Decoração Provençal: charme em clima campestre

Decoração Provençal

Há muitas vantagens em escolher a decoração provençal para a decoração de interiores. Atualmente existem decorações com espaços modernos, algumas antiguidades, muito estilo europeu e móveis de linhas retas. Se você aprecia os móveis vintage com o design mais elegante, o estilo provençal é uma excelente escolha com suas cores e formas de inspiração natural. 

O provençal é um estilo intenso, pois usa uma paleta com cores claras e quentes. Além disso, é muito versátil, seus móveis e detalhes combinam o rústico, o contemporâneo e o vintage. Design muito atraente com seus móveis de madeira e visual campestre, também é muito conhecido por ter um certo charme rústico. Todos esses detalhes tornam este charmoso estilo em uma decoração útil para muitas casas.

Decoração Provençal: móveis que trazem um clima campestre

A ideia do provençal é trazer os móveis vintage ao ambiente. Principalmente, mobiliários de materiais como a madeira rústica com acabamento desgastado, detalhes com palha ou vime e até mesmo o ferro forjado são elementos importantes que simbolizam o estilo provençal. Portanto, o mobiliário original da decoração provençal usa elementos naturais e possui um toque vintage dominado pelo clima campestre.

Cores com tons claros e quentes e acabamentos decorativos como molduras ou formas curvas também deixam o ambiente provençal mais agradável e atraente. Cristaleiras antigas, estantes com vitrines são os tipos de mobiliários perfeitos para incorporar na decoração provençal.

Provençal autêntico e repaginado

Peças com acabamentos cromados ou vidro não são apropriadas para o estilo provençal. Muitas vezes, no estilo provençal, há móveis antigos com pequenas falhas, desgastados, coloração velha e rachaduras. A que torna esse estilo original é ter peças com desgastes naturais, simples e rústicos. 

O provençal tem a alma vintage. Geralmente, móveis estilo provençal são de tons mais claros, pois essa decoração traz claridade ao espaço. Você pode repaginar seus móveis antigos com um toque provençal, pintando de branco com acabamento desgastado dando ênfase ao estilo. 

As cores da paleta provençal

Atualmente, a tendência é que esse mobiliários sejam pintados com tons suaves e neutros. Na decoração provençal, os tons branco, lavanda, marrom claro e bege são mais usados. Para estofados, são adequadas cores com tons suaves com estampas em listras, xadrez ou florais. As cores costumam ter um toque fosco ou acetinado que transformam o móvel e trazem mais clareza e brilho ao espaço. 

É comum que as cores do provençal sejam suaves e principalmente neutras, pois são muito fáceis de combinar com outras decorações. Assim, também é fácil adicionar detalhes de design a esses móveis provençais.

Detalhes em estilo provençal

Os pequenos detalhes podem transformar os cômodos com uma decoração mais próxima ao estilo provençal. Redes grossas de algodão, almofadas com tecidos suaves de tons claros ou com estampas naturais são itens essenciais para a decoração. Os detalhes são muito importantes para compor e dar um toque final típico à decoração, por isso é bom escolher os elementos clássicos do provençal, como estampas floridas, cores claras e materiais que se destacam na decoração como a palha e o vime, por exemplo.

Tecidos podem ter tonalidades naturais como verde ou azul para dar mais cor ao ambiente. Se procura algo que misture e dê um toque country, pode optar por cores quentes como o laranja ou o vermelho. É importante considerar os tons e a textura dos tecidos para que tudo se encaixe bem no estilo provençal.

A natureza invade a decoração provençal

Claro, não se pode imaginar a decoração provençal sem a natureza no ambiente. No interior deve haver muitas plantas naturais. Podem ser plantas em vasos grandes de chão ou pequenos vasos pendurados nos cantos da sala, buquês de flores em vasinhos nas mesas e ervas frescas na decoração da cozinha.

Considere essas ideias originais do provençal na hora adotar o estilo para decorar sua casa. Sem dúvidas, o provençal é uma decoração autêntica que traz a natureza para qualquer cômodo da casa, decorando com charme da cozinha ao quarto.

Imagens Pinterest e Atelier Clássico

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.