Limpeza de pele: por que e como fazer?

Saiba tudo sobre a limpeza de pele, sua importância, periodicidade e como fazê-la de forma adequada!

A limpeza de pele é um dos tratamentos estéticos mais procurados em clínicas e salões. Mas, ela também pode ser feita em casa, ajudando a deixar a sua pele livre de cravos e espinhas e com muito mais saúde.

O ideal é que a prática esteja dentro da sua rotina de cuidados, pois assim ela irá ajudar a manter a pele do seu rosto livre de micro-organismos, além de ajudar na esfoliação e retirada de peles mortas.

A limpeza de pele é indicada para todos os tipos de pele, desde as oleosas, até as secas, porém cada uma exige alguns cuidados diferenciados para que o resultado alcançado seja mais satisfatório.

Quer saber tudo sobre a limpeza de pele? Continue a leitura.

Por que fazer a limpeza de pele?

Diariamente nós estamos expondo a nossa pele a inúmeras agressões que podem acabar se transformando em problemas estéticos, como os cravos e as acnes.

Por que fazer a limpeza de pele

A exposição excessiva a água e a produtos de limpeza agressivos, por exemplo, pode acabar ressecando a pele e debilitando a sua função primordial, de proteger contra a invasão de micro-organismos.

A limpeza de pele se utiliza de produtos específicos e também da ação manual para retirar o acúmulo dessas impurezas que passam a ficar acumuladas na pele, como poluição, poeira, bactérias e células mortas da própria pele.

Como resultado, você poderá notar a sua pele mais fina, homogênea, hidratada, macia e com brilho. Porém, para conseguir manter esses resultados é importante ter uma rotina de cuidados com a pele, evitando lavar o rosto com água muito quente, usando produtos específicos para o seu tipo de pele e esfoliando em média a cada 15 dias.

Por que fazer a limpeza de pele

Veja alguns dos principais benefícios da limpeza de pele:

  • Remoção de cravos abertos (aqueles que se assemelham a pontos pretos) e fechados (pontos brancos);
  • Remoção de milios (são os cravos mais resistentes e cobertos por uma camada fina de pele);
  • Remoção de pontos sebáceos;
  • Desintoxicação da pele;
  • Remoção das células mortas;
  • Redução da oleosidade e, assim, diminuir a tendência a acnes.

Com qual frequência devo realizar a limpeza de pele?

Esse tempo irá depender muito do seu tipo de pele e também dos cuidados diários que você possui. Em geral, o procedimento pode ser feito a cada 30 ou 40 dias.

Com qual frequência devo realizar a limpeza de pele

Mas, naquelas pessoas que possuem muitos cravos e pele bastante oleosa, esse período pode ser menor – cerca de 15 dias – no inicio do tratamento e, depois, pode ser feito um intervalo maior, de 40 dias, para manutenção dos resultados.

Atenção! Na hora de manter os cuidados diários, evite usar cremes e sabonetes esfoliantes com muita frequência, principalmente se você tem pele oleosa. Isso porque a esfoliação pode retirar todo o óleo da sua pele, estimulando o seu organismo a produzir cada vez mais óleo para suprir o perdido, piorando o quadro.

Quem não pode fazer limpeza de pele?

Para as pessoas que possuem pele muito sensível ou que costumam ficar vermelhas com muita facilidade, a limpeza de pele pode não ser recomendada.

Outro ponto para se atentar é em casos de pele com muita descamação – já que isso costuma indicar alergias e irritações, que podem piorar dependendo dos produtos usados.

Existe diferença entre a limpeza de pele profissional e caseira?

Sim. A limpeza de pele profissional possui uma ação antisséptica e anti-inflamatória, atuando na prevenção de comedões e acnes, além de ter efeito cicatrizante, melhorar a nutrição da pele e deixá-la mais aveludada, macia e tonificada.

A principal diferença está nos cuidados e nas técnicas usadas na limpeza profissional. Muitas pessoas que fazem a limpeza caseira pensam, logo, em espremer os cravos e espinhas sem nenhum cuidado. Essa prática é totalmente desaconselhável já que pode piorar o quadro, além de causar manchas e cicatrizes que podem ser difíceis de remover.

Na verdade, antes de realizar a limpeza de pele, o profissional irá analisar o seu caso, estudando o seu tipo de pele e os principais problemas a serem combatidos, definindo, dessa forma, quais serão os produtos e as técnicas empregadas. Isso porque, nem todas as limpezas de pele são iguais.

Como é o passo a passo de uma limpeza de pele profissional?

