças tradicionais, como um criado-mudo por exemplo ao lado da cama com cabeceira estofada e detalhes em capitonê, que se encaixem perfeitamente no espaço para compor a sua decoração no estilo clássico. Considere também incorporar uma cadeira Berger que ostente por um tecido de tom claro e tachas decorativas.

Móveis que Nunca Saem de Moda

Os móveis clássicos são atemporais e se adaptam muito bem com outros estilos, mesmo os mais modernos. As peças são mais robustas, fabricadas com materiais nobres e bem ornamentadas. Veja abaixo uma lista de móveis que podemos encontrar no quarto decorado com estilo clássico:

  • Cama com Cabeceira estofada e detalhes em capitonê
  • Cômoda
  • Recamier
  • Baú
  • Criado-mudo
  • Poltrona com puff
  • Roupeiro
  • Moldura com Espelho de chão
  • Sofá
  • Penteadeira com espelho e banco estofado
  • Mesa do café com cadeiras

A escolha certa por móveis clássicos para sua decoração vai depender do seu espaço e estilo. Seja peças com muitos detalhes ou quase nenhum, mas que tenham muita elegância no design.

Móveis para Quarto Personalizáveis

Antigamente não existiam móveis produzidos em massa, cada peça de mobiliário era uma obra única, feita à mão por artesãos. Atualmente, existem lojas especializadas em fabricação própria com mão de obra artesanal para móveis de estilo clássico e o melhor de tudo é poder escolher a pintura da madeira e o tecido. Sendo assim, encontre o equilíbrio certo para customizar sua própria peça e aprecie bem o resultado da decoração de seu quarto em estilo clássico!