Os 5 Erros Mais Comuns Na Decoração de Ambientes

Erros Mais Comuns Na Decoração

Cuidados na hora de decorar: Conheça os principais erros mais comuns na decoração para que você possa e CONSIGA evitar. Afinal, o erro mais comum é pensar que quanto mais detalhes em um ambiente, mais a decoração está eficiente.

A ansiedade é a nossa pior inimiga, não é mesmo? Na hora de decorar então… melhor nem comentar! Acaba sendo a pior das inimigas.

Ao se querer renovar uma casa ou até mesmo para fazer a primeira paginação, a ansiedade de ver tudo pronto vem a tona, certo? E por conta disso acabamos deixando a desejar o passo mais importante desta etapa: o planejamento.

Quando se trata de decoração, nem todos podem contar o suporte de um arquiteto ou um designer de interiores. Às vezes até mesmo um projetista que cobra mais barato.

Por falta desta orientação profissional, muitos optam pelo o famoso “eu mesmo faço”. O que poucos pensam é que isso pode acabar virando uma catástrofe quando mal planejado.

A ideia de combinar cores, materiais, mobiliário e objetos pode parecer uma tarefa fácil, mas logo ela se torna a sua pior inimiga, principalmente quando não se consegue encontrar uma forma de harmonizar o ambiente, de fazer as ideias casarem.

É muito complexo também conseguir deixar um ambiente confortável e prático com a personalidade dos moradores. E estes aspectos tornam-se ainda mais complicados para quem é leigo no assunto de decoração.

Pensando nestas pessoas que nunca tiveram contato com a ideia de decoração, conversamos com projetistas de designer de interiores da empresa Führen Projetos e separamos dicas incríveis para que você não cometa os erros mais comuns na decoração de sua casa.

Os 5 Erros Mais Comuns na Decoração de Ambientes

1º Erro: Excesso de Detalhes

Este é o erro mais comum na hora de decorar. Muitas pessoas pensam que quanto mais detalhes colocarem em um ambiente, mais sofisticado fica sua Decoração. Mas tenha isso sempre em mente: o pouco sempre é muito!

É como se você fosse se vestir para uma ocasião especial, de que adiante se encher de badulaque se você pode fazer uma composição simples e muito mais elegante?

Com a decoração de sua casa deve-se levar a mesma linha de raciocínio. Afinal, um ambiente carregado de informações, acaba se tornando um local disperso e muito cansativo, por conta do alto número de informações, a pessoa não consegue ter uma atenção fixa em apenas um detalhe.

Os 5 Erros Mais Comuns Na Decoração de Ambientes
Cadeira Medalhão Palhinha

2º Erro: Iluminação

Cada ambiente é próprio.

Como você já conferiu aqui no site no artigo As Cores na Decoração, você já aprendeu que um ambiente com espaços amplos, a iluminação rica na tonalidade amarelada pode deixar o ambiente muito mais aconchegante. Já um espaço com um ambiente menor e quente, deve ser utilizada iluminação de tonalidade branca, uma iluminação mais fria a ponto de proporcionar ao local sensações de frescor e maior amplidão.

Pense com calma na hora de analisar as tonalidades de tinta quando for formar um ambiente. Cuidar da iluminação de cada ambiente é importante para que se atinja o objetivo esperado.

Erros Mais Comuns Na Decoração

3º Erro: Cores não Planejadas

Ainda analisando a questão das cores, é de saber que em ambientes pequenos, por exemplo, o uso de cores escuras deixa o ambiente ainda menor.

Por isso, aposte em tonalidades claras para ambientes pequenos.

Em ambientes grandes, procure balancear uma cor mais escura com outra cor mais neutra, como o branco, palha e o acinzentado que está super na moda.

Erros Mais Comuns Na Decoração

4º Erro: Mobiliário Desproporcional

Outro dos erros mais comuns na Erros Mais Comuns Na Decoração é a escolha do tamanho da mobília.

Ambientes grandes com móveis pequenos passam a sensação de ambiente vazio, passam a ideia de que o ambiente não está completo ou finalizado. Já ambientes pequenos com móveis grandes, faz com que os moveis aparentem estar entulhados no ambiente, além de comprometer grande parte dele.

O ambiente precisa ter uma circulação no mínimo razoável, com cerca de 50 a 60 cm. Já na circulação ideal, temos um espaço para circulação de 75 a 90 cm.

Mesmo sendo um valor um pouco diferenciado em relação ao mercado de redes de home center, uma sugestão é você apertar um pouco seu orçamento e investir em móveis planejados.

Com este recurso, a chance de erros em questões de proporcionalidade do mobiliário com o ambiente será quase ZERO. Já que na hora de adquirir, os vendedores realizam todo um projeto para adequar e selecionar a mobília ideal.

Esta mesma ideia de pensar bem no tamanho do mobiliário também deve ser aplicada a televisão, não adianta em nada fazer uma decoração incrível e pecar na TV.

As TVs possuem uma distância mínima para poder aproveitar todos os benefícios de sua imagem. Se você possui uma sala pequena, nada de comprar televisores enormes.

Erros Mais Comuns Na Decoração

5º Erro: Inspiração em Tendências e Esquecimento de Necessidades

Assim como a moda, o ramo da decoração possui suas tendências que vão alterando conforme o tempo.

Na hora de seguir tendências, seja cauteloso em não fazer de sua casa um show room, mas um local com a sua personalidade com base em uma tendência que você goste.

Você também não pode esquecer de suas necessidades, ou seja, se a tendência é sofá branco e você gostou, mas possui três crianças pequenas em casa, é melhor pensar nelas antes.

Não pensar no bem comum de toda a família pode causar um problema enorme com muitas dores de cabeças, tanto para quem quer manter quanto para quem não tem o cuidado de zelar pelas coisas ainda.

Erros Mais Comuns Na Decoração

O que você achou deste post sobre Os 5 Erros Mais Comuns Na Decoração de Ambientes, deixe sua opinião logo abaixo.

Para descobrir mais sobre erros na Decoração veja este artigo 10 Erros na hora de Decorar.

Continue lendo em nosso site:

Comments are closed.