Como dissemos, a primeira medida do profissional será examinar o seu tipo de pele e os problemas que você apresenta.

Em seguida é realizada a assepsia, com a higienização correta de toda a região, com loções desengordurantes, buscando remover maquiagens, cosméticos e impurezas provenientes da oleosidade e da poluição.

Como é o passo a passo de uma limpeza de pele profissional

Depois é feita a esfoliação da pele com uso de produtos específicos e com efeito abrasivo que ajudam a promover um afinamento da camada mais superficial da pele, o que facilita na hora de extrair os cravos e também as acnes não inflamadas.

Como é o passo a passo de uma limpeza de pele profissional

Após todo esse processo, tem inicio a extração – que é a parte mais longa da limpeza de pele -. Nessa etapa, a pele é submetida a um vapor de ozônio que irá abrir os poros, facilitando a drenagem, que será feita manualmente, de modo cuidadoso.

Como é o passo a passo de uma limpeza de pele profissional

Em seguida, a pele é submetida a um vapor de água e pode ser coberta por algodões com uma substância emoliente. Então, o profissional começará a retirar manualmente os cravos e miliuns com a ajuda de uma microagulha.

Como é o passo a passo de uma limpeza de pele profissional

O próximo passo é o uso de um aparelho de microfrequência que irá ajudar a cicatrizar a pele e também atuará como anti-inflamatório nos pontos em que a pele sofreu microlesões.

Como é o passo a passo de uma limpeza de pele profissional

O aparelho ainda atua como fungicida, bactericida e bacteriostática (destruindo e controlando a proliferação de determinados tipos de bactérias).

Como é o passo a passo de uma limpeza de pele profissional

Finalizando o procedimento são aplicadas máscaras de acordo com o seu tipo de pele e suas necessidades, sendo as mais usadas as com propriedades calmantes – a base de mentol ou azuleno.

Antes de finalizar a limpeza, é aplicado o filtro solar (geralmente em gelo ou loção para não obstruir os poros) sempre com fator de proteção igual ou maior que 30.

Como diminuir a vermelhidão após a limpeza de pele?

Algo que pode ocorrer após a limpeza de pele profissional é a vermelhidão causada, principalmente, devido a extração dos cravos – que pode sensibilizar e irritar a pele, principalmente em pessoas mais propensas.

Como diminuir a vermelhidão após a limpeza de pele

Nesta situação você poderá usar produtos com propriedades calmantes, como a água termal, e também cicatrizantes logo nos primeiros dias. Porém, se você notar algo fora do comum após a limpeza de pele, procure seu dermatologista.

Quais os cuidados com a pele em casa?

Como dissemos, além da limpeza de pele profissional é muito importante que você mantenha os resultados obtidos com cuidados regulares e caseiros.

Quais os cuidados com a pele em casa

  • Lavar a pele pelo menos duas vezes por dia, com produtos específicos para o seu tipo de pele;
  • Sempre retirar a maquiagem antes de se deitar;
  • Usar cremes e produtos específicos para tonificar a pele, buscando equilibrar o pH;
  • Hidratar e nutrir a pele diariamente, de acordo com o seu tipo de pele;
  • Usar creme noturno com poder esfoliante, como os a base de ácido salicílico, glicólico ou retinoico, desde que indicado pelo seu dermatologista;
  • Fazer uma esfoliação uma vez por semana com cremes e produtos específicos, ou usando uma bucha para o rosto, sempre seguida de uma hidratação;
  • Sempre usar protetor solar, mesmo quando for se expor a luz de lâmpadas ou dos computadores;
  • Usar máscaras específicas para seu tipo de pele uma vez por semana ou a cada 15 dias, como as máscaras de argila.

Receitas de limpeza de pele caseira

Receitas de limpeza de pele caseira

Embora o mais recomendado seja sempre realizar uma limpeza profissional, existem algumas receitas caseiras que podem ajudar a melhorar a aparência e a saúde da sua pele. Como:

1º Comece lavando o seu rosto com um sabonete neutro e em seguida seque bem uma toalha.

2º Aplique a seguinte mistura sobre o rosto: 1 gema de ovo, 1 colher de mel, ½ colher de farinha de trigo e ½ copo de iogurte natural. Misture bem e aplique sobre um algodão e em seguida na pele do seu rosto, evitando os olhos e os lábios.

3º Deixe agir por 20 minutos e depois retire a máscara e lave o rosto com água fria.

Gostou de saber mais sobre a limpeza de pele? Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário pra gente!

Limpeza de pele: por que e como fazer?
5 (100%) 1 vote

Continue lendo em nosso site: