O Modernismo na Tendência

O Modernismo na Tendência 1

Você sabia que o estilo moderno ou modernista pode até ser uma tendência, porém é “coisa do passado”? Isso mesmo, o mobiliário do modernismo mesmo sendo uma tendência do momento teve seu marco no início do século XX, quando artistas consagrados internacionalmente transformaram a história da decoração criando designs mais funcionais e com uma nova concepção de estética.

Mas, afinal o que são as tendências da decoração? As tendências das cores, designs, texturas, materiais estão sempre se atualizando. Seguir uma tendência é seguir a “moda”, estar atualizado com os acontecimentos e aproveitar novos designs que se adaptam ao nosso cotidiano para facilitar a nossa vida, principalmente em nossos lares.

“O modernismo é uma excelente opção para ser tendência”

Como Reconhecer o Mobiliário Modernista?

O estilo modernista fez as formas tradicionais desaparecerem e deram espaço a uma arte com linhas mais retas, materiais mais leves – um design fora do comum. O modernismo surgiu com as mudanças da Revolução Industrial, onde saíram de cena os artistas plásticos com suas esculturais obras de artes decorativas para dar vida a um mobiliário criativo e funcional desenvolvido por talentosos designers.

O design modernista tem muita personalidade, esses móveis propõem um estilo de vida prático onde – menos é mais – frase inspiradora do famoso designer Mies van der Rohe.  

Quem Foi Mies van der Rohe?

Arquiteto e designer alemão, Mies van der Rohe foi um dos criadores do conhecido movimento do “Modernismo”. Foi professor e também diretor na primeira escola de design do mundo – Bauhaus –, na Alemanha.

A mobília desse consagrado designer é conhecida pelo excelente design, uma mistura de tecidos refinados, como o couro, combinado com tubos de cromo modernos.

“Nenhum projeto é possível até que os materiais com os quais você projeta sejam completamente compreendidos. ” – Ludwig Mies van der Rohe.

Mies van de Rohe também dizia que a arquitetura é a vontade de uma época traduzida no espaço. Suas peças são a prova de que atingiu à atmosfera moderna, com designs ousados, à frente de seu tempo, tanto que suas obras continuam bem atuais. 
Separei algumas de suas obras mais emblemáticas para você se inspirar, veja abaixo:

Com Estrutura em Madeira de Lei, Pés em Aço Inox Assento Revestido em Espuma – Opções de Tecidos e Cores para Customizar

Com Estrutura em Tubo de Aço Inox, Assento Revestido – Opções de Tecidos e Cores para Customizar

Com Estrutura em Tubo de Aço Inox, Assento Revestido – Opções de Tecidos e Cores para Customizar

Com Estrutura em Madeira, Percintas Italianas, Pés Aço Inox e Assento Revestido com Espuma Sanko – Opções de Tecidos e Cores para Customizar

Com Estrutura em Aço Inox e Tampo de Vidro 15mm – Design de 1929

A Tendência Modernista

Enquanto a procura por peças com design icônico e funcional forem a escolha das pessoas, podemos acreditar que o modernismo sempre terá espaço entre as tendências. Os designers modernistas visavam peças que além da sua forma estética priorizavam o conforto que elas podiam proporcionar. O produto precisava ter um desempenho capaz de oferecer algo indispensável para ajudar as pessoas a terem uma decoração mais adequada com o estilo de vida que elas tinham.

Sem dúvidas que este tipo de mobiliário virou tendência na época, as criações eram tão futurísticas que até hoje, muitas dessas peças, continuam como tendências e destacam a decoração de qualquer ambiente tanto de casas como de escritórios e comércios.

Mobiliário Modernista pode ser “Modernizado”?

Os móveis assinados por designers não podem ser modificados ou atualizados com o tempo, eles fazem parte de todo um projeto de seus criadores, levam sua marca, algumas peças icônicas podem ser vistas em museus internacionais e até mesmo colecionadores agregam peças autênticas em sua decoração.

Vale lembrar que esse mobiliário de design assinado veio para transformar a decoração e foi projetado para o bem-estar da sociedade. Realmente essas peças não precisam passar por adaptações, pois já oferecem funcionalidade necessária, muito conforto e uma beleza sem igual!

O melhor que você tem a fazer para adaptar a peça a sua realidade é “customizá-la” com seu estilo!

Como Fica o Estilo Moderno na Atualidade?

Nos dias de hoje podemos ver estilos diferentes que são tendências, a decoração dos ambientes são cada vez mais adaptadas ao estilo de vida que levamos. Peças que sejam funcionais e com uma estética simples, porém diferenciada são as principais características desejadas para agregar na decoração de casas. Portanto, chegamos a uma conclusão: o mobiliário de estilo moderno não são peças da atualidade, e sim, peças que entram na classificação das “tendências” por terem um design mais completo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.