Jardim vertical – Como fazer

Deseja saber como fazer um jardim vertical de maneira prática, eficiente e barata? Separamos um passo a passo fácil para fazer seu jardim vertical. Confira!

O contato com a natureza pode ser uma das maiores vontades das pessoas que residem nas cidades, sejam em casas ou apartamentos, sempre buscando fugir do caos e do tumulto das grandes cidades, mas nem sempre esse contato é possível, já que cada vez menos existem espaços arborizados ou de natureza em nossas cidades, fazendo com que seja cada vez mais presente e utilizado o chamado jardim vertical, elemento presente em grandes decorações e mesmo em projetos mais simples.

Jardim vertical – Como fazer (10) dicas de decoração como decorar como organizar

Visando suprir o desejo de ter um jardim em um ambiente menor ou mesmo em um local onde não é possível ter um grande jardim, o jardim vertical permite que você tenha um maior contato com a natureza de maneira prática, fácil e descomplicada, sem que seja necessário gastar muito dinheiro ou depender de grandes mudanças físicas em sua casa ou em seu apartamento.

 

Confira agora algumas dicas simples, mas muito eficientes, para que você possa tornar sua casa ou seu apartamento ainda mais bonita e aconchegante. Aprenda como fazer jardim vertical agora mesmo!

Porque fazer um jardim vertical em minha residência?

É bastante comum que as pessoas busquem por inovações para seu dia a dia e, por isso, o uso de jardim vertical vem se tornando cada vez mais comum em projetos de paisagismo, já que ele pode ser utilizado tanto em ambiente menores quando em espaços de grandes dimensões, garantindo um contato mais próximo com a natureza e também uma sensação maior de conforto e de felicidade.

Jardim vertical – Como fazer (9) dicas de decoração como decorar como organizar

É interessante utilizar esse tipo de recurso em seu projeto de decoração pois ele permitirá que você construa ambientes de beleza, conforto e praticidade, além de valorizarem seu imóvel e fazer com que seus convidados, hóspedes ou mesmo familiares tenham um contato mais próximo com a natureza, garantindo melhor qualidade de vida.

 

Como fazer um jardim vertical

Existem diversos métodos possíveis para que você realize o desejo de ter um jardim vertical bonito e atraente para sua casa ou para seu apartamento, sendo interessante avaliar quais serão as opções que melhor se encaixam em seu projeto decorativo e também nos resultados que você deseja obter, sendo que os diversos tipos de jardins verticais podem ser utilizados para criar os mais variados ambientes em uma residência.

Jardim vertical – Como fazer (8) dicas de decoração como decorar como organizar

Pedimos aos especialistas que nos indicassem algumas das melhores maneiras de fazer um jardim vertical bonito e atraente, visando sempre tornar esse processo ainda mais simples, fácil e prático para você. É interessante que você escolha com cuidado o ambiente onde será realizado seu jardim vertical, já que ele deverá ter boa ventilação, iluminação natural e também permitir que as plantas sejam regadas.

 

Confira algumas ideias para fazer seu jardim vertical de maneira prática, barata, bonita e segura:

 

Jardim vertical – Como fazer (7) dicas de decoração como decorar como organizar

  • Usando estruturas pré-moldadas: Uma das opções mais fáceis, baratas e simples para realizar o seu desejo de ter um jardim vertical em sua casa ou seu apartamento é o uso de estruturas pré-moldadas, de metal, gesso, madeira ou concreto, que irão permitir uma melhor distribuição das plantas e também uma exposição por igual ao sol.

 

 

Esse tipo de material é uma ótima pedida para aqueles que desejam ter um painel de plantas bonito e elegante, mas sem precisar produzir manualmente a estrutura que será utilizada. É interessante buscar conhecer os diversos modelos disponíveis e também verificar quais se encaixam melhor no espaço físico que você possui e em seu projeto de decoração.

 

Jardim vertical – Como fazer (6) dicas de decoração como decorar como organizar

  • Usando painel de madeira: O painel de madeira como suporte para o jardim vertical é um dos mais conhecidos e talvez o tipo de jardim suspenso mais utilizado nos grandes projetos de decoração, já que ele permite que você traga ainda mais estilo, conforto e beleza para esse tipo de decoração, fazendo com que seu projeto fique elegante e atraente.

 

 

Você pode utilizar o painel de madeira como estrato para seu jardim vertical, sendo interessante utilizar uma madeira que apresente resistência ao sol, à umidade e a variações de temperatura, já que ela estará diretamente exposta a estes elementos, sendo importante também que você utilize madeiras de reflorestamento ou de corte controlado, evitando incentivar o desmatamento.

Jardim vertical – Como fazer (5) dicas de decoração como decorar como organizar

 

  • Usando jardim vertical no ambiente interno: Muitas pessoas não possuem espaço nos ambientes externos de suas residências, o que faz com que seja interessante também conhecer opções que podem ser utilizadas nos ambientes internos das residências, como o caso de painéis de madeira ou de estruturas pré-moldadas, que podem ser adaptadas para esse ambiente.

 

 

É importante estar atento, no entanto, a utilizar materiais que permitam a manutenção e a higienização do jardim vertical sem que essa se torne uma tarefa difícil e cansativa. Também é interessante levar em consideração os cuidados necessários para que não ocorram vazamentos ou problemas com a umidade de seu jardim suspenso em um ambiente fechado.

Jardim vertical – Como fazer (4) dicas de decoração como decorar como organizar

Vantagens do jardim vertical

Existem algumas vantagens em se utilizar o jardim vertical como parte de seu projeto decorativo, sendo possível destacar alguns elementos por sua importância e também pelas possibilidades que abrem as pessoas que desejam dar esse toque de beleza e de conforto para suas casas ou para seus apartamentos. Confira algumas destas vantagens do jardim vertical:

 

 

  • Aproximação da natureza: Um dos maiores motivadores para a utilização do jardim vertical é a aproximação da natureza, sendo que para muitos esse é o fator mais importante. Ter um contato maior com a natureza diminui os níveis de estresse e melhora a qualidade de vida, segundo pesquisas recentes.

 

Jardim vertical – Como fazer (3) dicas de decoração como decorar como organizar

 

  • Criar novos ambientes: O uso desse tipo de jardim também permite que você seja criativo ao decorar um ambiente de sua residência, permitindo inclusive que você crie novos ambientes ou faça com que espaços de sua casa fiquem ainda mais bonitos e atraentes.

 

Jardim vertical – Como fazer (2) dicas de decoração como decorar como organizar

 

  • Valorização do imóvel: Esse também é um motivo interessante para se utilizar um jardim vertical, já que eles podem fazer com que seu imóvel seja valorizado em um momento futuro de negociação para aluguel ou venda.

Überdachter Balkon mit bequemen Sitzmöbeln mit Blick auf Palmen und Strand

 

O que achou de nossas dicas para usar jardim vertical em sua residência? Não deixe de comentar e conferir o conteúdo do Transforme sua Casa!

 

Jardim vertical – Como fazer
Avalie esse post

Continue lendo em nosso site: